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 Título: Ajuda com modelagem de latinha!
MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 3:32 am 
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Ola galera!

Antes de mais nada vou em apresentar visto q sou novo no forum GameDev!

Tenho 21 anos e estudante de jogos digitais, estou no 3 semestre e seguindo em frente! hehe

bom... aos negocios...

Estou aprendendo MAX por conta propria... começei com uns totoriais (muitos!), ja tenho boas noções de lightning, texturing, modelling e HDRI... posso dizer q ta dificil, mas divertido pra $$@#@ !

então resolvi começar um projeto proprio, uma latinha de refrigerante! (ou de cerveja hehe)...

modela aqui modela ali... empaquei...

Como fazer o detalhe da lata q envolve o anel e a abertura dela ?

minha lata:
Imagem

minha malha:
Imagem

oque quero fazer:
Imagem

então, oq quero fazer eh esse detalher q envolve o anela e o lugar onde abre... como fazer isso na malha q eu tenho?

alguma dica?

Desde ja agradeço!

Valeu

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MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 12:12 pm 
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Ola, bem vindo a game dev,

bom, faz tempo que nao mexo com MAX e nao sou nem um expert, mais vou tentar ajudar,

voce vai ter que editar a malha no modo vertex, ai vai aparece os quadradinhos pra edicao da malha, ai voce vai mexendo eles de lugar ate ficar no formato do detalhe que envolve o lacre, quando estiver no formato que voce quer, voce seleciona os pontos da malha referentes ao detalhe e duplica eles para dentro, se eu nao me engano o nome do comando eh chamfer, ai digamos que vc vai ter dois detalhes iguais so que um dentro do outro, depois voce seleciona o detalhe de dentro e puxa para baixo ( ou seja, puxa para dentro da lata), mais so um pouco, com isso voce vai ter um detalhe pronto, ou seja, aquele que envolve o lacre,

bom ficou meio confuso, mais acho que voce vai conseguir


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MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 12:16 pm 
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A forma mais normal que alguém usaria a latinha no jogo, seria pegar essa imagem e colocar como textura em cima da lata..

A outra forma, seria criar uma textura de normal map, isso varia de software para software, então se quiser usar esse método, procure um tutorial de normal map para max...

A forma mais difícil é modelar de verdade o negócio...

Eu recomendo que primeiro você modele o "pino" de onde prende-se o lacre usando o mesmo método que usou para fazer a lata, e mova o pino para o local certo, o resultado vai ser o local da junção dos polígonos do topo ficar fora de centro (mas isso não é um problema).

Depois você tem que modelar os detalhes do lugar onde fica o buraco, simplesmente use a ferramenta de cortar polígono para isso, todo software tem.

Depois para modelar o puxador, crie um plano, faça dois buracos nele com a ferramenta de cortar polígonos, e também torça a lateral dele para baixo, igual o puxador de verdade (que é feito de uma chapa dobrada), você vai ver que analizando o puxador de verdade, fazer igual usando um plano fica extremamente lógico...

E na hora de renderizar, como vocÊ usou um plano, a parte de baixo vai ficar "transparente" então ou você coloca outro plano (necessário para um modelo de jogo), ou na hora de renderizar, crie um material dupla-face.

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MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 2:13 pm 
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Ok! valeu pelas dicas galera...

vou procurar algo sobre normal map... visto que realmente para jogos seria a solução ideial...

vou vou tentar modelar "ajeitando" os vertex tambem...

a respeito do anel da latinha... me falaram para fazer com NURBS... mas n sei usar muito bem essa ferramente, de qualquer forma irei tentar tambem..


Mas valeu pelas dicas!

Logo logo posto o resultado de como ficou!
abraços!

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Editado pela última vez por Macalister em Ter Ago 04, 2009 2:44 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 2:40 pm 
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Eu acho Nurbs desnecessário, você vai ter muito trabalho, e só se usa NURBS para produções de filmes, engines de jogos ainda não suportam NURBS.

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MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 2:46 pm 
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hummm bom saber... pq na real eu nem sei direito como funciona o NURBS..

mas vou a guerra! logo logo dou um retorno a voces!

valeu

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MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 5:07 pm 
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Então galera...

deu que eu fiquei 3 horas quebrando a cabeça e n consegui fazer os detalher da tampa e o negocio q envolve o anel e a tampa...

meu anel fico muito muito tosco q apaguei ele...

ta dificil.

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MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 9:27 pm 
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Olha como eu fiz o detalhe em volta do lacre

Imagem

Imagem


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MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 12:03 am 
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hummmm!!! me deu uma luz ja!!

valeu pelas imagens! vou ver oq consigo!

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MensagemEnviado: Ter Ago 11, 2009 2:37 am 
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E ae galera!

Bom voltei (depois de muito tempo), com boas noticias... consegui terminar o modelo da latinha! eu abandonei por uma semana mas hoje voltei com tudo e consegui fazer...

não ficou perfeito... mas esta bom por enquanto visto que sou um tanto quanto iniciante na area.

mas......... estou querendo arrumar uns detalhes em relação a textura e iluminação....


Podem me ajudar ? (de novo... =])

Bom o modelo esta assim:
Imagem

Imagem

Imagem


eu particularmente gostei de como ficou... mas agora entra os detalhes finais..

Sabem me dizer como posso fazer para a iluminação ficar mais realista ? tentei usar SkyLight mas n deu muito certo... acho q n sei bem configurar ele...

aqui esta minha configuração de luz e sombra:

Imagem

Voces reparam que o anel da latinha n faz sombra sobre a lata ? alguem sabe me dizer o porque ? e se tem alguma maneira de corrigir isso ?
Imagem

em relação a textura de metal, oq voces acham ? esta bom assim ? alguem tem alguma dica? estou usando as configs. deste modo:

Imagem

Estou qurendo colocar uma textura de alguma marca de refrigerante, vi na net que algumas pessoas fizerem em outros modelos, mas n sei como fazer sei que usa texture map.


Por favor se puderem me quebrar mais esse galho, vai ser de GRAAAANDE ajuda! =]

Obrigado desde ja! valeu!
:P

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MensagemEnviado: Ter Ago 11, 2009 11:54 am 
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parabens cara ta muito boa a lata, mas sobre a textura e iluminacao eu nao vo poder te ajudar porque nao sei nada disso, entra nesse site www.tresd1.com.br e vai em tutoriais, acho que la vai ter oque voce precisa.

abraco


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MensagemEnviado: Ter Ago 11, 2009 4:01 pm 
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Valeu Vinicius! vou dar uma olhada no site q voce me indicou... vamos ver se eu descubro algo q possa me ajudar!

qunado achar eu posto novamente para mostrar como ficou...

Valeu

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MensagemEnviado: Ter Ago 11, 2009 9:21 pm 
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bom eu não to podendo ver as imagens porque aqui no trampo este imageshare é bloqueado, mais para jogo seria melhor seguir o conselho do speeder, e tentar mapear detalhes com bump, porque quanto mais, detalhes, mais poligonos vai ter, mais dificil vais ser para o processador segurar a bronca.


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MensagemEnviado: Ter Ago 11, 2009 11:10 pm 
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então, rogeriob2br....

realmente para jogos se usa modelos em low-poly, mas esses projetos q estou fazendo é para familiarização com o 3Dmax, pois n faz sentido usar illuminação visto q quem renderiza os objetos eh a Engine 3D...

Então estou pensando mais em CG e técnicas para realismo...


para Jogos estou com um livro que se chama Modelling a Charecter in 3Ds max. muito bom o livro e ensina fazer uma modelagem muito bom usando low-poly.

Na faculdade começei minha cadeira de Computação Grafica nesse semestre, e é toda focada em low-poly visto q o curso eh de Jogos Digitais.


Mas valeu pela resposta! =]

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MensagemEnviado: Qua Mai 12, 2010 7:37 pm 
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lol noobs
Acho que o mais facil seria fazer um spline e usar o modificador Lathe.


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