GameDev Brasil
https://www.gamedev.com.br/forum/

Quero vender meus jogos, o que tenho que fazer?
https://www.gamedev.com.br/forum/viewtopic.php?f=48&t=6259
Página 1 de 1

Autor:  bcsanches [ Qua Jan 02, 2013 5:23 pm ]
Título:  Re: Quero vender meus jogos, o que tenho que fazer?

Monte um site, coloque informaçòes sobre o jogo. Adicione um sistema de pagamento, divulgue seu jogo. Pronto.

POde também tentar colocar em lojas já existentes, como desura, steam, gog, etc.

T+

Autor:  bcsanches [ Qui Jan 03, 2013 11:05 am ]
Título:  Re: Quero vender meus jogos, o que tenho que fazer?

O registro de marca eu não acho tão necessário para um indie e sinceramente não sei como funciona, talvez aqui ajude: http://www.pontov.com.br/site/mercado/5 ... al-e-jogos

Impostos: não sei como essas empresas lhe pagam, nunca vendi por elas. Provavelmente transferência bancária internacional. Até um certo valor, o banco não vai estar nem ai e sinceramente o governo também não.

Se você acha que a coisa vai explodir, dai é bom procurar um contador.

T+

Autor:  bcsanches [ Qui Jan 03, 2013 11:49 am ]
Título:  Re: Quero vender meus jogos, o que tenho que fazer?

Show! Coloca o link aqui!

T+

Autor:  bcsanches [ Sex Fev 01, 2013 9:15 am ]
Título:  Re: Quero vender meus jogos, o que tenho que fazer?

Citação:
Amigo você precisa SIM registrar o seu jogo, provar que foi você quem o fez não prova que a idéia foi sua, caso ele venha a dar sucesso alguma gigante por ver e registrar o game, e você além de ficar a ver navios, terá que pagar para eles para vender, isso se não levar uma BOA multa por quebra de direitos autorais.


Não sou advogado, mas até onde sei, qualquer obra já tem direitos autorias, sendo registrada ou não. A questão é que se você tiver o registro, facilita sua vida se alguém usar a sua obra, afinal você já tem um orgão oficial dizendo que é seu.

Mas se você pegar o caso da fotografia ou textos, ninguem pode se apropriar ou usar uma fotografia sem autorização, independente de quem seja o autor. Basta ver a peregrinação que passam alguns autores ao tentarem publicarem livros com fotografias antigas, passam uma imensa dificuldade tentando encontrar o autor original ou proprietário dos direitos e muitas vezes descartam material por não encontrarem os autores e assim não tem como ter uma autorização.

Como também ocorre de alguém descobrir um nome seu estava sendo usado de forma indevida e processar.

No caso do jogo, se ele lançar em diversos sites, já vai ter varias provas que ele criou aquilo primeiro e se o registro vier DEPOIS dele ter lançado, não acredito que ele teria muitas dificuldades em provar que aquilo foi um trabalho dele.

Mas como eu disse, sou leigo no assunto e sinceramente não é um problema que eu me preocuparia sendo indie diante de tantos outros.

E outro detalhe, o registro no INPI garante o registro do SW e sinceramente, quem tem oo código é dono dele, podem até copair, mas a não ser que você tenha inventado uma técnica revolucionária em alguma área, não vejo sentido em registrar o SW de um jogo, pois afinal o que faz o jogo é seu conteúdo.

E na parte de conteúdo temos o que? Arte, sons, personagens, etc. Como as empresas dizem por ai: vamos lançar uma nova marca ou uma nova serie, estão trabalhando justamente em cima disso e até onde sei, esse tipo de material cai no mesmo caso da fotografia, já existe autoria, com ou sem registro, a dificuldade mesmo é provar que você criou ou não.

Autor:  tiagotrigger [ Qui Fev 25, 2016 10:59 am ]
Título:  Re: Quero vender meus jogos, o que tenho que fazer?

Post um pouquinho antigo, mas vou responder aqui pra caso alguém apareca depois.

Além de lojas como desura, steam e gog (como já falado acima), também tem várias outras, como as lojas brasileiras ou para jogos brasileiros, como a nuuvem e a splitplay.

Página 1 de 1 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/