A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Dom Out 25, 2020 6:30 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Aonde achar gabaritos para objetos (facas,espadas e etc..)
MensagemEnviado: Qua Jun 29, 2011 3:24 pm 
Membro novo

Ola amigos,estou iniciando agora no 3D max,embora ja tenha feito testes e ja até tentei criar um ratinho (hehehe),bom estou seguindo este tutorial aqui,mas o dono não fez muitos tutoriais.

Bom gostaria de primeiro pedir se alguem tem ai uns gabaritos ou sabe onde eu arrume como estes aqui:

http://www.escultopintura.com.br/Tutori ... o_Faca.htm

Neste mesmo site possue gabarito de pessoas,para quem quiser pode ver... achei bem interresante.

http://www.escultopintura.com.br/Recepcao/Recepcao.htm

Entaum gostaria de pedir para voces,se alguem souber alguns tutoriais.

Obrigado amigos !

Título: Re: Aonde achar gabaritos para objetos (facas,espadas e etc.
MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 8:54 am 
Membro avançado

Seja bem vindo ao fórum velho.

Eu geralmente faço meus próprios blueprints mas existem alguns sites que oferecem bastante material desse tipo. O problema é que a maioria é para indústria automotiva ou arquitetura e portanto não tem nada muito voltado à modelagem de orgânicos, para isso teriam os sites de referência para artistas com imagens reais (fotografias e não blueprints propriamente ditos). Segue alguns exemplos:

Blueprints:
http://www.the-blueprints.com/

http://www.3dreference.org/?mod=bluepri ... blueprints

http://www.3dmodelart.com.ar/docseng/eng_servicios5.htm

Para referência de anatomia vou colocar apenas um que uso bastante para fazer meus blueprints de personagens, auxiliam na hora de esculpir e não contém nudez (portanto pode ser divulgado aqui sem preocupações maiores, acredito eu). se quiser mais referências é só procurar no google por anathomy references que vai aparecer muiiito material, geralmente com fotos reias, como já havia mencionado:

http://www.posemaniacs.com/

Bons Estudos!
Att.

MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 1:04 pm 
Membro novo

Amigo tu pode me ensinar como faz ? tipo tu desenha e poe como textura num Plane ?

Mas assim qual tamanho idela para não ficar cortado ? e tu faz numa folha a4 ou a3?

hehehe,bom eu mesmo se fosse fazer faria igual do escultopintura que não tem as partes intimas,até por que eu não sou bom e fazer essas partes,e claro se fosse fazer uma CG ou algo do tipo eu faria com roupas...

Bom vou da uma olhada nos links,valeu a dica ^-^

Só tenho + 1 duvida,tipo assim eu vejo os materiais (texturas) de pessoas (pele e rosto) e não entendo,tipo pareçe uma mascara,bom se eu fosse fazer eu acho que teria de pegar algum pronto,tu sabe como funciona ? até para colocar no personagem tem de dividir ele (eu suponho que seja assim) ?

Obrigado

MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 3:44 pm 
Membro avançado

Pelo visto você está começando agora e não tem muito conhecimento sobre modelagem e animação 3D, sugiro que começe pelo básico, ou seja, entre na área de iniciantes e de modelagem do fórum e leia os tópicos que já existem sobre isso.

Bons exemplos (tutoriais usando o 3DS) de modelagem com blueprints e de mapeamento de texturas (UVMapping) você pode enxontrar aqui:

http://www.3dtotal.com/ffa/tutorials/ma ... anmenu.php

http://www.3dtotal.com/team/Tutorials/b ... this_1.php

O 3D total tem bastante tutorial pra iniciantes também aproveite e de uma estudada em todos ;)

Bons Estudos!

T+

MensagemEnviado: Sex Jul 01, 2011 12:43 pm 
Membro novo

Valeu amigo,gostei desses sites legal ^-^

Olha eu vo te passar o que fiz,eu fiz a faca Balkan do Escultopintura,ficou legal mas eu não to acertado o nivel de brilho do metal,eu achei uma textura na internet,mas tem que por brilho ne!

