A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Qua Out 21, 2020 4:15 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: criando engine
MensagemEnviado: Qua Fev 10, 2010 11:49 am 
Membro intermediário

galera sei que é complicado eu to trabalhando em umonte de coisas ao memso tempo mais sinto votade de aprende a fazer ascoisas(eu to criando meu jogo, trabalhando como webdesing e agora programando e m VB ) :)
gostaria de uma ajuda estou crinado uma engine como posso fazer um visualizador onde a pessoa ira ver seu jogo sendo montado ?
só isso ?

talves demore mais vou terminar :shock:

Título:
MensagemEnviado: Qua Fev 10, 2010 5:48 pm 
Membro novo

Boa Noite ou Boa Tarde, sei la!

Bom claudiocd, não entendi muito sua pergunta, mas pelo que eu entendi você quer saber como faz uma interface para sua Game Engine?

Corrigindo:
Se você for usar o Visual Basic, você pode usar o WinForms ou WPF(Windows Presentation Foundation).

Bom querer fazer uma Game Engine não é algo meio Ambicioso?principalmente se você estiver pensando em fazer sozinho...
hehehhe!

Bom do mesmo jeito Boa Sorte!

Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 8:15 am 
Membro intermediário

na verdade não acho ambicioso não é qu eeu tenho vontade de aprender e fazer as coisas :D mais a pergunta creio que me espresse mal a interface ja ta quase feta .
[img][img]http://img237.imageshack.us/img237/9057/programar.jpg[/img][/img]

mais a minha duvida por enquanto é como fazer um vsualizador 3D oara que quando colocar objetos em meu banco de dados possa ser visto neste visualizador

os botoes ai amaioria ja esta funcionando :D
espero que de para entender :?

Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 9:36 am 
Membro avançado

Claudio acredito que você não tenha muito conhecimento ainda para tentar algo como uma engine, comece com pequenos joguinhos e utilizando engines para ter uma idéia de como funciona.

Digo isso porque:

1: Você precisa entender a diferença entre ter uma biblioteca e ter um motor (no seu caso uma game lib ou um game engine).
1.1: Uma engine é uma coleção de bibliotecas para manipulação de diversos fatores envolvidos no jogo, poderia ser só gráfico mas aí seria uma engine de renderização e não de jogo compreende? Dê uma olhada na documentação da unity e todas as classes que existem nela e você vai entender o que estou falando.

2: Você vai precisar entender bastante sobre conceitos como Orientação à Objetos, Orientação à Eventos, Arquitetura de Sistemas, Camadas de Abstração de Sistemas e um montante massivo de disciplinas que vão ajudar a modelar o seu projeto da forma correta.

3: Você precisará implementar os objetos e a estrutura das tuas bibliotecas criando as classes básicas para gerar tela, criar uma cena, colocar objetos na cena, colocar eventos nos objetos e etc...

4: E isso vai se extendendo bastante e, sei lá, lá pelo 20º ítem que eu citaria aqui você iria começar a pensar no editor. Por quê?!? Porque o editor é só uma ferramenta para manipular o conteúdo da engine. Ele não é a engine, sacou?

Outra coisa. Eu sei que isso depende do tipo de jogo que será o foco da sua engine mas, você mencionou banco de dados. A unity por exemplo não usa banco de dados. A estrutura da maioria dos jogos que não são arquitetados para web ou como cliente/servidor não usa banco de dados e sim bases de dados dentro da estrutura do jogo, organizados em formatos agrupados/compactados com algorítmos que o próprio desenvolvedor cria para tornar inacessível o conteúdo do jogo por fora do jogo.

O que eu percebí é que você tem uma idéa de que fazer a engine vai ser igual a fazer um formulário de cadastro de clientes no VB. Não é nem meramente semelhante!

Por fim. Não adianta você ficar tentando desenvolver algo sem ter conhecimento acerca dele, fazer esta "casca" com componentes em VB e tentar fazer isso virar uma engine será o pior caminho que você poderá tomas e, não que você não consiga desenvolver uma engine sozinho, mas isso vai demandar anos de estudo e de trabalho para acontecer e não vai começar com a casca do editor. Por isso eu falei no início do texto, comece com algo mais simples, mas é muito importante começar e TERMINAR. ;)

Se você quer realmente fazer uma coisa interessante pode reunir algumas bibliotecas como a gameSpaceLib do saudoso André Santee e alguma bilioteca de física 2D e fazer uma maker utilizando elas. A gameSpaceLib está sob licença LGPL se não me engano portanto não teria problemas realizar este trabalho e para a parte da física eu estou um pouco desatualizado mas dê uma olhada na Newton. Só que este trabalho vai ficar complicado fazer em VB eu indicaria fazer em C/C++ com QT4 ;)

Espero não ter sido tão desanimador, o intuito é te ajudar a encontrar um caminho que seja viável já que você está iniciando e está cheio de idéias e vontade de estudar.

até mais!

ps: cadê o demo do joguinho em unity que você estava fazendo? Lembre-se o importante não é começar 300 projetos mas sim TERMINAR pelo menos 1.

:)

Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 9:45 am 
Membro intermediário

cara vc tem razão sobre tudo que falou mais pode demorar o tempo que for eu vo fazer uma engine :D falandoda demo tá quase lá só falta resolver um problema da arma e´pronto ja coloco éla aqui pra vcs testarem blz eu tive vontade de cria uma game engine porqu eja tem uma com codigo aberto aqui que achei ai v cria do 0 aminha vendo os codigos da outra :D mais valeu ai pelo que vc falou e outra eu me inspirei no (Edirlei ) o cara tem 22 anos e veiz um a engine sozinho :roll: em 3D www.eternix.com.br eu tenho o orkut dele converso com ele ele fez quando éra mais novo começo termini ja faiz um bom tempo porque a engine já t a na versão 1.6 qué é muito boa .ainda vou fazer a minha (claro qu etenho que me matar de estudar) mais vo fazer . (amo esse forum :D )

Título:
MensagemEnviado: Qui Fev 11, 2010 10:22 am 
Membro avançado

Ví a nova imagem alí... to esperando para testar.

Se você tem uma engine legal open source trabalhe nela... verifique a licença, dependendo da licença você pode melhorar e usar comercialmente, só vai precisar creditar os autores (créditos não são royalty ;)).

Se você perceber que não vale a pena investir nela por causa da licença cuidado com a similaridade entre sua nova engine e a engine que você está usando como referência, pode caracterizar como plágio hehehe.

Mas é isso aí, vai fundo velho, estuda que é bom!

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas