A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Qui Dez 03, 2020 10:31 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Re: projeto como projetar um jogo
MensagemEnviado: Seg Jan 09, 2006 5:33 am 
já estou familiarizado com alguns detalhes de como programar um jogo, mais na minha experiencia de desenvolver um foi muito dificil.
descobri que parte dessa dificuldade foi falta da elaboração de um projeto para o jogo.
Então notei que talves basta-se aprender um pouco sobre engenharia de software para melhorar o meu rendimento!

mas encontrei certa dificuldade, pois o tema é muito extenso e descobri um modelo de desenvolvimento de software bastante peculiar: o modelo basar!

gostaria de saber com os mais experientes como realizar um PROJETO de um jogo, onde posso aprender tecnicas para tal projeto e se o modelo basar serve para esse tipo de software que amamos.

Obrigado.

Título: Re: projeto como projetar um jogo
MensagemEnviado: Seg Jan 09, 2006 12:12 pm 
Membro novo

rsementee escreveu:
já estou familiarizado com alguns detalhes de como programar um jogo, mais na minha experiencia de desenvolver um foi muito dificil.
descobri que parte dessa dificuldade foi falta da elaboração de um projeto para o jogo.
Então notei que talves basta-se aprender um pouco sobre engenharia de software para melhorar o meu rendimento!

mas encontrei certa dificuldade, pois o tema é muito extenso e descobri um modelo de desenvolvimento de software bastante peculiar: o modelo basar!

gostaria de saber com os mais experientes como realizar um PROJETO de um jogo, onde posso aprender tecnicas para tal projeto e se o modelo basar serve para esse tipo de software que amamos.

Obrigado.

Nunca ouvi falar. Tem mais detalhes sobre esse modelo? Alguma página na internet, algum livro, qualquer coisa?

Título: modelo basar
MensagemEnviado: Seg Jan 09, 2006 7:22 pm 
o modelo basar pelo é um modelo extremamente eficiente mais ainda de deficil aceitação para muitas instituições e projetos.
O linux foi o primeiro software desenvolvido a partir de tal processo, outro muito conhecido é o firefox.
o modelo basar é mais bem discultido no livro que se encontra livremente na internet : a cateral x o basar

tentarei resumir o que é o modelo bazar:
uma base prototipada de um software é lancada na internet (com o codigo fonte) e disponibilizada para que qualquer interessado analize, teste e modifique o codigo inicial, que irá sendo evoluido a partir da ajuda de diversas pessoas, chegando a casa das centenas ou milhares.

para isso o software tem de ser livre!
é onde se encontra parte do problema: como obter retorno com um software livre?

o resultado o software sai muito bem testado e, na maioria das vezes, mais eficiente, e com bem menos bug. tambem é favoravel para todo o tamanho de softwares.

só que como viabilizar, organizar e lucrar(afinal todos precisamos comer e pagar contas) com tal forma de projeto?

uma maneira pode ser atravez da manutenção, ou na venda do produto como em distribuições (veja que há no mercado muitas distribuições do linux pagas, mas nem sempre são as melhores).

SE ALGUEM TIVER MAIS ALGUMA INFORMAÇÂO, CONTINUEM, OBRIGADO!

e minha duvida continua: quais são os melhores modelos de engenharia de software para se aplicar a um GAME.

Título:
MensagemEnviado: Seg Jan 09, 2006 8:01 pm 
Membro avançado

Quem trabalha com software livre lucra com serviços. Entenda por serviços desde assistencia técnica até públicações de livros sobre a utilização do software. No caso de jogos freeware (Não OpenSource) é comum se ter lucro a partir da venda de extras. Por Exemplo: jogos como GunBound e Pristontale são gratuitos mas oferecen itens especiais que somente são adquiridos mediante pagamento. Agora, lucrar com um jogo OpenSource é meio complicado, uma vez que o tipo de serviço oferecido varia de acordo com o público alvo do seu jogo.

Título: Metodologia para controle de projeto
MensagemEnviado: Ter Jan 10, 2006 12:48 pm 
Membro novo

Olá,

gostei muito da preocupação do nosso amigo em relação ao desenvolvimento de projetos de software.

Eu pessoalmente trabalho em uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de soluções WEB e utiliza basicamente 2 metodologias para conseguir gerenciar o projeto:

O primeiro chama-se RUP (Rational Unified Process) que era da Rational e foi comprado pela IBM. Esta metodologia consiste num conjunto de documentos que trilham os passos que devem ser seguidos para que os processos de engenharia de software possam ser gerenciados e que o projeto chegue ao fim.

O segundo chama-se PMI (Project Management Institute) que consiste em gerenciar não o processo de engenharia de software em si, mas sim, tudo o que é necessário para que o desenvolvimento de um software possa acontecer no prazo e custo estipulado.

Resumindo o RUP responde pelo desenvolvimento em si e o PMI pelo gerenciamento de recursos (programadores, analistas, gerentes...), infra-estrutura...ou seja...td o que precisa ser gerenciado em um desenvolvimento em grupo.

Como nosso amigo disse, estas metodologias são de conteúdo extenso, no entanto, uma vez tendo seus conceitos em mente, qualquer projeto é gerenciado de forma eficaz.

O conceito de Basar eu não conhecia e pesquisei agora. Realmente ele existe e consiste na distribuição das tarefas em uma rede. Uma definição interessante é a seguinte: "agentes inteligentes para coletar e manter um conjunto de links relevantes para cada um dos seus usuários (desenvolvedores, testers, etc..) "

A minha opinião a respeito deste método é que infelizmente, pelo fato de ser recurso que não possuem um comprometimento com o projeto, vc naum pode estipular prazo de entrega, nem padronização, nem documentação ... e isto resulta em muito tempo de manutenção, chegando ao ponto de abortar um projeto. A menos que se faça como o projeto Linux, onde as melhorias eram enviadas ao Linus Tolvards (criador do linux) e este fazia a alteração e lançava na comunidade. Mas de qualquer forma não se podia estipular prazo.. De qualquer forma esta é uma opinião minha.

Se alguém conhecer mais alguma metodologia de gerenciamente no desenvolvimento de software, e, especialmente para jogos, que dê sua sugestão!

Título: ENGENHARIA DE GAMES
MensagemEnviado: Ter Jan 10, 2006 5:03 pm 
Membro novo

Pois é!
Achei um material interessante para se ler.
não é muito completo, mais dá pra ter noção de algumas coisas que se deve ter em mente a criar um GAME.

Para organizar os materiais que possamos fazer ou encontrar criei um novo progeto ENGENHARIA DE GAMES.

lá colocarei artigos, links e programas que possam ajudar no desenvolvimento de games.

aviso à todos: para ter um bom sucesso na criação de seus softwares é bom que projetem tudo o que puderem antes de começar, se começarem a estudar um pouco sobre o assunto verão o por que disso.

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas