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 Título: Como fazer rotação absoluta pelo pivot e(...) RESOLVIDO
MensagemEnviado: Ter Ago 21, 2007 4:46 pm 
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Como fazer rotação absoluta pelo pivot em maxscript?

Boa tarde, preciso fazer uma rotação em um objeto usando o pivot point como centro pelo maxscript e usando valor absoluto: Rotação X = 60.
Preciso muito disso.

Obrigado.


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MensagemEnviado: Sáb Nov 29, 2008 8:57 am 
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bom.... assim kra, não sei se necessita muito fazer pelo maxscript ateh pq ele naum eh mto usado, pelo que eu entendi, você quer fazer a rotação de um objeto baseado num eixo, sendo assim ele vai não apenas rotacionar mas vai "andar" para o lado.

Se é o q eu entendi, você pode fazer o seguinte:
Todo objeto tem seu eixo, seja ele o eixo de rotação e movimento....

Aplique o Edit poly ao objeto, selecione todas vertices, e movimente-as
uns x:5,000 (dependendo do tamanho do objeto), e então depois de movimentar, termine as modificações, saia da aba de modificadores e Aperte E. Você vai ter o globo de rotação, meio longe do objeto em si.
Aí está o eixo do objeto. Agora experimente rotacionar para qualquer sentido.... irá ter isso (Continua no próx post)

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MensagemEnviado: Sáb Nov 29, 2008 9:36 am 
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Entaum, continuando, isso é na pratica o q eu quero te mostrar:

http://img531.imageshack.us/my.php?image=007ao3.flv

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MensagemEnviado: Seg Dez 01, 2008 8:03 pm 
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Olá Alexvirtual... muito obrigado pela resposta...

Sim... o que quero é rotacionar o objeto no seu eixo (pivot) mas tem que ser por maxscript mesmo pois são muitos objetos... o problema é que para isso eu tenho que selecionar vários objetos ao mesmo tempo e então aplicar a rotação em todos, mas invés de ele rotacionar cada um em seu eixo ele rotaciona cada um por um outro eixo que ele cria para o grupo, talvez a média de todos, isso que está me matando!


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MensagemEnviado: Ter Dez 02, 2008 11:10 am 
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Bah, bom eu naum sei bem kra, mas em base eh isso, tu pode faze o processo em todos, e então depois de tudu feito, seleciona todos de novo e tenta rotaciona.

Pode me manda uma screen do q tu ta tentando faze???

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MensagemEnviado: Seg Dez 08, 2008 11:22 am 
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Meu amigo, hoje, eu ganho o dia =D, axei a resposta pra o q tu queria.
Vamos lá, na interface do max, clique no botão
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E então selecione os objetos que deseja rotacionar.
Aquele botão lá são os tais pivot center que você tanto queria, então, se no primeiro tipo não der certo, tente usar o segundo, e depois o terceiro.
(Para selecionar outro tipo, fique clicando por um tempo(Sem largar) o botão até aparecer os outros tipos de pivot, apenas mude até conseguir o que quiser...

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MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 1:33 am 
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Certo... mas preciso fazer isso pelo maxscript... esse é o desespero!


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MensagemEnviado: Qua Dez 10, 2008 12:18 pm 
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Mas Você já tentou todos os estilos de Pivot e ainda assim não conseguiu?

Viva! Minha Centésima mensagem!!! ^^
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MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 4:18 pm 
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Foi maw por reviver. mas me lembrei q na aba Hirerarcy. tem como alterar o ponto eixo (pivot) do objeto. Selecione todos os objetos, e clique no botão "Affect Pivot Only". Você vai ver um Gizmo, apenas o mova para aonde será o novo pivot. ;) Espero ter ajudado ;)

O Max script serve para fazer plugins e scripts, que podem ADICIONAR novas funcionalidades ao max. E Não para esse tipo de operação :X

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MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 5:45 pm 
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Boa noite Alex... a respeito do hierarcy eu já sabia.

Alexvirtual escreveu:
O Max script serve para fazer plugins e scripts, que podem ADICIONAR novas funcionalidades ao max. E Não para esse tipo de operação :X

Acho que você está enganado, creio que seja possível fazer tudo no max e mais um pouco pelo Maxscript.
Imagine se não fosse possível rotacionar um objeto usando um meio automatizado, o trabalho que eu teria passado para fazer isso:
http://www.youtube.com/watch?v=UvYzXeo04g4


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MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 5:50 pm 
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Mas se você deseja fazer a animação das teclas, apenas crie bones na cena, e os integre no objeto com o modifier skin. No meu tutorial de annimação com bones mostra como fazer isso ;)

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MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 6:36 pm 
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Certo Alex... de bones eu não entendo nada... agora imagine fazer a animação das teclas (com bones ou não) a mão! a trabalheira!
A animação das teclas eu criei em 2 minutos + o tempo da música, com um programa que eu mesmo programei que recebe as notas midi e faz um maxscript, algumas linhas de comando para cada movimento das teclas... sem maxscript rotacionando as teclas seria um martirio!

Esse processo que cito o comando maxscript funciona ok, pois faço a rotação somente do objeto... mas quando dentro do próprio 3D max é necessário fazer uma seleção dos objetos que deseja modificar, ai que entra o problema, parece que ele roda todos os objetos por um eixo médio de todos juntos, ao invés de girar cada um em seu próprio eixo entende?


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MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 6:46 pm 
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Foi você o autor do vídeo? O.o

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MensagemEnviado: Qui Jan 15, 2009 11:19 am 
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Não sei se vcs precisam da resposta ainda, mas para rotacionar o objeto pelo pivot eu uso o comando $.objectoffsetrot = eulerangles 0 0 0
isso para o objeto selecionado

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MensagemEnviado: Dom Jan 18, 2009 1:24 pm 
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Oo, funciona bem isso? Tu ja testo?

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