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 Título: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2015 12:31 pm 
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Olá pessoal.
Tenho interesse em entrar na área de desenvolvimento de jogos, atualmente estou cursando Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, estou no ultimo semestre e percebo que ao me formar não estarei capacitado o suficiente para atuar em qualquer área, pois são abordados muitos conceitos e pouca prática. Então gostaria de saber por onde começar? estou pensando em fazer um curso de Lua com Corona SDK. Mas antes gostaria de informações a respeito do mercado de trabalho, oque as empresas estão exigindo de um programador de jogos digitais no mercado nacional? Quais são as linguagens de programação mais visadas? tendo em mente que tenho interesse tanto em jogos desktops como para dispositivos móveis. Obrigado!


Editado pela última vez por MasterK em Qui Jul 16, 2015 7:20 pm, em um total de 1 vez.

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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2015 3:11 pm 
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Vou me basear na região da minha cidade...

Hoje um desenvolvedor de jogos não pode saber ou só programar, ou só design, ou só artista 2d, e por ai vai. As empresas que contratam por aqui contrata justamente profissionais que além de trabalhar rápido possuem conhecimento na parte gráfica também.
Resumindo, é preciso que o profissional desta área tenha no minimo conhecimento tanto em programação, design e marketing e que saiba fazer um produto de qualidade.
A maior parte de desenvolvimento de jogos são para mobiles, você é obrigado a aprender tudo que um celular pode oferecer para criação do produto.


Agora você tem que priorizar o que você deseja fazer, desenvolver games para empresas ou ser um desenvolvedor indie, de qualquer maneira na minha opinião o Brasil não tem tanto mercado para games assim e você poderá se frustrar bastante se entrar de cabeça nesta área como sustento.
Também tenha em mente que nem sempre serão jogos de seu gosto, você pode tanto trabalhar na criação de um Clash Of Clans como em um jogo do Dollynho.

Para desenvolver jogos hoje, você tem que usar frameworks ou engines, pois aumentam muito a qualidade e a entrega do produto.
Recomendo que foque no desenvolvimento mobile e multiplataformas, para o mesmo tu poderá utilizar:

Unity3D //Engine para criação de jogos 2D e 3D multiplataforma, uma das mais utilizada atualmente pela sua simplicidade.

Game Maker Brasil// Engine para criação de jogos 2D, atualmente com multiplataforma

Construct 2D// Engine para criação de jogos 2D, possivel criar jogos sem código, atualmente com multiplataforma

CoronaSDK// Software de desenvolvimento mobile

Cocos2D// Frameworkd para desenvolvimento de jogos 2D mobile

Html5 Canvas/Javascript //Dizem que é o futuro, totalmente multiplataforma se não me engano tem compatibilidade com o Wimi5

Entre muitos outros...

As principais linguagens: C#, JavaScript, C++, Lua, Boo...
Línguagem não dará muita importância se você souber realmente utiliza-la, lembrando que tu deves sempre complementar seu conhecimento, é necessário que por ex: você souber C#, aprenda utilizar HTTP REST, MySql, Node, frameworks, etc... Pois complementam muito para o desenvolvimento e conhecimento.


Eu recomendo que aprenda a Unity 3D com (C# ou JavaScript), pois ela facilita muito e dá uma mecânica de qualidade.


Novamente, eu não acho legal entrar de cabeça nesta área como sustento, apesar de ainda eu ser um estudante, acho que deveria tratar jogos como hobby e quando na tua vida problemas financeiros não for dificuldade tentar seguir carreira nesta área...


Também pergunte diretamente para pessoas que trabalham diretamente nesta área:

Mopix Games : https://www.facebook.com/mopixgames?fref=nf
HG Game Studio: https://www.facebook.com/HGGameStudio
BitCakeStudio: https://www.facebook.com/BitcakeStudio

Interesse: https://www.youtube.com/watch?v=XSRW815pmx0
Interesse: http://mentalidadeempreendedora.com.br/ ... -digitais/
Interesse: http://idbgamedev.blogspot.com.br/2015/ ... gos-e.html
Interesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economi ... a-de-games


Lógica de programação C# na Unity + Criando um jogo Arkanoid: https://www.youtube.com/watch?v=LKMAR8w ... Ji-uhVVOKV

Sistema GUI: https://www.youtube.com/watch?v=-ro72ZgNzbE //Sistema GUI do Unity versão anterior, eu utilizo esta...

