A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Sex Ago 07, 2020 2:52 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Sex Nov 17, 2006 11:48 am 
Membro novo

Luiz, estou usando o ogre à um tempo e sei que no tutorial intermediário 1 tem o básico sobre animação e sei que dá pra fazer algo bacana com isso .

Título:
MensagemEnviado: Ter Dez 19, 2006 7:48 pm 
Membro novo

Eu estou querendo tambem fazer umas animações. O nome correto dessas animações processadas chama-se de "machinima". Acho que o modo correto de produzir estas animações são com uso de arquivos de dados e não com arquivos que contem funções no LUA.

Título:
MensagemEnviado: Qua Jan 17, 2007 12:42 pm 
Membro novo

Luiz...

comparar o Ogre com o Irrlicht talvez não seja tão fácil assim... isso porque o Irrlicht é um engine para jogos, diferentemente do Ogre3D... Com o Irrlicht, você ja (se não me engano) possui, além da engine gráfica, a API pra manipulação do I/O, rede, e outras coisinhas a mais. O Ogre é um engine gráfico, utilizado para renderização, e ponto final... é claro que ele é bastante utilizado para jogos, mas é necessário também, ao se tentar fazer um jogo, utilizar-se de outras engines. Então qual a vantagem do Ogre? Pelo que conheço e lí a respeito, o Ogre é muito superior ao Irrlicht na renderização, justamente porque ele só foi feito pra isso (embora o desempenho do Irrlicht seja superior).

Sobre a animação, o ric_eng tem razão. Existe um tutorial no wiki do ogre que demonstra como movimentar o mesh e como "acionar seus diefrentes estados", ou seja, dizer qual a animação que ele deve fazer. Nada de muito complicado. Agora, é claro que você ja deve ter animado o mesh no 3d max, Blender ou qualquer outro programa de modelagem gráfica. Agora, se você quiser animar seu mesh, ou mesmo criar seu mesh a partir do próprio ogre, bom.... daí fica um pouco mais complicado :D

O Ogre possui sua API para criação de objetos (ou você pode ir na unha e utilizar o DirectX ou OpenGL), mas não sei o quanto inteligente isso é (A não ser que você queira ter o completo controle em suas mãos).

Espero ter te ajudado.

Qualquer coisa, estamos aí!

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas