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 Título: Importando obj do 3Ds MAx para OpenGl/DevC++
MensagemEnviado: Dom Mai 30, 2010 3:48 pm 
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Registrado em: Dom Mai 30, 2010 3:17 pm
Mensagens: 1
E aí galera, sou novo aqui no GameDev, e estou criando este tópico para que possam me ajudar com a importação de objetos .obj do 3Ds Max para o OpenGl, utilizando a linguagm C++ no DevC++.

A questão é a seguinte: Eu ja tenho o código de importação do .obj, eu vou lá crio o código, adiciono as classes e belezinha, funciona normal, só que o objeto importando não vem com a textura que eu adicionei la no 3Ds Max. Então se vcs puderem me ajudar por favor, eu não sei se é necessário ter mais uma biblioteca só para a importação da textura ou se talvez eu não esteja exportando corretamente, então se piuderem me ajudar, agradeço desde já!!!

Vlw galera!!! Aguardo respotas.[/b]


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MensagemEnviado: Seg Jun 07, 2010 9:33 pm 
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Registrado em: Qui Nov 12, 2009 8:34 pm
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Bom, é o seguinte:

O Padrão Wavefront OBJ possui 2 arquivos:

*.obj que contem os vertices, normais, coordenadas uv's...

*.mtl que contem os "materiais" do modelo.

Materiais significa as componentes de luz: Especular, Difusa, Ambiente entre outras...
Alem das componentes de cor, é no arquivo mtl que difinimos as texturas, que, no caso, é um outro arquivo a parte (*.bmp, *.png, *.tga, *.jpg ...).


O *obj é mais ou menos assim:

Código:
mtllib arquivo.mtl      ----- Aqui diz onde esta o arquivo mtl
# vertices                ----- isso é um comentário
v -8 -4.898425E-16 8    ------ vertice
v -8 -4.668812E-16 7.625
v -8 -4.439198E-16 7.25
v -8 -4.209584E-16 6.875
v -8 -3.979971E-16 6.5
v -8 -3.750357E-16 6.125
v -8 -3.520743E-16 5.75
v -8 -3.29113E-16 5.375
v -8 -3.061516E-16 5
v -7.625 -4.898425E-16 8
v -7.625 1.9E-6 7.625
v -7.625 1.55E-5 7.25
# normal vectors
vn 0 1 5.2E-6    ----- normal
vn 0 1 4.13E-5
vn 0 1 0.0001394
...
...


O *.mtl é assim:

Código:
newmtl Material_0 ---- nome do material (deve ser usado no *.obj)
Ns 2.5
Ka 0.85 0.85 0.85     ---- Componente Ambiente (RGB)
Kd 1 1 1                  ---- Componente Difusa (RGB)
Ks 0 0 0                  ---- Componente Especular (RGB)
map_Kd img.bmp    ---- Arquivo de imagem para textura
d 1
#r 0
#blend 0
#cell_hi


Eu ja to acostumado a mexer no padrão OBJ pelo notepad, mas a melhor forma de se manipular é pelo 3DMAX, Maya, Blender...

Só pra lembrar, se o seu modelo OBJ só tiver o arquivo *.obj ele consequnetemente não terá nenhuma textura.

eis um link para o logotipo da GDP (grupo de desenvolvimento de jogos da UFRJ) em 3D OBJ:

http://fgdp.forumotion.com/modelos-3d-f ... j-t532.htm


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