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 Título: Tutorial basico de C++.
MensagemEnviado: Qua Jan 30, 2008 10:56 pm 
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Tutorial de C++

8) Bom galera esse é meu segundo tutorial, e gostaria de semprer estar ajudando as pessoas a aprenderem a programar.
Tutorial de C++

Para começar o nosso tutorial iremos precisar de um "Compilador".
Eu indico estes:

Citação:


Bom eu estou usando o Dev-C++ da Pdj, mas você escolhe o seu compilador.

Depois de baixar e instalar, vamos para a parte da história do c++.

História do C++

Breve introdução ao C++.
A linguagem C foi criada em 1972, por Dennis M. Ritchie e Brian W.Kernighan, do Bell Labs innovations, baseado-se na linguagem B, proveniente da antiga BCPL.

A linguagem C++ foi introduzida por Bjarner Stroustrup, em meados de 1983, com novos e poderosos elementos e nova proposta para a programação.

C/C++ é utilizada no desenvolvimento de 90% dos jogos proficionais, desde Tetris a jogos que utilizam avançadas enguines como DOOM III, da Idsoftware.


Iniciando
Primeiramente iremos criar um simples exemplo para ser comentado.

1- Abra o seu compilador e clique em Arquivo > Novo > Projeto... > Projeto vasio(Com linguagem C++), e escolha um nome para ele.
Depois clique em Arquivo > Novo e clique em Arquivo fonte, ou simplesmente aperte Ctrl + N.

2- Apos ter feito o primeiro passo ira aparecer um tela branca, onde nós iremos digitar o nosso querido código.

3- Insira o seguinte código:

Código:
#include<ostream.h>
int main()
{
cout << "Hello world!\n";
getchar();
return 0;
}


4- Entendendo o código:
#include<ostream.h> - include é uma diretiva usada para se chamar alguma biblioteca estatica para apoio no seu projeto. Ela e seguida do pre-fixo "#".

<ostream.h> - ostream.h este é o nome da nossa biblioteca estatica que deve ficar entre "<>".(Bibliotecas estáticas são, bibliotecas de apoio em seu código. Nelas contém arquivos que podem ser importados.)

int main() - É a principal função do programa; nela é que se escreve todo o conteúdo do nosso projeto que ficará entre as chaves({e }).

cout << "Hello world!\n" - cout é um comando que serve para se imprimir um texto na tela. << indica que o texto irá para uma saida, que no nosso caso é o nosso monitos. "Hello world!" é o texto que será imprimido na tela e \n serve para indicar para o cursor que ele deve pular para a linha a linha de baixo.(Lembra do nosso <ostream.h> foi usado para importar o nosso "cout")


( ; ) - Ponto e virgula, são usados no final de cada código escrito em C/C++, com algumas exeções.

getchar(); - getchar() é uma entrada de char antiga do C/C++. Mas no nosso caso serve apenas para que possamos ver o nosso texto, sem que o programa feche.

return 0; - return 0; é uma palavra reservada do C/C++. Encare ela por enquanto apenas como uma palavra obrigatoria.

( { e } ) - As chaves são no C/C++ como { = Inicio, } = Fim.

Lembrando que C/C++ é totalmente case-sensitive, ou seja faz diferença de minusculo para maiusculo.

Segundo exemplo:

Variáveis.

Como você já deve ter aprendido na aula de Matemática as variáveis são espreções que podem ter valores que podem variar.

As variáveis podem ser de varios tipos sendo eles:
Citação:
int Valor de -2.147.483.648 a 2.147.483.684.
float Ponto flutuante pode ter valores entre, 1,2e-38 a 3,4e38.
double Pode ter valores entre 2,2e-308 a 1,8e308.
char armazena apenas um character da tabela ASCII.
bool Pode apenas armazenar valores do tipo, true e false.


Cada variável oculpa um espaço na memoria sendo eles(em bytes):
Citação:
int = 4 bytes
float= 4 bytes
double = 8 bytes
char = 1 byte
bool = 1 byte


Bom, após vocês terem aprendido sobre variaveis vamos aprender a usalas.

Vamos usar o seguinte código e depois comenta-lo.

Código:
#include<ostream.h>
int main()
{
int teste;
teste = 1;
cout << "A nossa variável teste é: " << teste;
getchar();
return 0;
}


int teste; - Nessa parte nós declaramos uma variável do tipo "int" com o nome de Teste.

teste= 1; - Nessa outra parte nós atribuimos a variável teste o valor 1. O operador de atribuição de C/C++ e o sinal de " = ".

cout << "A nossa variável teste é: " << teste;- Nessa parte temos de diferente apenas a parte de " << teste" serve para nós imprimirmos na tela a nossa variavel "teste".

Entrada de dados:
Em todo programa é necessario que se tenha algum dado inserido no programa pelo o usuario. Estes dados são armazenados em variáveis.

Exemplo entrada de dados:

Código:
#include<ostream.h>
#include<iostream.h>
int main()
{
int teste;
teste = 0;
cout << "teste é igual a: " << teste;
cin  >> teste;
cout << "teste agora é: " << teste;
getchar();
return 0;
}


<iostream.h> - Esta nova biblioteca estatica serve para que nós
possamos utilizar o comando "cin".

cin >> teste - "cin" é um comando de entrada de dados. ">>" siguinifica que oque for inserido será adicionado na variável seguinte.

Comando if.
Bom galera para não deixar o nosso tuto enorme vou ensinar somente mais este comando que é o comando "if".

if:
if é um comando de comparação ou seja ele serve para comparar dados
de uma variável com algum valor ou até mesmo outra variável.

Exemplo usando if:


Código:
#include<ostream.h>
#include<iostream.h>
int main()
{
int a;
cout << "Digite um valor acima de 0\n";
cin >> a;
  if( a == 0)
  {
  cout << "Este valor não é acima de 0.";
  }
  if( a > 0)
  {
  cout << "Certo! Este valor é maior que 0.";
  }
getchar();
return 0;
}


if(a == 0) - O comando if como eu já disce serve para compar o valor de uma variável com outro valor neste caso nós comparamos se o valor da variável a é igual a 0.
Note que para compararmos se o valor é igual nós usamos o operador relacional "==" porque o operador "=" é um operador de atribuição.

Citação:
Operadores relacionais:
== (igual a)
> (maior que)
< (menor que)
<> (diferente de)
>= (maior ou igual a)
<= (menor ou igual a)


{ cout << "Este valor não é acima de 0."; } - Depois de fazer a comparação iremos digitar um código que será executado apenas se a comparação for verdadeira. E o nosso código deve ficar entre ({ e }) chaves.

------------------------------------------//-----------------------------------------
Creditos
Ae galera o nosso tuto chegou ao fim poque se não, o nosso tutorial vai ficar muito grande.

Espero que tenho ajudado alguem porque demorou para escrever este tutorial enorme e qualque duvida é só postar aqui.

Por favor não reparem nos erros de português.

Tutorial desenvolvido por:
Tydres Computer Entertainment Brasil©
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Editado pela última vez por Tydres em Ter Abr 22, 2008 5:17 pm, em um total de 3 vezes.

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 Título: òtimooooooo
MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 1:34 am 
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NOssa.. muito bom esse tutorial!!!!!!

ME ajudou muito mesmo

Muito bem explicado..

Parabens ae viu!!

POdiam inteh kolokar na parte de tutoriais do site,
pq ai ia fikar mais facil de axar esse tuto. .xD


òtimo mesmo.. 100%

Parabens ae.

Vlw tb. xD..

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MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 11:03 am 
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Vlw michel que bom que gostou!
Depois irei lançar a segunda parte do tutorial!

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MensagemEnviado: Seg Fev 11, 2008 1:01 pm 
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Agora sim vou entrar na onda C++


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MensagemEnviado: Qua Fev 13, 2008 2:05 pm 
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8) Vlw galera! Seria bom msm se estivese na area de tutos!

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MensagemEnviado: Sex Mar 21, 2008 3:19 pm 
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Muito bom, despertou minha curiosidade e vontade de apreeder C++ :D

Espero criar meu jogo agora...


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MensagemEnviado: Sex Mar 21, 2008 4:13 pm 
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8) Bom tonny o processo de aprendizado até se você poder programar seu proprio jogo em C++ é demorado mas com força de vontade e muito estudo vc consegue!!!Abraço XD!

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MensagemEnviado: Qua Mar 26, 2008 10:24 pm 
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opa! legAL o tutorial, mas tenho uma duvida
C, C++ , C# tem muita diferença?
vlw

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MensagemEnviado: Qui Mar 27, 2008 10:43 am 
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C e C++ é programação de baixo nivel, temos compiladores até p/ linux. Já C# apenas se parece com C, pois funciona com o framework .net.

C e C ++ = mais rápido, complexo e portável;
C# = mais facilidade e menos portabilidade.

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Luiz Pestana
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MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2008 11:03 pm 
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Luiz Pestana escreveu:
C e C++ é programação de baixo nivel, temos compiladores até p/ linux. Já C# apenas se parece com C, pois funciona com o framework .net.

C e C ++ = mais rápido, complexo e portável;
C# = mais facilidade e menos portabilidade.

Obrigado,mas... vc recomenda algum? XD

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MensagemEnviado: Sáb Mar 29, 2008 1:55 am 
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Isso tudo depende da utilidade.

Jogos mais profissionais: C++, mais faceis: C#.

Não que o C# não suporte jogos profissionais, mas o C++ ainda é a linguagem mais utilizada.

É questão de gosto. C# é bem mais facil, porém C++ é mais portável.

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Luiz Pestana
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MensagemEnviado: Sáb Mar 29, 2008 1:50 pm 
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8) Concordo plenamento com o que o Pestana falou.
Mas para se desenvolver jogos poficionalmente é C++ mesmo. por enquanto você pode ir usando bibliotecas gráficas como SDl e Allegro.

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MensagemEnviado: Sáb Mar 29, 2008 2:03 pm 
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Mais.. tipo, eu to aprendendo C#, não fica muito dificil migrar pra C ++ nao, fica? .-.


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MensagemEnviado: Sáb Mar 29, 2008 3:01 pm 
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Como C# e C++ são orientadas a objetos, procure aprender bem os conceitos de OO, que aí pra passar de C# pra C++ depois é meio caminho andado.

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MensagemEnviado: Dom Mar 30, 2008 11:35 am 
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8) O bom é você começar já no C++. Num acho o C# ideal para se desenvolver jogos. :wink:

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