Bom fas muito tempo que não mecho no Rph maker. Mas pelo oque eu entendi você quer que depois de conversaro com o npc ele seme e não fala mais nada serto?
Bom se for isso faz o seguinte:
Citação:
:arrow: Na primeira aba do npc crie um switch com o nome que vc quizer mas deixe ele off. Quando você terminar o evento de conversa você coloca um evento de mudar a sprite do seu npc para neutra ou seja invisivel
ai é so colcoar um evento para mudar aquele switch que nos criamos para on(no final do evento do npc).
Bom ai você clica lá em cima em nova página, para criar uma outra página
de evento ai você coloca a condeção dela funcionar(no top a esquerda) somente se o switch que você criou anteriormente estiver on. Ai você vai escolher uma sprite neutra ou seja que não dá para enchegar.(Bom ai o seu npc vai funcionar da seguinte forma: você vai conversar com ele ai na hora que você acabar de funcionar ele vai desaparece e se você tentar conversar com ele mesmo estando invisivel ele não vai responder.)
Bom se você não entendeu direito e está querendo uns tutoriais tem essa hiper lista que o Frenético criou que eu acho que vai ser de grande ajulda para você.
http://www.gamedev.com.br/forum/viewtopic.php?t=939