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Autor Mensagem
 Título: Tutorial Asphyre 01
MensagemEnviado: Dom Dez 17, 2006 3:03 pm 
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Tutorial Asphyre 01

Objetivo: entender como funciona o Asphyre e como efetuar draw de imagens no seu canvas.

Passos:

Crie um novo projeto no delphi e drop no formulário os seguintes componentes em ordem:

TAsphyreDevice
TAsphyreTimer
TAsphyreCanvas
TAsphyreImages
TASDb

Na pasta Tools dos fontes do asphyre existe uma ferramenta: AsphyreManager.exe, abra ela e crie um novo ASDB, clique no primeiro botão da esquerda pra direita e selecione onde salvar o arquivo, o ASDB é o arquivo que irá armazenar todos os resources do seu game, você pode usar vários ASDB ou também poderá não usá-lo, isso vai de sua preferência, o arquivo ASDB pode ser encryptado com senha, então para proteger seus resources é uma boa usá-lo. Adicione ao ASDB criado uma imagem qualquer, de preferência um png com alpha-channel. Se não tiver nenhum use este:

Imagem

Pra adicionar imagens clique no botão 5º botão da esquerda pra direita, se fosse um outro tipo de arquivo qualquer seria o 4º botão. Simplesmente feche o editor e volte ao delphi.

No componente ASDb que você criou no formulário aponte a propriedade filename para o arquivo que você criou.
Agora no OnCreate do Formulário adicione o seguinte código:

Código:
if AsphyreDevice1.Initialize then
   begin
      //carrega do arquivo ASDB todas as imagens (apenas ponteiros).
      AsphyreImages1.LoadFromASDb(ASDb1);
      //habilita o timer
      AsphyreTimer1.Enabled := True;
   end;


Declare na uses a unit "AsphyreDef", adicione então ao evento Ontimer do AsphyreTimer o seguinte código:

Código:
   //limpa o plano de fundo, preenchendo com a cor azul
   AsphyreDevice1.Render(clNavy, True);
   //Finaliza os desenhos e mostra tudo no canvas
   AsphyreDevice1.Flip;


Por fim adicione ao evento OnRender do AsphyreDevice o código:

Código:
   
   //inicia cena, é necessário antes de qualquer draw
   AsphyreDevice1.BeginScene;
   //desenha a imagem no canvas, a opção fxblend significa que irá manter as transparências, alpha-channel e antialiazing
   AsphyreCanvas1.Draw(AsphyreImages1[0], 10, 10, 10, fxBlend);
   //termina a cena, é necessário após fazer qualquer draw
   AsphyreDevice1.EndScene;


Agora é só dar F9 e ver o resultado, lembre-se que o canvas se adapta ao formulário, defina as opções de exibição no componente AsphyreDevice.

Baixe os fontes + executável do exemplo aqui:

http://fileho.com/download/4d8ffa742399 ... 1.rar.html


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