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 Título: AllegroPnG como usar ?
MensagemEnviado: Sex Jul 06, 2007 3:11 am 
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Registrado em: Sex Jul 06, 2007 2:26 am
Mensagens: 20
Localização: Petrópolis - RJ
oi galera
Estou iniciando em Allegro e
Estou com problemas para carregar .png no meu projeto
Não tive problemas com .bmp , Pois li um bom tuto
mais não encontrei Tutos sobre .png no Allegro
Se alguém puder me ajudar
ficarei agradecido
vlw!!! =)


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MensagemEnviado: Seg Out 08, 2007 5:04 pm 
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Registrado em: Seg Jan 16, 2006 3:01 am
Mensagens: 3
Não viu na documentação da biblioteca?

Para incializar a AllegroPNG, utilize:
Código:
alpng_init();

Se você inicializar, você vai poder carregar os PNGs diretamente de DATAFILE ou pela função load_bitmap do allegro, caso não inicialize, ela funciona, porém carregando com a função load_png, que é idêntica a load_bmp.

Para utilizar o canal alpha do PNG é idêntico ao do TGA, bas dar um set_alpha_blender e depois imprimir com draw_trans_sprite.

Flwsss

_________________
http://crocidb.wordpress.com/ - CrociDBlog


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 Título: Revisamdo a Dica
MensagemEnviado: Sáb Dez 26, 2009 2:18 am 
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Registrado em: Dom Fev 25, 2007 5:34 am
Mensagens: 3
:wink: se voce tiver usando o DEV-CPP
tem que colocar Project-> Options -> parameters na coluna linker coloque -lalpng -lalleg essa ordem aew e importante para nao dar erro!

#include <allegro.h>
#include <alpng.h>

int main()
{
allegro_init();
alpng_init();
install_keyboard();
install_timer();
install_mouse();
show_mouse(screen);
install_sound(DIGI_AUTODETECT, MIDI_AUTODETECT, 0);
install_joystick(JOY_TYPE_AUTODETECT);

set_alpha_blender();
set_color_depth( 32 );

set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT_WINDOWED,800,600,0,0);

BITMAP *IMGEXEMPLO = NULL;
IMGEXEMPLO = load_bitmap("EXEMPLO.png",NULL);

while(!key[KEY_ESC])
{
draw_trans_sprite(screen, IMGEXEMPLO, 100, 0);
}

return 0;
allegro_exit();
}
END_OF_MAIN();


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