Sistema UI: https://www.youtube.com/watch?v=px0lWMTn6OU //Sistema UI da nova versão unity, a tendência é focar mais nela do que a GUI, pois ela utiliza o canvas sendo melhor adaptavel para inúmeras resoluções.

Qualquer duvida de código utilize o site: http://docs.unity3d.com/ScriptReference ... viour.html


Caso queira fazer jogos 2D: utilize plugins chamado TileMap, ajudam bastante na criação de cenário
Caso queira fazer jogos 3D: antes de criar jogos com maior potencial, procure tutoriais sobre criar editor de cenários, são bem úteis para GameDesign.


Caso queira fazer jogos 2D: Em vez de sprites prontos, faça a partes separadas, ex: http://unitycoder.com/blog/wp-content/u ... wnload.jpg
E então faça a animação dentro da Unity, assim você poderá em tempo de jogo trocar sprites ou equipar em cima a qual Unity fará que os novos equips sigam a animação original.
Vídeo criando animação: https://www.youtube.com/watch?v=aqjpeqzGC6Q



Discussão, desenvolver jogos como sustento vale a pena?

http://www.valinor.com.br/forum/topico/ ... ena.98091/
http://www.3dnerd.com.br/vale-a-pena-de ... no-brasil/
http://www.techtudo.com.br/platb/desenv ... le-a-pena/
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/ ... edor/36780




Bom, não é tudo que você precisa saber, mas acho que formará um pouco sua opinião, lembrando que falei de minha opinião e pode ser diferente para tu, espero que tenho ajudado, tudo de bom...


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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Qui Jul 16, 2015 11:54 pm 
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Registrado em: Qui Jul 16, 2015 12:10 pm
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renalol escreveu:
Vou me basear na região da minha cidade...

Hoje um desenvolvedor de jogos não pode saber ou só programar, ou só design, ou só artista 2d, e por ai vai. As empresas que contratam por aqui contrata justamente profissionais que além de trabalhar rápido possuem conhecimento na parte gráfica também.
Resumindo, é preciso que o profissional desta área tenha no minimo conhecimento tanto em programação, design e marketing e que saiba fazer um produto de qualidade.
A maior parte de desenvolvimento de jogos são para mobiles, você é obrigado a aprender tudo que um celular pode oferecer para criação do produto.


Agora você tem que priorizar o que você deseja fazer, desenvolver games para empresas ou ser um desenvolvedor indie, de qualquer maneira na minha opinião o Brasil não tem tanto mercado para games assim e você poderá se frustrar bastante se entrar de cabeça nesta área como sustento.
Também tenha em mente que nem sempre serão jogos de seu gosto, você pode tanto trabalhar na criação de um Clash Of Clans como em um jogo do Dollynho.

Para desenvolver jogos hoje, você tem que usar frameworks ou engines, pois aumentam muito a qualidade e a entrega do produto.
Recomendo que foque no desenvolvimento mobile e multiplataformas, para o mesmo tu poderá utilizar:

Unity3D //Engine para criação de jogos 2D e 3D multiplataforma, uma das mais utilizada atualmente pela sua simplicidade.

Game Maker Brasil// Engine para criação de jogos 2D, atualmente com multiplataforma

Construct 2D// Engine para criação de jogos 2D, possivel criar jogos sem código, atualmente com multiplataforma

CoronaSDK// Software de desenvolvimento mobile

Cocos2D// Frameworkd para desenvolvimento de jogos 2D mobile

Html5 Canvas/Javascript //Dizem que é o futuro, totalmente multiplataforma se não me engano tem compatibilidade com o Wimi5

Entre muitos outros...

As principais linguagens: C#, JavaScript, C++, Lua, Boo...
Línguagem não dará muita importância se você souber realmente utiliza-la, lembrando que tu deves sempre complementar seu conhecimento, é necessário que por ex: você souber C#, aprenda utilizar HTTP REST, MySql, Node, frameworks, etc... Pois complementam muito para o desenvolvimento e conhecimento.


Eu recomendo que aprenda a Unity 3D com (C# ou JavaScript), pois ela facilita muito e dá uma mecânica de qualidade.


Novamente, eu não acho legal entrar de cabeça nesta área como sustento, apesar de ainda eu ser um estudante, acho que deveria tratar jogos como hobby e quando na tua vida problemas financeiros não for dificuldade tentar seguir carreira nesta área...


Também pergunte diretamente para pessoas que trabalham diretamente nesta área:

Mopix Games : https://www.facebook.com/mopixgames?fref=nf
HG Game Studio: https://www.facebook.com/HGGameStudio
BitCakeStudio: https://www.facebook.com/BitcakeStudio

Interesse: https://www.youtube.com/watch?v=XSRW815pmx0
Interesse: http://mentalidadeempreendedora.com.br/ ... -digitais/
Interesse: http://idbgamedev.blogspot.com.br/2015/ ... gos-e.html
Interesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economi ... a-de-games


Lógica de programação C# na Unity + Criando um jogo Arkanoid: https://www.youtube.com/watch?v=LKMAR8w ... Ji-uhVVOKV

Sistema GUI: https://www.youtube.com/watch?v=-ro72ZgNzbE //Sistema GUI do Unity versão anterior, eu utilizo esta...

Sistema UI: https://www.youtube.com/watch?v=px0lWMTn6OU //Sistema UI da nova versão unity, a tendência é focar mais nela do que a GUI, pois ela utiliza o canvas sendo melhor adaptavel para inúmeras resoluções.

Qualquer duvida de código utilize o site: http://docs.unity3d.com/ScriptReference ... viour.html


Caso queira fazer jogos 2D: utilize plugins chamado TileMap, ajudam bastante na criação de cenário
Caso queira fazer jogos 3D: antes de criar jogos com maior potencial, procure tutoriais sobre criar editor de cenários, são bem úteis para GameDesign.


Caso queira fazer jogos 2D: Em vez de sprites prontos, faça a partes separadas, ex: http://unitycoder.com/blog/wp-content/u ... wnload.jpg
E então faça a animação dentro da Unity, assim você poderá em tempo de jogo trocar sprites ou equipar em cima a qual Unity fará que os novos equips sigam a animação original.
Vídeo criando animação: https://www.youtube.com/watch?v=aqjpeqzGC6Q



Discussão, desenvolver jogos como sustento vale a pena?

http://www.valinor.com.br/forum/topico/ ... ena.98091/
http://www.3dnerd.com.br/vale-a-pena-de ... no-brasil/
http://www.techtudo.com.br/platb/desenv ... le-a-pena/
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/ ... edor/36780




Bom, não é tudo que você precisa saber, mas acho que formará um pouco sua opinião, lembrando que falei de minha opinião e pode ser diferente para tu, espero que tenho ajudado, tudo de bom...




Concordo, conseguir trabalhar na area de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil é um grande desafio. Mesmo assim eu não vou deixar de realiza-lo.

Vou seguir o seu conselho e unir o útil ao agradável, me profissionalizar na linguagem que a faculdade nos ensina e que particulamente gosto bastante, o C#. Onde poderei posteriormente desenvolver jogos junto com outros interessados.

Já estive estudando as funcionalidades do Unity 3D, realmente é muito bacana, sem contar que para desenvolver jogos simples nesta engine é super fácil. Para animações eu gosto muito o Blender que utiliza Python.

Não é atoa que as faculdades pertinentes no territorio nacional ensinam desde a concepção à conclusão dos processos de desenvolvimento de jogos. Até porque a maioria destas empresas são de pequeno porte e precisam de um profissional que desempenhe mais de um processo. Concorda?

Obrigado pelos links! realmente esclareceram muitas dúvidas que tinha a respeito do tema!

Alguem conhece um curso on-line de C# (intermediário), Unity3D e Blender3D??

Se alguem estiver engajado em um projeto relacionado com o tema e quiser minha ajuda entre em contato!

Obrigado a todos!


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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Sex Jul 17, 2015 1:39 am 
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Concordo, para criação de jogos para essas empresas utilizam equipes muito pequenas, tendo assim o programador também saber design e sonoplastia. Recomendo que você se especialize também mesmo que por parte em Photoshop ou Gimp para edição de imagens e também em criação de trilha, para o mesmo pode utilizar o MusicMaker14, GarageBand, entre outros de sua preferência...

Sobre curso C#, brasileiro só ensina a lógica de programação e o resto que de seus pulos, fórums brasileiros estão quase 100% abandonados, tutoriais brasileiro de sistemas networks nem se fala, e por ai vai... os mais completos sobre assunto são livros, o porém é que são em inglês, se não tiveres problema:

https://drive.google.com/file/d/0B2FlsV ... Q3eWc/edit
http://vk.com/doc187705827_357735862?ha ... 6e41c8c03e

Quero ressaltar que a linguagem C# é diferente na Unity, é a mesma sintax de lógica, mas ela utiliza a bíblioteca MonoBehaviour também conhecida como UnityScript.

Sinceramente recomendo que aprenda na prática, pegue um papel e faça um esboço de um game mais simples possivel nem que seja uma imitação do FlappyBird, enquanto está desenvolvendo problemas vão surgir, e com esses problemas tu aprenderá mais e mais, você usurá como nunca referenciaUnity: http://docs.unity3d.com/ScriptReference/


Sobre curso Blender, vi pessoas que ficaram bem feras em modelagem só assistindo esta Playlist: https://www.youtube.com/watch?v=dQEPVj0 ... ZJX9AE_dJQ
Se procura curso de Python no blender, eu nunca tentei aprender então não posso apresentar algo de qualidade...



Uma coisa que acho legal para fazer, é recriar mecânicas de jogos antigos como Mario World, Megaman, SimCity, etc... mesma que seja apenas 1 fase, pois sempre quando precisar você tera conhecimento de como aplicar e tera prontas para uso rápido...


Se interessar: http://www.spriters-resource.com/snes/smarioworld/

Espero ter ajudado, tudo de bom.


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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Seg Ago 17, 2015 8:22 am 
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Só aproveitando o que foi falado no tópico...
Vocês disseram que hoje as empresas trabalham com equipes pequenas.
Em média quantas pessoas fazem parte de uma equipe?
Digamos que eu queira desenvolver um jogo do tipo Angry Birds, ou coisa parecida. Quantas pessoas (em média) eu precisaria.
E como fica a questão dos cargos?
São contratadas pessoas para cargos específicos (tipo: 1 disigner, 1 programador, etc);
ou são contratadas pessoas de forma generica (tipo: 5 desenvolvedores de games)?

Obrigado!


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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Seg Ago 17, 2015 11:54 am 
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Membro intermediário

Registrado em: Sex Abr 04, 2014 11:10 pm
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Bom Rafaell, o equipe de um empresa é definida para a meta do projeto, por exemplo: Em jogos Triple A são centenas de milhares de pessoas que participam na produção de um game tanto diretamente quanto indiretamente, se você pegar os créditos de um God Of War, Battlefield, etc verá a complexidade de cargos no meio; Em jogos simples mobile como por exemplo em Andry Birds, Clash Of Clans, etc, são em torno de 40 pessoas para a conclusão do game.
Mas veja que estas já são empresas formadas e com várias mecânicas por trás, por isso eu não diria que são desenvolvedores Indies...

Mas vamos direto, sinceramente você pode criar um game totalmente sozinho ou com uma equipe pequena desde que não seja um projeto ambicioso, não queira fazer um MMORPG, não queira fazer um TRIPLE A, não queira fazer uma MOBA ONLINE, o ideal seria criar um game com uma mecânica tão genérica que seja possível reutiliza-la em todo o jogo ou até mesmo em um novo projeto.

Ex de mecânicas genérica:

Matriz de níveis (Carregamento de cenas diferentes com banco de dados):
Imagem

IA inimigo (Tão genérica que seja possível em todos os diferentes inimigos com poucas modificações):
Imagem

Editor de mapas (Indispensável, facilita pra caramba):
Imagem

Entre muitos outros...


Bom, partido para os cargos, em geral você só precisa de 1 ótimo Programador, 1 Artista 2D e 1 Sonoplasta, sendo que os mesmos devem sempre apresentar conhecimentos a mais, exemplo o Artista 2D que precisa também saber fazer animação... Mas de forma ampliada para um empresa pequena os cargos são:

Programador
Animador
Designer (Level e Game)
Artista 2D ou 3D
Animador 2D ou 3D
Sonoplasta
Roteirista
Texturizador
Projetista


Espero ter ajudado, tudo de bom...


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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Ter Ago 18, 2015 9:39 am 
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Muito obrigado Renalol,

Eu sou Analista de Sistemas, mas nunca atuei com desenvolvimento de jogos.
Um amigo recentemente me chamou para coordenar (como gerente de projetos) um projeto dele, que é de aplicar técnicas de realidade aumentada para confeccionar mini jogos.
O projeto deve começar no final desse ano / ou começo do ano que vem. Entretanto eu estou procurando me atualizar sobre o setor.
Até lá pretendo conhecer o máximo possível sobre desenvolvimento de games, para que eu possa desempenhar bem minhas funções como gestor.

Valeu!


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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Ter Ago 18, 2015 1:27 pm 
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Registrado em: Sex Abr 04, 2014 11:10 pm
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Entendo, já tem bastante plugins que auxiliam realidade aumentada na Unity, uma alternativa que posso apresentar pra você é o Vuforia.

Demonstração do Vuforia: https://www.youtube.com/watch?v=cTIjpo6cb6M
Aulas com Vuforia + Unity: https://www.youtube.com/watch?v=IcihRWQJtE8


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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Sáb Ago 22, 2015 7:43 am 
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Membro novo

Registrado em: Sáb Ago 08, 2015 1:47 pm
Mensagens: 5
renalol escreveu:
Entendo, já tem bastante plugins que auxiliam realidade aumentada na Unity, uma alternativa que posso apresentar pra você é o Vuforia.

Demonstração do Vuforia: https://www.youtube.com/watch?v=cTIjpo6cb6M
Aulas com Vuforia + Unity: https://www.youtube.com/watch?v=IcihRWQJtE8


Oi Renalol,

Vi sua mensagem passei a noite inteira estudando as ferramentas. Realmente é incrível o que se pode fazer com elas. Nem eu que sou grande fã de novas tecnologias sabia que era possível ir tao longem.
Agora eu fiquei com uma dúvida:
Na sua opinião porque jogos com essa tecnologia não chegam em alta escala no mercado final?

Mais uma vez muito obrigado!


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 Título: Re: As Exigências do Mercado de Trabalho
MensagemEnviado: Sáb Ago 22, 2015 7:45 pm 
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Bom, eu vejo desta forma, estes jogos com esta tecnologia não chegam em alta escala devido por ela ainda estar especifica e não ser algo necessário, hoje praticamente é preciso ter celular, é preciso ter PCs e Notebooks, é preciso ter TVs, entre outros... Apesar de a Realidade virtual já ser estudada desde os anos 50, ela ainda não é visto como aparelho de urgência.

A ideia é que após o Windows 10 e mais alguns anos seja possível toda interação ser feita em óculos virtuais (quase um monopólio da Microsoft kkkk), mas não vou entrar em detalhes sobre o que a Microsoft está pretendendo.

Entrando na ideia de usar a Realidade Virtual para jogos, como já mencionei é algo que ainda não se popularizou, ainda mais no Brasil em que desenvolver jogos já não é bem visto.

Então se a ideia é entrar neste tipo de Tecnologia, acredito que a melhor forma é ingressar aonde você tenha chances de receber FeedBack rápido que são os Mobile, por isso te apresentei o 'Vuforia', é muito mais viável você transformar o celular em um Oculus Rift do que fazer uma pessoa comprar especificamente para isso.
Mas não leve isto a mal, se tiver oportunidade de estudar com o aparelho em mãos faça, todo conhecimento vai te servir de alguma forma.

Bom é isso ai, não terminei tudo que queria falar mas em resumo está ai. Tudo de bom.


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