A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Dom Out 25, 2020 7:04 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Modelagem para web
MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 8:01 am 
Membro novo

Fala galera.
Eu estou começando meus estudos sobre modelagem e gostaria de fazer uma pergunta a vocês.

Eu crio modelos no 3ds Max, exporto para .3DS e jogo na web através de Java + Applet, gostaria de saber se é possível eu fazer isso de uma outra forma, sem utilizar applet, pois este já esta ficando meio em desuso, obrigado.

Título:
MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 9:36 am 
Membro avançado

Velho existem inúmera opções, duas muito fáceis e com resultados muito bons hoje em dia...

Dê uma olhada na plataforma Flash da Adobe, se você não manja de programação tem o Flash Studio que é mais voltado para designers e é $$. Senão existe o Flex onde você programa direto em ActionScript3 e o SDK é free portanto dependendo da IDE que você utilizar não vais gastar nada. Também é necessário utilizar uma biblioteca de renderização 3D e o Flash/Flex tem duas que eu conheço que são muito boas o Papervision3D e o Away3D. (obs: mesmo usando o Flash Stúdio acredito que você não vai escapar de codificar)

- PV3D: http://blog.papervision3d.org/
- Away3D: http://away3d.com/

Outra grande ferramenta que você encontra hoje é a Unity Game Engine (Unity 3D). Não importa se o que você quer é apenas apresentar seus modelos 3D, com a Unity você vai conseguir fazer um bom aplicativo para mostrar e interagir com seu modelo ou apenas criar uma cena para mostrá-lo e tudo isso de forma fácil e gratuita.
Com a Unity você publica sua cena/aplicativo e roda ele através do Unity WebPlayer que nada mais é que um plugin como o FlashPlayer (há quem diga que é muito melhor em desempenho e recursos, contudo, não há nenhum teste técnico que eu tenha visto que mostre isso).

- Unity(aqui você encontra tudo que precisa desde o download, tutorial, documentação que é excelente por sinal até exemplos de projetos): http://unity3d.com/

Trabalhei com os dois já (Flex+PV3D e Unity) e hoje estou adotando a Unity em meus projetos pois é muito bem documentada, por incrível que pareça oferece um suporte muito melhor que a Adobe mesmo para o público que usa a versão free e a produtividade aumentou incomparavelmente (não tenho como quantificar isso pois me faltam índices de quando desenvolvíamos em Flex).
A unity é muito focada em desenvolvimento Drag&Drop/Config portanto ela poderia ser considerada até uma plataforma RAD para desenvolvimento de aplicações 3D (games, simuladores ou o que for).

qualquer dúvida estamos aí...

bons estudos...

Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas