A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Sáb Jan 23, 2021 11:27 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: PSP - Iniciando a programação de Homebrews (Windows)
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 11:09 am 
Membro novo

Ae galera. Meu nome é Fernando e esse é o primeiro de (espero eu) muitos tutoriais que eu vou fazer pra ajudar a galera que está interessada em desenvolver Homebrews para PSP.

Pra quem não sabe, homebrews (uma das traduções disponíveis é "artesanal") são, em geral, aplicações feitas por usuários de videogames com a ajuda de ferramentas não oficiais. Para PSP, a possibilidade de se fazer homebrews já é bem antiga, e ficou mundialmente difundida com o Firmware (versão do sistema) 1.5 do PSP. Essa versão tinha uma falha que permitia a execução de aplicações homebrew lidas pelo cartão de memória e, até hoje, com os Custom Firmware, as pessoas podem aproveitar dessa falha. No caso do PSP, essa homebrew é um arquivo chamado EBOOT.PBP e que fica numa pasta específica da homebrew dentro da pasta PSP\GAME (PSP\GAME150 para custom firmware).

Teorias à parte, vamos ao ínicio:

- O que você precisa para poder fazer Homebrews?

A resposta mais rápida seria: uma ferramenta de compilação (cygwin, devkit etc) e um editor de código C/C++(Dev-Cpp, Crimson, Visual Studio etc). Mas vamos por partes.
Foram lançadas algumas ferramentas que permitem você a compilar códigos e criar o arquivo EBOOT.PBP para rodar no PSP. Eu utilizo a ferramenta Cygwin, que funciona como um simulador de shell do linux para o Windows (não vou entrar em mais detalhes até porque não é necessário). Com essa ferramenta, você pode compilar o seu código e gerar o arquivo EBOOT.PBP facilmente, podendo em algumas vezes fazer isso direto pelo editor de código.
Em relação ao editor de código, também existem diversos editores que servem, mas se você quiser, pode escrever seus códigos no bloco de notas e depois compilar com o Cygwin. Como os tempos mudaram e as ferramentas ajudam em diversos aspectos, fica a seu critério escolher qual ferramenta você quer usar e tem maior afinidade.
Para evitar problemas e dificuldades de instação, eu vou sempre mostrar nos tutorials como compilar o código direto pelo Cygwin, sendo assim, o editor de código só vai servir (literalmente) para editar o seu código, sem compilá-lo.

Se você é um curioso na área e já instalou alguns pacotes prontos de desenvolvimento para o PSP, que vem com algum compilador e um editor já configurado, você pode usá-lo, desde que instale a biblioteca OSLib, que eu vou apresentar agora.

Brunni, um francês famoso por criar bibliotecas para desenvolvimento de jogos para GBA, deu sua colaboração para a galera do PSP lançando uma biblioteca chamada OSLib (Old School Library). Ela é uma compilação de diversas outras bibliotecas já existentes para o PSP, mas com métodos e operações bem simplificadas, deixando muito mais fácil o desenvolvimento. Juntamente com a bilioteca, Yodajr lançou um instalador simplificado do Cygwin que já vem com a OSLib instalada. Independente do seu editor de código, você vai precisar baixar esse arquivo de instalação para poder compilar o seu projeto.

Vamos às instalações.

Primeiramente instale o seu editor de código favorito. Eu uso o Visual Studio C++ 2005 Express, que é gratuito e é facil de usar, mas você pode usar também o Dev-Cpp, que é bastante famoso.

Depois, baixe o instalador do Cygwin + OSLib aqui ou aqui. O site oficial do lançamento é esse e está em francês, mas tem algumas imagens que ajudam e hoje em dia você acha tradutores em qualquer lugar.
Enquanto você deixa baixando os quase 100Mb desse instalador, vamos conhecer um pouquinho do passado negro dos antigos instaladores do Cygwin (se você tem uma internet rápida, não gosta de história ou não quer ler, é só pular para o próximo tópico ^^).
Num passado não muito distante, as pessoas baixavam o instalador do Cygwin, que não passava de poucos Mb, e começava o processo infernal. Depois de escolher numa lista gigantesca alguns componentes que precisavam ser baixados e instalados, você tinha que executar alguns comandos para instalar cada bibliotecas manualmente, sendo que cada biblioteca só fazia uma função (por exemplo: libpng - só trazia as funções para trabalhar com imagens PNG). Depois, você tinha que executar um maldito comando que podia demorar até 5 horas para terminar! Pois bem, passado é passado e esse tal de Yodajr fez algo realmente bom, simplificando o processo de instalação em algumas horas a menos ^^.
Se ainda não terminou de baixar, vá tomar uma água e volte daqui a pouco.

- Instalando o Cygwin

(Sugestão: instale o Cygwin no C:\, assim você irá ter menos problemas futuros)

Como eu sei que você fala francês muito bem e entrou no site em francês que eu comentei lá em cima, então você sabe que não é só dar NEXT em tudo para instalar.
Quer dizer, em partes sim, é só dar NEXT(Suivant >) para instalar, mas isso não quer dizer que já vai estar funcionando ^^.
A instalação pode demorar alguns minutos. Quanto terminar, irá abrir um console com alguns dizeres. Se tudo estiver certo, vai aparecer o seu nome (nome do usuário do windows) e em baixo dele, o símbolo $ com o prompt (aquela linha horizontal que fica piscando) indicando que você pode escrever qualquer coisa.
Pode ser que apareça uma mensagem "Your group is currently "mkpasswd" etc", se isso acontecer, digite esses dois comandos para resolver:
Citação:
mkpasswd -l > /etc/passwd

Citação:
mkgroup -l > /etc/group

Feche o Cygwin e abra-o novamente (vá na pasta que você instalou e abra o arquivo cygwin.bat). Se mesmo assim aparecer a mensagem "Your group is currently "mkpasswd" etc", então use esses dois comandos:
Citação:
mkpasswd -l -d > /etc/passwd

Citação:
mkgroup - l -d > /etc/group

Feito isso, feixe o console ou digite "exit".

Vá nas propriedades do computador (Painel de Controle -> Sistema -> Avançado -> Variáveis de Ambiente). Estando na guia certa, terá uma caixa em baixo chamada Variáveis do sistema e uma linha nomeada Path. Clique nela, depois em Editar. No começo da linha, adicione:
Citação:
c:\cygwin\bin;c:\cygwin\usr\local\pspdev\bin;

e vai dando Ok até fechar tudo.

Nota 1: Não apague nada do que está escrito nessa linha, apenas vá no começo dela e adicione o que eu citei.
Nota 2: Se você instalou o Cygwin em outro local, mude o caminho de acordo com sua necessidade. Por exemplo, se você instalou em D:\PSP\Cygwin, coloque D:\PSP\cygwin\bin;D:\PSP\cygwin\usr\local\pspdev\bin;.

Depois, vá até a pasta que você instalou e abra o arquivo cygwin.bat. Se tudo estiver certo, novamente vai aparecer um console com o seu nome e o símbolo $ em baixo.

Feche o programa e abra de novo.

Pronto! Agora você está preparado para começar a desenvolver homebrews para o PSP!

Obs 1: Não coloquei imagens porque o processo é bem simples, então acredito que ninguem terá problemas.
Obs 2: Qualquer problema na hora de instalação, é só perguntar.
Obs 3: Estou terminando um tutorial e mais tarde vou postar ensinando fazer a sua primeira homebrew ^^.

Esperam que tenham gostado! Comentários, sugestões, reclamações e dúvidas serão muito bem vindos.

Título:
MensagemEnviado: Ter Jun 03, 2008 11:24 pm 
Site Admin

Mtu bom, obrigado pela contribuição.

Alterei um pouco o titulo para coloca-lo na area de tutoriais!

Abraço!

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Qua Jun 04, 2008 11:46 am 
Membro veterano

8)Bom.
QUe isso fino mesmo em cara. show. tá muito bem explicado está ótimo. :D

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas