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 Título: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Qui Jul 07, 2011 10:56 pm 
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Srs. estou desenvolvendo um software que se parece com um simulador de voo.

Para os dados de terreno estou utilizando uma base de dados semelhante ao GTop30,
porém com maior precisão.

Estou desenhando o terreno e preciso desenhar uma grade por cima do mesmo,
de forma que seja possível visualizar melhor as formas do terreno.

Tentei diversas opções, norma, desenho individual, alterações aleatória, dentre outras, mas não consegui nenhum resultado satisfatório. Li n+1 blogs, testei
n+1 exemplos e nada.

Alguém já passou por este problema, ou poderia me dar alguma dica.

Segue em anexo um screen shot do problema.

Grato.


Anexos:
Descrição do arquivo: Imagem do terreno com grade.
Terreno.jpg
Terreno.jpg [ 43.56 KiB | Exibido 4504 vezes ]
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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Sex Jul 08, 2011 8:52 am 
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Não entedi bem, qual o problema exatamente?

O que você quer dizer por desenhar grade? Wireframe?

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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Sex Jul 08, 2011 9:03 pm 
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bcsanches escreveu:
Não entedi bem, qual o problema exatamente?

O que você quer dizer por desenhar grade? Wireframe?

T+



Estou desenhando o terreno usando GL_QUAD_STRIP, e pretendo desenhar o Wireframe,
por cima do terreno, para dar uma melhor noção do relevo...


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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Sex Jul 08, 2011 10:42 pm 
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E qual o problema?

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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Sáb Jul 09, 2011 9:03 am 
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bcsanches escreveu:
E qual o problema?



O problema é que parte malha que deveria ficar "escondida" pelo terreno,
aparece na frente, uma vez que a mesma é desenhada por cima do terreno.

Parece que o z-Buffer não esta funcionando.

Se vocês observarem com cuidado a imagem, irão ver que a grid que deveria
estar por traz do terreno, escondida pelo mesmo, esta sendo desenhada
por cima.


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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Sáb Jul 09, 2011 2:10 pm 
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Agora faz sentido.

Verifique se você manteve o ztest ligado e se você não limpou o zbuffer entre o desenho da malha e da superfície.

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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Dom Jul 10, 2011 10:45 am 
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bcsanches escreveu:
Agora faz sentido.

Verifique se você manteve o ztest ligado e se você não limpou o zbuffer entre o desenho da malha e da superfície.

T+



Sim,

glutInitDisplayMode(GLUT_DOUBLE | GLUT_RGB | GLUT_DEPTH | GLUT_ALPHA);
glEnable(GL_DEPTH_TEST);

o buffer esta habilitado, e o buffer é limpo a cada iteração de desenho,

glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT | GL_DEPTH_BUFFER_BIT);.


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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Dom Jul 10, 2011 10:54 am 
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Mas vc limpa o buffer depois de desenhar o terreno e antes de desenhar o wireframe?

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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Dom Jul 10, 2011 11:14 am 
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bcsanches escreveu:
Mas vc limpa o buffer depois de desenhar o terreno e antes de desenhar o wireframe?

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Não, a limpeza é feita a cada vez que eu desenho tudo.

Limpo, depois desenho o terreno e o wireframe por cima!


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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Dom Jul 10, 2011 12:49 pm 
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Renderiza o wire em blend com a malha principal.

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 Título: Re: Malha sobre terreno.
MensagemEnviado: Dom Jul 10, 2011 8:25 pm 
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Tydres escreveu:
Renderiza o wire em blend com a malha principal.


Já esta com blend.


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