A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Qua Out 28, 2020 8:07 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Qual programa seria melhor modelar para games?
MensagemEnviado: Qua Abr 09, 2008 7:05 pm 
Membro novo

Duvida...max ou blender? sei que os dois fazem as mesmas coisas...um eh free outro nao.......mas queria que alguem me ajudasse com duvidas que ainda ngm me respondeu por favor.

No max eu consigo exportar meus arquivos para a maioria das engines. Com blender eu ouvi dizer que eh mais limitado seria verdade?

A outra duvida ja eh uma duvida de modelagem em geral. O max eh mais conhecido no mercado do que o blender seria um software para que trabalhase em uma empresa e pratica-se em casa. Ja o blender seria de uso mais particular caso eu quissesse trabalhar pra mim mesmo eu consiguiria virar um dinheiro a parte.
Eu posso sem ter o serial do max expor meus trabalhos na internet..em algum site ou em um portifolio meu normalmente ou seria arriscado d+??
Espero que alguem me ajude quero começar a modelar o mais rapido possivel...e direcionar meus estudos mas pra frente em games.

Obrigado. Espero que ajudem galera....me de 1 luz ai...!!!!!!!! vlw :D

Título: Depende
MensagemEnviado: Qui Abr 17, 2008 3:48 pm 
Membro intermediário

O 3d studio max é muito bom, mas só tem Gratuito para testar - se vc quer um programa que vc ñ tenha limite de tempo para usar e tbm seja bom use o blender.

Título:
MensagemEnviado: Qui Abr 17, 2008 4:44 pm 
Membro novo

Recomendo o Google Skethup.
Segue o exemplo do site do GLScene vc Abaixa a Versão Free e Pro Usa a Free pra edita modelos e a Pro so pra exportar os modelos.
He que a free n exporta somente a pro mas a pro so pode usa por uma 4 horas.

Título: 3DS!!!! Não seja vacilaum
MensagemEnviado: Sex Nov 21, 2008 4:19 pm 
Membro intermediário

Pou kra, o 3DS é completo, tem animacaum facil, modelagem facil de aprender e uma kctada de modelos e tutos na net kra... nem duvide na hora de escolher kra! eh 3DS.

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Qui Nov 27, 2008 6:24 pm 
Membro novo

poxa eu um tempo atras baixei o blender para tentar aprender. nu fim das contas, ñ apredi quase nada

depois baixei o 3d studio max to com ele aqui
tentando abrender + ta dificilll nossaaaa

aahjaaahhahahahaha

valewwwww

Título:
MensagemEnviado: Sex Nov 28, 2008 11:00 pm 
Membro intermediário

Pensei melhor....
axo q o 3ds ou o maya... os 2 são bons, porém o 3ds se adapta mais à jogo. Ambos são da Auto Desk, auto desk como sempre implacável :)

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 4:49 pm 
Membro novo

A escolha do programa depende do que você quer fazer, por exemplo o Zbrush e muito melhor para modelagem organica do que o max, enquanto max e melhor para veiculos, armas, maquetes e outras coisas não organicas, mas se vc quer saber qual e o melhor, é o max obviamente, por isso ele custa um bom dinheiro. lol

Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 5:24 pm 
Membro intermediário

Bom pra mim não tem um melhor ou pior, eu fiz curso e aprendi no MAX, mais isso é questão de gosto, o zbrush e o Mudbox são melhores pra modelagem, melhor ainda se usar integrando com o Max , blender ou Maya que são melhores para animação.

Uma dica:
Tenta com o Blender pois é free, pirataria só vai te contaminar. pensa se vc trabalhasse pacas pra fazer um game e chegasse no camelô e visse seu jogo piratiado, ia ficar puto...

Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 6:16 pm 
Membro júnior

eu uso as duas ferramentas e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. o Blender tem o problema de uma interface confusa, coisa que esta sendo melhorada na nova versão 2.5

sobre a parte da exportações pra engines, apesar de a maioria não aceitar o formato nativo do blender, ainda há como exportar para formatos comuns que as engines aceitam pelo Blender, como o .3ds, .obj etc...

se vc quer aprender, baxa o Blender e quando estiver bem treinado, compre o 3d max ou maya(recomendo maya)

Título:
MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 7:44 pm 
Membro avançado

Em capacidade total, o blender ganha de todos os softwares...

Mas a interface dele é a coisa mais confusa do mundo (como já dito, tentando arrumar no 2.5)

Eu particularmente usei muito vários softwares, inclusive Max e Maya. Ai vira uma questão de gosto, ou te usar alguma coisa específica... Geralmente o Max atende a todas minhas necessidades (o blender atende a todas as necessidades de todo mundo, mas como já foi dito, a interface dele é f***)

Mas quando a exportar: O blender exporta de tudo, as vezes eu tenho que pegar o modelo do max, e abrir no blender para exportar para o formato que eu quero, isso é muito comum com engines derivadas do Quake (er, a própria série Quake e Doom, as engines dos Half-Life, e os clones, como o Cube 2), essas citadas engines usam uns formatos chamados md2, md3 e md5, e se tu procurar na internet vai ver que a maior parte dos tutoriais de modelagem nesse formatos são de Blender.

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 5:03 pm 
Membro avançado

Quanto à interface do Blender o próprio Speeder (que tá metendo pau nela) já mencionou em um tópico por aqui. Ela é voltada a produtividade não à visibilidade, eu fiz curso de max do básico ao avançado e uso o Blender porque ele até hoje não me deixou na mão em absolutamente nada e eu não preciso me preocupar em "como vou fazer algo q ele não suporte" ou em "que softwares vou usar junto com ele" porque isso é meio impossível e se ele não suporta nativament ele tem plugin pra suportar. A utilizaçãode ferramentas auxiliares muitas vezes é opção puramente feita por afinidade porque o Blender certamente oferece o recurso. Ou seja, a interface dele é ideal para profissionais com conhecimento avançado que podem se dar ao luxo de trabalhar sem os botõezinhos de tela q fazem tudo sozinhos pelo modelador.

Como já foi dito aqui, o Blender é o software de modelagem e animação 3D mais abrangente quanto à recursos.

O Zbrush pra mim é uma maravílha e eu explico porque. Não é pela forma como posso trabalhar cpom escultura nele pois isso eu faço no Blender desde a versão 2.49, melhorou muito agora na versão 2.51 e o Blender sempre supriu minhas necessidades quanto à escultura a pesar de ser um pouco mais pesado q o Zbrush. Portanto, a GRAAAANDE diferença do Zbrush diante de qualquer outro software do mercado hoje chama-se Zspheres. Recurso que é potencializado pelo algoritmo fodástico de geração e retopologia de malha que ele usa para criar automaticamente e manipular a malha sobre um armature feito com as tais Zspheres. Isso torna o Zbrush a ferramenta mais produtiva do mercado hoje (para modelos organicos . ).

Quem sabe agora, com essa reformulação bem estruturada que estão fazendo com o Blender, não surja um algoritmo desses para gerar malha sobre um armature ou melhorar o recurso de retopologia que o Blender já possui mas n é muito forte ;) seria um salto na capacidade desta ferramenta que já é excelente e é gratuita.

Não existe "A melhor ferramenta" ou "A melhor linguagem de programação" e, principalment, o mais caro não é sinonimo de melhor na grande maioria dos casos e isso já tah mais do que batido hoje em dia. A ferramenta ideal é aquela que supre todas as necessidades do desenvolvedor e principalmente que proporcione um nível maior de afinidade do desenvolvedor para com a ferramenta em relação às concorrentes =p.

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 5:23 pm 
Membro júnior

bom, apesar de ter falado antes da interface do Blender, foi pq a maioria das pessoas reclamam! pra mim é uma maravilha, deis de q comecei a modelar com o Blender. Eu ja testei o Blender 2.5 e recomendo até q seja lançada a versão final usar o 2.49, usando o 2.5 apenas para o render.

Abraços

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 5:39 pm 
Membro intermediário

eu nem vou falar do blender só porque eu me acostumei ao 3dmax, mais eu tentei esculpir nele e num saiu muito legal, o zbrush dá de 10 a zero neste item(PRA MIM-por falta de conhecimento)

Apesar que nada depende da ferramenta e sim de quem a conduz...

é questão de se adaptar em uma ou outra e estudar muito....
Nenhuma vai ser fácil, nenhuma vai te dar um boneco pronto e se der e vc utilizar vai estar perdendo tempo.

Uma coisa eu aprendi: minha arrogância me fez achar que com um cursinho mixuruca eu faria um Kratos com o pé nas costas porém quando percebi o trabalho que dava, fiquei desanimado e to a um tempo parado na modelagem. O que aprendi com isso: ter idéias menos mirabolantes a princípio, e melhora-las com o tempo...

Título:
MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 6:23 pm 
Membro intermediário

É... Há divergências.... Confesso que o Blender tem uma capacidade imensa quanto a animação e à modelagem. Porém, eu já usei os dois e confesso que o trabalho que se consegue no max em 5 minutos precisasse de 20 no Blender para conseguir com a mesma qualidade e aspecto. Contudo, Blender não pode ser subestimado, afinal, quantos modeladores começaram com o blender, ou até talvez só começaram por causa dele.

Tem uma interface que realmente deixa MUITO a desejar, e é principalmente isso que dificulta seu funcionamento, sua dificuldade em obter resultados práticos e rápidos... E ao mesmo tempo de qualidade.

Enfim... Para ter uma 'base' quando o assunto é 3D o melhor é o Blender. Tem mais tutoriais da parte teórica e básica. Já quando se avança ao 3ds max, os tutoriais informam de forma mais prática e aprofundada. Um exemplo são os recursos de iluminação avançada no max. Os Tutoriais normalmente ocupam 4 páginas de discussão como essa que vemos agora, cheias de teoria e prática. Porém tudo muito detalhado. Agora, se fosse um tutorial de iluminação para Blender, devido a falta de alguns recursos (as vezes essenciais ou distantes devido à interface) o tutorial ia poder cobrir apenas a parte mais superficial. Deixando que um novato se confundisse quase que completamente.

Então, resumindo, para começar, com certeza, opte por Blender.
Mas se pretende seguir carreira, após um tempo, invista e compre 3ds max ou Maya... E Boa modelagem para você!

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 3:41 pm 
Membro avançado

Desculpe a crítica Alexandre mas em que você se baseia para dizer que "o trabalho que se consegue no max em 5 minutos precisasse de 20 no Blender" com tanta precisão assim?

A frase deixa a entender que isso é em termos gerais e eu discordo completamente de você se for este o caso. Se for a medida de tempo do seu trabalho comparando o Blende e o Max você deveria deixar menos genérica a frase.

Eu demoro muito mais do que 15 minutos para fazer a mesma coisa no max do q faço no Blender, dependendo do que é que estou fazendo e isso se dá principalemnte pela interface que o Blender oferece e que é tão criticada. Enquanto eu preciso ir com o mouse de um lado para o outro da tela clicando, arrastando e configurando botõeszinhos no max, no Blender eu nem deixo muito painel aparecendo na tela pois com 2 ou 3 toques no teclado eu resolvo bem mais rápido a mesma tarefa que os botõezinhos do max fazem e, perceba que eu falei que fiz curso de max, também trabalhei um tempo com ele antes de ir para o Blender e tinha a mesma opinião ruim sobre a interface e a dificuldade de utilização do Blender antes de conhece-lo direito, portanto, não estou falando sem conhecimento da ferramenta. Concordo que boa parte dessa questão de produtividade é devido à afinidade ou à prática que se tem com a ferramenta, mas vir aqui e expor números exatos para fazer um comparativo tão genérico é um pouco inapropriado.

Como eu mencionei anteriormente nehum recurso, em nenhum software que eu analisei (analisar é bem mais complexo que mecher para tentar testar) me fez querer mudar do Blender a não ser o trabalho que se pode obter através da aplicação das Zsphers e do algorítmo de retopologia do Zbrush e mesmo assim eu não axo que a relação de custo/benefício dessa ferramenta seja tão forte assim a ponto de me fazer trocar o Blender por ela, talvez eu venha a adquirir apenas pela praticidade e produtividade que ela vai oferecer para confecção de personagens organicos na versão 4 que vai proporcionar recursos para animação também mas mesmo assim ela não é sufuciente para suprir todas as necessidade que eu tenho e não vai substituir definitivamente o Blender. Se o Zbrush me deu essa impressão não preciso nem falar sobre a comparação do Blender com outras ferramentas preciso?

Novamente vou reforçar, desculpe a crítica direta Alexandre, mas as métricas que você apresentou me parecem mais uma opinião do que uma análise, tanto sobre a iluminação quanto sobre a produtividade e, a abrangência que a frase aparentou representar não condiz com a realidade de modo geral e sim do ponto de vista de um usuário do max que não se adaptou bem ao Blender, por isso me manifestei. Perceba que o Rogério deixou bem claro a posição da opinião dele já no início do post, acredito que para não ficar tendencioso você deveria ter se manifestado da mesma forma.

T+

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas