A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Qua Out 28, 2020 8:00 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Autocad + 3dStudio
MensagemEnviado: Qua Jun 28, 2006 12:08 pm 
Membro novo

Galera,

Já trabalho com Autocad e estou começando com 3dStudio.

Gostaria de esclarecer uma dúvida que me ocorreu noutro dia. Por acaso, é comum durante a criação de cenários, utilizarmos o Autocad para construir as plantas das edificações, para em seguida, exportá-las ao 3dStudio para levantar as paredes, texturizar e renderizar o trabalho?

Obrigado,
Pablo

Título:
MensagemEnviado: Qui Jun 29, 2006 1:46 am 
Membro avançado

Bom... Isso era comum na época que eu fazia isso... No autocad 11 ou 12... Agora eu não tenho certeza..

Título:
MensagemEnviado: Sex Jun 30, 2006 12:10 am 
Membro avançado

Normalmente, não acho comum.

Antes de mais nada, se utiliza uma ferramente específica desenvolvida pelos programadores do jogo para a criação do cenário/nível.
Isso porque o formato 3DS é genérico, e, tem informações extras (inúteis para o jogo), e não suporta diversas outras informações (como lightmaps, particionamento, shapes para colisão).

E, pelo que sei, não se parte de uma planta para a criação do cenário. Os artistas fazem os sketches do mundo/cenário, o level designer faz o cenário do modo que ele imagina, e vai adaptando conforme vê necessidade.

Título: ...
MensagemEnviado: Qui Jul 06, 2006 7:06 am 
Membro novo

Excluindo a necessidade do trabalho ser ligado à jogos. Se eu tivesse modelando o centro de uma cidade, por exemplo, onde usamos muito mais linhas retas do que se estivesse modelando um cenário aberto, como um campo com montanhas, é mais fácil, sendo que eu já domino o autocad, construir minhas cenas começando por ele e exportar pro 3dsmax ou fazer tudo direto no 3dsmax?

Obrigado

Título:
MensagemEnviado: Qui Jul 06, 2006 12:23 pm 
Membro avançado

Se você não pretende utilizar o cenário em jogos, tudo bem.
Faça a cidade no AutoCad, ou qualquer outro programa que você se sinta mais à vontade, e exporte pro max. Sem problemas.

Mas se você pretende utilizar a cidade em algum jogo, deve saber que as preocupações são outras.

No AutoCad, a principal preocupação é manter a fidelidade do modelo 3D à planta, com proporções exatas.
Para jogos, deve-se ter maior preocupação com o número de polígonos da sua cidade, e não com a exatidão de uma planta real.

Título: Eh :/
MensagemEnviado: Ter Out 14, 2008 1:02 pm 
Membro intermediário

Assim, vou te explicar, se você meche bem com 3DSMAX e tem certeza que o que você fizer ficará melhor do que o que você faz em AutoCAD, bote-o no projeto. No caso da planta, eu não sei bem o que você está tentando fazer. Mas fica a teu critério, o que você achar melhor.
Apenas tenha em mente que depois você terá de texturizar.

Esperei ter sido útil :D

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Qui Set 24, 2009 3:39 pm 
Membro intermediário

Cara eu até acho válido, usar o cad porque as vezes se quer criar uma réplica de um estádio ou prédio, e se tiver acesso aos .dwg's deste(já pronto) a proporção do cenário fica perfeita.
Eu mesmo to com plantas de 2 prédios (um eu nem posso dizer qual para não me complicar) em que trabalhei e vou utilizar em algum projeto camuflando é lógico....
agora quanto a começar o desenho em planta baixa no cad, só se vc não manjar nada de 3ds mesmo, porque é perda de tempo.

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas