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 Título: Re: Licença da NGD (Newton Game Dinamics), dúvidas!!!
MensagemEnviado: Dom Mai 19, 2013 4:32 pm 
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Registrado em: Seg Ago 25, 2008 10:07 pm
Mensagens: 37
O Newton é livre para uso comercial sim, está lá na página http://newtondynamics.com/forum/newton.php:

Citação:
Newton zlib license
Copyright (c) <2003-2011>

This software is provided 'as-is', without any express or implied
warranty. In no event will the authors be held liable for any damages
arising from the use of this software.

Permission is granted to anyone to use this software for any purpose,
including commercial applications, and to alter it and redistribute it
freely, subject to the following restrictions:

1. The origin of this software must not be misrepresented; you must not
claim that you wrote the original software. If you use this software
in a product, an acknowledgment in the product documentation would be
appreciated but is not required.

2. Altered source versions must be plainly marked as such, and must not be
misrepresented as being the original software.

3. This notice may not be removed or altered from any source distribution.

Julio Jerez and Alain Suero
http://www.gzip.org/zlib/zlib_license.html


O nome Newton e a sigla NGD se referem a mesma coisa: a biblioteca de simulações
físicas Newton, que é duas DLLs (bibliotecas dinâmicas) atualmente, newton.dll e dJointLibrary.dll, mais os
headers e bibliotecas estáticas (LIBs) escritos em C que servem para se comunicar com essas DLLs no código escrito
pelo programador em C, na IDE Microsoft Visual Studio.

Quando vamos usar o Newton em Delphi, usamos traduções desses Headers escritos em C. Traduções estas
feitas para Object Pascal, a linguagem do Delphi. Esses headers traduzidos se comunicam diretamente com
essas DLLs.

Existem várias versões do Newton, desde a mais antiga 1.53 que se manteve por anos, até a última estável 2.36 e a
alpha 3.07. Essas versões alpha são versões em desenvolvimento, com possivelmente alguns bugs ainda.

O oxNewton foi uma tentativa de Dave Gravel de fazer um componente fácil de usar em Delphi, para se comunicar com
essas DLLs, ou seja, era uma tradução dos headers em C feita por ele mesmo. Essa versão usaria tmb várias classes
já feitas que serviriam pra criar rapidamente objetos como carros, character controllers e ragdolls com pouquíssimo código.
Porém ele parou de fazer esse componente e ele não é mais usado. Ele disse q parou por que o Newton estava atualmente em constante desenvolvimento, na época isso era o inicio da versão 2.0, cheia de bugs realmente, e constantemente sofria atualizações em várias procedures e funções, dificultando o trabalho Gravel. Por isso ele parou. Porém agora essa versão 2.0 está estável, mas acho q Dave Gravel não vai seguir nela não.

No GLScene tmb foi criado um componente nesse estilo do oxNewton, o GLS_NGD, ao estilo do GLS_ODE que já existia para se comunicar com a biblioteca fisica ODE. Porém esse GLS_NGD é bem mais simples, ainda que o oxNewton. E só tinha classes prontas
para implementar rapidamente algumas juntas, mas não tinha nada que permitisse criar carros e ragdolls facilmente (se bem que no oxNewton isso não era tão facil assim tmb).

Dê uma olhada nesta minha página:
http://jersonseling.wikispaces.com/Newton

E tmb curta esta minha página no facebook sobre GLScene.
https://www.facebook.com/Glscenebr

Criei ela a pouco tempo, mas prometo postar regularmente conteúdo por lá relacionado a GLScene e Delphi. Atualmente estou postando mais sobre o uso de Kinect com Delphi.

Abraços

_________________
Conheçam meu projeto de GLScene em:

http://jersonseling.wikispaces.com


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