Links:

http://imageshack.us/photo/my-images/80 ... lkan2.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/19 ... alkan.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/81 ... arito.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/59 ... amina.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/59 ... amina.jpg/

Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=3bXQ85Or8Y8
(neste eu coloquei luz solar pois estava dificil achar uma luz boa,logo não tem background)
E eu renderizei com Mental Ray.embora eu não entenda xd

...E tipo eu sou um grande fã do METAL GEAR SOLID,e to baixando aki,eu dei uma olhada no programa usado pela equipe o imagensoft xsi Pareçido de Mais com o 3DsMax,bom vou da uma olhada,mas eu adoro o 3DsMax,inclusive eu tenho um CD de curso (video aula) aonde eu comprei aki perto,e aprendi muitas coisas,inclusive como ajeitar a texture para não ficar embarrasado nem tudo junto...

Bom ja tenho uma noção do programa,e demorei uns 3 dias (logo assim eu tava com provas) ai demorei 3 dias mas fiz ficou legal a faca !

Amigo entaum queria que voce se souber me respondesse essas 2 perguntinhas:

1- qual escala voce acha que seria melhor para o brilho (as configurações)

Link: http://img402.imageshack.us/img402/7715/configxw.png

2- tu sabe como cortar objetos,gostaria de ter feito essa animação só que a faca cortando uma maça (tenho um tuto que ensina) em cima de uma mesa.mas cortar eu não sei xd.

Link de arquivo com a CENA e FACA prontas no 3Ds Max : http://www.mediafire.com/?2ym9gfq6ty341nq ( a senha te mando por PM)

Muito Obrigado pela ajuda amigo :^D
Vai ser meu curso de ferias :D (só brincando,pois eu ainda não fiz curso de 3d mas tenho vontade)

MensagemEnviado: Sex Jul 01, 2011 5:47 pm 
Membro avançado

Eu não mecho no max faz muito tempo, se vc tah só estudando e quer ajeitar os materiais para renderizar tem que ver o tipo de shader que tu tah usando e ajustar os parametros dele certinho. Existe diferença de programa para programa o bom é vc procurar um tuto sobre isso...

Para games a modelagem é um pouquinho diferente, vc precisa começar a se preocupar com a quantidade de triangulos da malha para ficar viável de rodar renderizando em tempo real e também a forma de trabalhar as texturas é diferente, você não usa mnto os shaders dos materias do programa de modelagem mas sim se atém à criar os mapas de textura (UVMAP para canal de color, difuse, bump, normal, etc...)

Sua cena, nas imagens está mal iluminada, a iluminação é muito importante para conseguir um resultado bom na renderização estática, também devem existir tutorias sobre iluminação e texturização no 3D total, de uma olhadinha lá.

Sobre a animação existem várias maneiras de se fazer... a mais fácil é criar 2 malhas para as partes da maçã (duas metades saca?), adicionar um bone em cada metade e animar via pose separando essas partes quando a faca passar no "ponto de corte" aí vc consegue texturizar certinho a parte do corte ;) (para ficar um corte real vc vai precisar aplicar tecnicas de morph na malha, é uma coisa mais avançada que vc vai aprendendo com o tempo, tente primeiro fazer a lamina passar pela maçã rápido e ela ficar cortada no meio caindo sobre a mesa, por exemplo. Tipo como se a maçã tivesse sobre a mesa e recebesse um golpe forte com a faca bem no meio separando-a em 2 parte iguais).

Tah ficando bacana os resultados, continue estudando e aprimorando seus conhecimentos, aos pouquinhos vc vai entendendo os fundamentos das coisas que vc está fazendo e começa a pensar por si só, sem necessidade de tutoriais para guiá-lo...

Bons estudos!

T+

MensagemEnviado: Sáb Jul 02, 2011 4:12 pm 
Membro novo

Muito Obrigado ^^
O que voce falou da maçã é justamente o que tinha em mente,realmente to apanhando na iluminação vo pegar meu dvd de aulas que tenho ali e vê se tem.

Tipo assim essa parte que você falou do morph para dividir maçã e tudo mais,um amigo meu mexe com o cinema 4d e ele disse que tem uma ferramente la,no caso poderia exportar e fazer o corte depois importar...

Bom mas a minha intenção é só criar mesmo até agora,e as vezes quem sabe ajude em algum trabalho de escola...

Mas meu sonho é um dia trabalhar em industrias de games... dai eu não posso fazer curso ainda,mas vo vendo como é na net :D

....vc fala no estilo desenhar,tipo eu gosto de desenhar ai da para entender,no inicio agente desenha tipo copiando ve um desenho e faz igual,ja depois não é de cabeça.

Vlw as dicas amigo !

E realmente muitissimo obrigado pelo site,achei o maximo aquela joan of arc,vo tentar fazer ^-^

E a ultima duvida,como eu faço para adicionar mais poligonos apos a extrutura ja feita,ou no inicio também ?

Tu deve ser profissional no 3Dmax ne ? sabe de muita coisa heim, heehehhe

MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 8:44 am 
Membro avançado

Trabalho sim como profissional na área de modelagem e animação 3D, porém com o Blender não com o max.

Desenho é importante para quem trabalha com isso, não é indispensável mas sem dúvida ajuda muito no resultado final conhecer o embasamento teórico por trás do desenho e da representação artística do mundo real, seja através de desenho, pintura, modelagem ou escultura (digital ou manufaturada).

A internet ajuda bastante a estudar, é uma ferramenta excepcional. Praticar leva à perfeição como tudo na vida. Sou adepto daquela filosofia que diz que "não existe "dom", existem sim pessoas com uma pré-disposição para fazer algo bem, isso vem da motivação dela em realizar aquilo. O resto é pura prática". Ou seja, se você gosta, deseja e está motivado a fazer... basta praticar e ter persistência que você poderá ser um dos melhores algum dia.

Existe um recurso automático para aumentar o "edge-loop" das malhas no MAX, não sei onde fica, como lhe disse não uso o max faz tempo. Deve ser algo tipo objeto->modo de edição->selecionar tudo->sub-dividir (ou multi-divisão ou ainda aumentar numero de laços....). No blender eu trabalho com modificadores do tipo subsurface pra isso porque assim eu tenho um maior controle do desempenho nas viewports durante o processo de produção, eu não faço as subdivisões diretamente na malha. Cuidado com isso, aumentar o numero de poligonos implica em necessitar muito mais poder de processamento do PC para conseguir trabalhar e, apesar de necessário para trabalhar com escultura, por exemplo, no final das contas para modelos que você quiser usar em jogos vc vai ter que reduzir ao máximo o numero de polígnos/triangulos e não aumentá-los ;)

T+

MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 11:12 am 
Membro novo

Ola amigo! eu dei uma olhada nos tutoriais de Luz,e bem até o que aprendi agora foi a Daylight e criando os tipos de luz,hoje vou assistir o resto,ainda falto ver como mapear rostos e roupas e etc.... camera ,e bem eu notei que para pegar textura agente tem de usar o photoshop ne ? vi um cara que pegou fotos da internet e tudo +

Link: http://www.davidmoratilla.com/pokerMast ... ngOf2.html

2 duvidas minhas:

1- O que são e como adiciono essas imagens HDRI ?

2- Criei aquela faca,entaum como eu poderia adicionar copias dela ou por outros elementos de outros arquivos no mesmo cenario ?

E realmente não sei se falei mas é um sonho meu trabalhar criando games,pode ser na parte de modelagem,de criação,de cenario ou na parte de programação. Aqui aonde moro ainda não tem nada disso,o mais proximo que tem é em Recife uma faculdade de 3D,e aqui na minha cidade (João Pessoa, PB) pareçe que tem uma na faculdade (bem conheçida) Mauricio de Nassau,bem ainda não fui ver lá! e ainda estou fazendo o ensino medio,no meu colegio é bem "carregado",estou esperando terminar o 3o ano para poder fazer cursos bem legais assim ! ja quis fazer de desenho também,bom em quanto eu não posso eu usa a internet,e como voce falou e tenho um professor que fala muito,a internet é uma biblioteca em casa.

Mas as vezes é dificil achar o que quer,pois muitas coisas limitam como tem de pagar,conta premiun etc....

Gostei da sua filosofia :D nunca houvi falar nela,mas existe uma primeira vez para tudo .. quase tudo :D

Olha,voce ta sendo meu 1o professor de 3D :D

Aqui estou usando o 3D max 9 ,eu adorei usar ele,eu possuia o 8,mas vi que o 9 ja tem a função de cabelos,eu ouvi dizer que o blender é otimo e o maya é excepcional ! baixei o Softimage XSi para ve como funciona,ele é bem digamos assim dividido,mas complicado pois não sei aonde ficam as ferramentas, foi assim no 3d max também...hoje já não é mais.

Bem interresante esta parte de reduzir,ei Muito Obrigado pelas dicas,vou ve se acho...

Só uma 3a duvida: Você trabalha em que ? em alguma industria de games ? Pois eu sei que aqui no Brasil ja se trabalha com 3D
no marketing

É só curiosidade :D

Abraços !

Tomaz

Edit: meu irmão ta com o cinema 4d,ele achou bem legal,no meu pc não roda muito bem,eu uso um netbook ne... Mas o interresante é que nele voce tem uma ferramenta aonde voce busca pelo nome de outras ferramentas ex: Editable Mesh,voce digita e ele encontra no proprio programa.

MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 2:11 pm 
Membro avançado

É isso aí, ferramentas são meras ferramentas, o importante é aprender como funcionam as coisas que elas fazem... Se você aprender como faz uma "extrusão" no max, quando for pra qualquer outro modelador 3D vai saber fazer uma "extrusão" por mais que a interface das duas seja diferente, você demora um tempo mas consegue fazer porque sabe o que é e como funciona uma extrusão (pra que ela serve, como é melhor fazer pra cada tipo de coisa, etc...). Cada coisa é feita em seu devido lugar, ou seja, para cada disciplina que você vai aplicar dentro do processo de desenvolvimento de um jogo você, provavelmente, vai ter uma ferramenta específica para te ajudar. EX:
- para tratamento de imagem e ilustração 2D (texturas) = Photoshop ou GIMP
- para modelagem e animação 3D = 3DS Max, Blender, Softimage, Maya, ZBrush e por aí vai
- para programação = vai desde uma IDE até as engines e bibliotecas que você vai usar para auxiliar você nos processos mais triviais do software do game
- para roteiros e projetos = M$ ou Open Office, Google Docs, CeltiX, etc...

Ferramentas não fazem nada pra vc, pra desenhar vc precisa saber desenhar, ter o photoshop ou um lápis vai ser a mesma coisa se vc souber o que quer fazer e como fazer. Portanto, ferramentas vc escolhe a que tem o que vc precisa quando vc precisar e isso serve pra qq ferramenta desde linguagens de programação, engines, IDEs e softwares de tratamento de imagem, modelagem e animação 3D.

HDRI nada mais é que um conjunto de técnicas de computação gráfica que se aplica em tratamento de imagens e photografia para melhorar a dinâmica de iluminação e noção espacial (principalmente de profundidade, pelo menos até onde eu sei, esta seria a essência do HDRI), não se preocupe com isso agora... aprenda a fazer as coisas simples, aprenda o básico.

Para montar cenários mais complexos você precisa saber primeiro como funciona o ambiente onde você vai trabalhar. Layers, Objetos, Cenas, ou seja, como funciona o espaço tridimensional na ferramenta que vc está usando... aí para ter duas facas na sua cena no 3DS, por exemplo, basta você duplicar ou cria instâncias do seu objeto faca... no entanto, apesar do 3DS ser uma baita ferramenta não é apropriado para fazer jogos, o que você faz nele é apenas a modelagem 3D, depois disso é necessário entender como exportar estes materiais feitos nele e usá-los em uma engine para construir a lógica do jogo.

Uma dica boa pra vc é dividir as coisas. Aprenda tudo que puder, pelo menos o básico para saber como funciona (modelagem, animação, desenho, programação), mas depois vc vai escolher qual área quer seguir e se especializar nela. Mas para começar é necessário ir com uma coisa de cada vez, aprenda bem o 3D já que você já começou, depois que vc souber bem (não é questão de ser um expert, é saber como funciona direitinho), aí você passa a estudar como adaptar isso q vc aprendeu em jogos.

A indústria nacional de jogos ainda está crescendo e é bastante jovem e de difícil inserção para profissionais, principalmente fora das grandes metrópoles. Eu trabalho formalmente como analista de testes em uma empresa que desenvolve soluções informatizadas para gestão de saúde. Tenho um "estúdio virtual" com um grupo de amigos onde executamos projetos como profissionais autônomos na área de aplicações multimídia e simuladores (adware games, etc...) mas é complicado viver somente de jogos aqui no Brasil sem estar inserido em uma empresa que já tem certa carta de clientes ou experiência ainda =/ sem se apoiar em projetos publicitários e de mídia digital é complicado manter uma empresa. Isso tende a mudar, se Deus quiser e os políticos ajudarem (ou ao menos pararem de atrapalhar) =p

ps: cuidado com o português, quando agente está no colégio (principalmente quem gosta mais de ciências) odeia português e todas aquelas decorebas que parecem que não servirão pra nada na vida dagente. Porém, para se inserir no mercado profissional é importante ter, no mínimo, uma capacidade comunicativa básica e o português (ou qualquer outra língua que você pretenda aprender para se comunicar) são ferramentas indispensáveis. Escrever conhecida com ç em uma carta de apresentação para um emprego é fator fortemente influente para você não conseguir a vaga. Na indústria de TI e, principalmente, jogos inglês também é indispensável ;)

MensagemEnviado: Seg Jul 04, 2011 3:36 pm 
Membro novo

Amigo antes de ler sua ultima mensagem ja quero deixar algo legal que peguei ali no youtube:

Link:
http://www.youtube.com/watch?v=r0AcRtOq ... re=related

Falando sobre criação de jogos,eu acho que isso ai é o UNREAL ENGINE.. não sei bem. O site é http://www.tonka3d.com.br
;

....Amigo comecei a ler mas não tudo,vo responder até o que li ok :D

Realmente é o que voce falou a experiencia é o que vale,ferramenta voce acha em todo canto..

Mas o photoshop creio que sirva para texturas ! o que voce acha ?

E quanto ao blender e 3d max,qual voce acha melhor ??

Aqui fala um pouco do que você falou,interresante por que você tem algumas dicas de como funciona o mundo das industrias de games
Link: http://www.tonka3d.com.br/img/guia_de_p ... wnload.pdf

Quanto ao aprender de tudo um pouco..É bem digamos que eu sou apressado,quero aprender de tudo um pouco,mas vou organizando claro,vou seguir sua dica de mestre,vou primeiro modelando depois treino o resto.

Pois é,eu estou acompanhando esta nossa luta,e que o Jogo justo,idealizado pelo Moacyr Alves,vem exercendo um grande papel,estamos todos torçendo,pois assim como ele falou,se conseguir reduzir os impostos,as empresas entraram no nosso pais.

E não sei se vocês ja notou mas games como Killzone3,infamous 2,ja estão vindo em portugues do Brasil.

Ahh.. entaum quer dizer que voce trabalha,na parte de selecionar uma faixa etaria para cada software,game e etc.. e o impacto que eles tem com as pessoas né ? que legal :D ; Mas entaum aonde voce usa o 3D ?

Assim como te falei,realmente eu pretendo praticar isto,e por hobby mesmo,e ir aprimorando,eu faço isto também com desenho,começei a desenhar em setembro de 2009,mas não parei,só que por falta de tempo,e dias corridos,eu apenas desenho nas ferias,e raramente quando tenho aulas,e claro que não vem nenhuma tarefa de casa (kkkkkk).

E tem a tal da inspiração...creio que depois vai ser assim também com o 3D,so que a inspiração as vezes surge quando vemos esses maravilhosos trabalhos,que tem por ai....

* Realmente,peço mil descupas,as vezes acabo relaxando no portugues,mas procuro esta sempre corrigindo o que errei,pois assim como você falou lá na frente vou ser cobrado,quanto ao inglês,é o que eu mais presto atenção,eu adoro inglês,e presto atenção sempre a escrita,posso não saber pronúnciar mas,sei escrever. (em inglês)

Foi mal ai alguma coisa,eu digito bastante..... :lol: :oops:

Até mais!

MensagemEnviado: Ter Jul 05, 2011 10:20 pm 
Membro novo

Amigo,to tentando fazer a Joana Darc que voce me passou,mas eu chego no joelho fica tudo ruim,tipo nao fica tudo uniforme,nem certinho,eu apliquei o mesh smooth,ai fica ruim,mas segui o que o tutorial diz,eu vo tentar fazer sem....

Links

http://imageshack.us/photo/my-images/684/3dmax.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/830/3dmax2.jpg/

Amigo,hoje eu deletei o que fiz,e voltei fui ajeitando,coloquei o Blueprint da parte frontal,e começei a remodelar,entendi que no topico ele ensina mas ele meche sem o meshsmooth,e eu perdendo a cabeça xD... bom mas to modelando sem o meshsmooth,e quando eu quiser é so re-ativar.. abraços !

Valeu!

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas