A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Sáb Out 24, 2020 12:17 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 6:57 pm 
Membro intermediário

Concordo em muitos aspectos....

Concordo que eu posso não ter me adaptado muito bem, nem mesmo ter conseguido analizar profundamente os dois programas. E concordo que a frase que usei foi um tanto que superficial e sem muitos argumentos.

Pois vou explicar minha posição, fazendo comparações. E depois tire suas conclusões. E Lembre-se, os dois são concorrentes, e não estou tentando defender nenhum nem outro, porém quero defender meu ponto de vista.

1º ponto em quero chamar a atenção, é o seguinte. Eu estava usando o blender por um mês, quando tentei fazer uma cena de um boneco de neve no meio de muita neve. Demorei aproximadamente 15 à 20 minutos.

Quando comecei a usar o 3ds max, comecei a me aperfeiçoar no programa na mesma velocidade em que me aperfeiçoava no blender. Após um mes, tentei fazer a mesma cena. Demorei apenas 5 à 10 minutos para conseguir o mesmo resultado.

2º ponto. Conheco uma pessoa que usa blender quase o mesmo tempo que eu uso 3ds Max. Costumamos estudar juntos, então estamos, se comparados, quase no mesmo nível, proporcionalmente. Vejo que o tempo no qual leva para fazer trabalhos junto comigo é quase sempre o mesmo que eu uso. Porém, vejo que no final a qualidade dele está muitas vezes mais atrás do que a minha. Sei que isso varia muito de artista pra artista, mas notávelmente, ele não consegue resultados satisfatórios por falta de recursos, não por falta de criatividade ou conhecimento. Mas sim por que aparentemente o programa não parece o ajudar.

3º Ponto. Ao procurar por usuários de Blender e 3ds Max, assim como os tutoriais, o 3ds max tem um número muito maior de usuários e tutoriais do que do Blender. Além disso, usuários medianos em blender ainda não conseguem resultados satisfatórios e notavelmente plausíveis em comparação ao trabalho de usuários de 3ds max também medianos.

Lógico, que isso é apenas uma comparação, em base em algumas pesquisas e em meu ponto de vista, sei que em muitos aspectos blender toma vantagem do 3ds max, assim como 3ds max, toma vantagem do blender em tantos outros.

Porém, ao meu ver, se ambos fossem gratuitos, acho que 3d Studio max seria a melhor opção. Porém como um é pago e outro não, vai de uma questão de escolha e viabilidade.

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Sáb Mai 29, 2010 6:46 pm 
Membro avançado

Para quem defende a interface do blender ferrenhamente:

Tem na página do blender, um documento OFICIAL com análize da interface do blender, analizando o PORQUE dela ser tão criticada.

O motivo principal (tem vários outros) é o fato dela ser na horizontal. Isso significa que para colocar botões novos, você não tem como dar "scroll" o que resulta em botões em lugares "onde cabe"

Lá no documento tem vários exemplos de botões em lugares totalmente aleatórios, inclusive várias ferramentas importantes.

O blender tem sim umas coisas boas na interface (ela é muito fácil de customizar) mas ela no "padrão" é um lixo completo.

Isso não significa que outros softwares não tem problemas, depois de usar o XSI por exemplo, eu fiquei muito chateado com o modo de edição de objeto do Max (que depois me pareceu também mais fraco que o do blender). E o Maya tem uma interface que ocupa um espaço absurda da tela, usar o Maya com dois monitores é algo muito legal, mas usar com um monitor só e tipo tortura... Tu fica brigando com as janelas (ao invés de modelar).

Eu gostei da interface do Cinema 4D, apesar de só ter usado ele para texturizar (o famoso BodyPaint ... esse programa é muito loko :P)

ZBrush eu acho que tem muito hype para o que ele realmente faz... Ele é realmente impressionante para desenhos 2.5D, mas para escultura 3D, eu achei tanto o Maya como o Blender melhor (sim... o Maya também faz escultura 3D!!! mas por algum motivo ninguém sabe...). Apesar de que não usei a última edição do ZBrush (eu usei a anterior).

Usei o MUDBOX também (antes de ser comprado pela Autodesk), achei ele meio estranho... sei lá... Não achei um "defeito" nele, mas sempre fiquei com impressão que algo faltava.

Título:
MensagemEnviado: Dom Mai 30, 2010 10:01 pm 
Membro intermediário

Olha cara, eu não critico de modo algum a interface do Blender. Pra mim aquilo é o bastante pra fazer qualquer coisa, principalmente quando se trata (em minha opinião) em um dos melhores modeladores da atualidade, podendo vencer até alguns softwares pagos (claro q não me refiro de maneira alguma a todos). Pelo menos essa é a minha opinião.

Abraço

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 31, 2010 10:26 am 
Membro avançado

Perfeitamente Alexandre, novamete ressalto que acredito que sua comparação teve muito há ver com sua experiência por 2 fatores.

1: Seu primeiro comentário destaca que você comparou o tempo que deorou no MAX para realizar um trabalho que você já tinha feito no Blender, logo todas aquelas dificuldades iniciais que se tem trabalhando pela primeira vez em uma cena (do tipo conceituais, como eu começo isso, como é melhor pra fazer aquilo...) você tinha sanado a maioria trabalhando no Blender, o que pode ter lhe dado essa diferença de tempo de trabalho no Max, concorda?

2: Você mesmo colocou que a diferença de trabalho entre 2 artistas eh diferente começando pelos princípios e conhecimentos de cada um sobre iluminação e aspectos de cena em que um mínimo detalhe de configuração pode fazer toda a diferença e, eu ressalto que: Já trabalhei e ví trabalhos impressionantes realizados com iluminação realista no Blender e os resultados não ficam atrás de nenhum outro software que eu conheça. Concordo que pode ser mais complicado e exigir um pouco mais de conhecimento do Modelador para realizar no Blender do que no Max ou no Maya, contudo, eu acho que a ferramenta não deve ser o diferencial do artista, concorda tbm? ;)

Então, Speeder, Como eu havia dito nos posts anteriores, quanto à escultura do Zbrush não me representou nenhuma super vantagem, como você falou, eu uso a do Blender tranquilamente com os mesmos resultados, ainda mais depois da buffada de deram na última versão da ferramenta que melhorou consideravelmente o desempenho para trabalhar com malhas mais "robustas" em polycount. Ainda reforço que o único atrativo dele é a produtividade para modelos organicos devido ao algorítmo incomparável que ele tem para gerar malha e fazer a retopologia das malhas, contudo, modelagens mais distantes da orgânica podem se tornar um pesdelo com Zbrush então ele está muito longe de ser concorrente de um software como o Max, Maya ou Blender na minha opinião. Pode ser um facilidator para Character Designers e Modelers mas não vai ajudar muito em um cenário por exemplo =/ (minha opinião =p)

Está bem boa a discussão, acredito que alguém que tenha paciência de ler este tópico terá uma boa visão de como escolher seu software e, principalmente, de que os softwares são bastante diferentes e é sempre bom experiemtnar bastante para ver com qual você acaba tendo mais afinidade e qual vai te oferecer aquele recurso que vai ser diferencial importante para teu estilo de trabalho. uhmmm e também que não se deve prender-se à um único software por muitas vezes você vai precisar ou querer usar um apenas por um bom recurso mas ele não vai suprir todas as necessidades e não vai poder ser adotado sozinho.

:)

T+

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 31, 2010 3:22 pm 
Membro intermediário

Pessoal isso tudo é uma questão pessoal...

Tem gente que se mata pra fazer algo no Blender(EU) tem gente que o ama...

O que diferencia até onde pode ir uma ferramenta é o user...

E por isso eu defendo o Blender simplesmente por ele ser gratuto e ter uma grande comunidade utilizando-o...

Interface vc se acostuma a qualquer uma...
Atalhos todas tem aprenda e fara tudo mais rápido...

vlw

Título:
MensagemEnviado: Seg Mai 31, 2010 6:26 pm 
Membro intermediário

Com certeza Rogério....

Gostaria de fazer destaques para alguns pontos argumentados por Nestath.

1. Com certeza... Porém, era apenas uma cena simples (Um boneco de neve, que são simples formas primitivas, alguma editação no terreno, e umas árvores). Ou seja, não havia muito o que questionar, mas como Rogério falou, é uma questão pessoal, e o que aconteceu comigo, foi que me senti muito "reprimido" quando começei com blender. Estou falando sobre a interface de certa forma me atrapalhar. Já, pelo max, vi que me acostumei mais facilmente com a interface, tendo mais claras as ferramentas mais básicas e essenciais e conseguindo chegar até elas rápidamente. Com certeza, tive muita dificuldade no início, pois tive de re-adaptar meu "sentido" de interface. Contudo, ainda prefiro salientar, que é notavel, que o mesmo trabalho que se consegue no max é significantemente e relativamente mais rápido do que tentar o mesmo resultado no Blender.

2. Tudo uma questão pessoal de criatividade e "engenhosidade". E Concordo que o profissional faz toda a diferença... Não adianta comparar por exemplo, um estudante de um mês de max com um veterano de Blender. E vice-versa.

Estamos há anos luz de distância, (realmente) da conclusão racional e perfeita entre qual é o melhor. Mas acho que a mesma é impossível de ser conseguida. Já que os programas estão sempre mudando de aspecto e qualidade. Sempre um vai ser melhor do que outro em tal aspecto, porém pobre comparado em outro aspecto.

Enfim, concordo plenamente que essa discussão seja ótima pra quem escolhe ainda em que programa estudar. Pois ai escolhe quais pontos irá trabalhar e se "entrosar" mais. Enfim... Acho que podemos dar por encerrada a questão já que, mesmo sem resposta, deve ter ajudado o autor a decidir qual programa irá usar. ;)

Imagem

Título: Re: Qual programa seria melhor modelar para games?
MensagemEnviado: Qua Jun 29, 2011 3:31 pm 
Membro novo

Amigo não sei se é proibido falar aki,mas tu pode pegar o 3Ds Max full (com crack) na net..
poe no google: 3Ds max 9 (ou versão desejada) full .

MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 8:29 am 
Membro avançado

Não, não é permitido incentivar pirataria tomazcavalcante, e também não é bem visto ressuscitar um tópico antigo para tal, ainda mais que não agregou nada à discussão. Com ferramenta pirata você não consegue ser um profissional inserido no mercado, pelo menos não sem correr riscos e sem atingir a porção que realmente garante reconhecimento e retorno $$$. Você pode começar sim, mas para isso existem as versões de estudo que não precisa piratear.

Outra coisa. o foco desta discussão, ficou bem claro ao longo dela, não é o fato de ser ou não ser paga (ou gratuita) e sim nos recursos. Como o Speeder mencionou o Blender é um "canivete suíço", assim como o Max é uma das ferramentas mais antigas e difundidas no mercado profissional. No entanto o parecer final, para qualquer bom pesquisador que se der ao trabalho de fazer uma análise bem fundamentada, é de que hoje o blender consegue se equivaler ao max e à outras ferramentas profissionais amplamente utilizadas no mercado mesmo sendo gratuíto, têm ganhado muito nos aspectos onde era fraco antes da versão 2.5 e em uma comparação direta BlenderVSMax cada um terá seus pontos fortes e fracos em relação um ao outro, o que vai definir a escolha será a afinidade e o foco do usuário, tanto técnico como orçamentário.

Att.

MensagemEnviado: Qui Jun 30, 2011 1:05 pm 
Membro novo

Foi mal amigo,bom para min eu so uso de hobby mesmo,entaum não acho muito errado,embora seja errado eu sei....e até mesmo gostaria de comprar um original,mas não posso,ou é muito caro... embora aqui não vende aonde eu morro >.<

Mas pode deixar eu não comento mais sobre isto

MensagemEnviado: Sáb Jul 09, 2011 8:57 am 
Membro júnior

usa o gmax ele é da autodesk uma um clone do 3dmax e o melhor e free e não espira nunca e vc faz modelos para todos o games eu uso ele e gosto muito.

"bl-engine" em desenvolvimento em c++.

MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 8:19 pm 
Membro júnior

Bom, pra quem não sabe o 3DMax agora tem sua versão gratuita para estudantes e se não me engano não tem tempo pra expirar e é uma versão full.

Na pagina 3 dessa revista estão as instruções: http://tutorial3d.com.br/revista-digital/

Quanto a pergunta inicial, as pessoas tem sempre que levar em conta alguns fatores.

1 - O que o mercado ao qual estou me especializando usa?
2 - Qual a ferramenta que mais me agrada e tem mais suporte?
3 - Qual o retorno que vou ter optando por escolher um ou outro software?

Lembrando que independente do software, para os artistas, o que faz realmente a diferença é a qualidade dos trabalhos no portfolio. E nesse aspécto estou levando em consideração valores artisticos, trabalhos com equilibrio de forma, cores e estilo e isso nenhum software vai fazer por voce, pois estamos trabalhando com arte.

Grande abraço a todos e bons estudos.

http://www.tonka3d.com.br

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas