A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Ter Ago 11, 2020 10:05 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: shader no sistema unreal
MensagemEnviado: Ter Dez 02, 2014 10:11 am 
Membro novo

Eu não sei lidar com o sistema de udk ainda, baixei pra testar e estou pesquisando ele antes de pegar tutoriais.

tenho um par de duvidas se for possível.

-nos jogos é mais comum fazer o material[a aparência. profundidade, normal map] dentro do jogo ou fora?
Porque tem tutorial que vc faz o skin/texture fora, e com o normal map faz as outras características como profundidade[bump], reflection, etc... dentro do jogo.
E tem outros onde vc ve a parede com um mapa básico difuse/bump/normal e só.
só queria saber o método mais leve e usado.

-se vc fizer dentro do jogo fica mais leve ou mais pesado?

-se eu fizer uma skin realista, e jogar um shader de toon, ele vai levar em conta a skin ou o shader só vai influenciar no mesh?

muito obrigado por qualquer dica^^

Título: Re: shader no sistema unreal
MensagemEnviado: Sáb Dez 06, 2014 2:11 pm 
Membro novo

Ola!

No caso para os modelos é normal ser tudo feito em um programa de modelagem 3D, tipo blender, maya ou max, vc prepara a mesh e as texturas através desses programas e depois exportar pra engine. Você está tendo muitas duvidas em relação a como texturizar, então acredito que seja ideal procurar saber o que cada tipo de textura faz exatamente e para que tipo de sistema vai ser esse jogo (onde que vai rodar o seu projeto? PC, mobile,etc...), isso que vai limitar o tamanho dos itens/ personagens que você vai usar dentro da engine. Dentro da engine você pode puxar as texturas produzidas e ajustar suas configurações sobre cada objeto, mas normalmente isso já é exportado pronto e você vai ajustar mais o geral de sobre todo um cenário.

Sobre como renderizar usando o shader toon, no caso ele vai controlar a informação de como vai ser visto a luz e sombra sobre o seu modelo, o toon shader vai definir esse modelo nos padrões de um desenho animado, muita luz para destacar bem o formato e a sombra com isso vai ser bem definida, dando aquela impressão de ser 2D. Então o modelo realista vai continuar com a textura realista, mas a forma que esse material será visto, será como cartoon e por isso alguns detalhes podem ser perdidos pelo fato de o shader não conseguir destacar eles em certos momentos.

Espero que isso ajude ^^
Bye

Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas