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 Título: Onde começar?
MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 8:31 am 
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Registrado em: Ter Abr 20, 2010 8:26 am
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Bom dia, talvez muita gente venha aqui todos os dias e faça a mesma pergunta... bem, agora é minha vez :)

Trabalho com desenvolvimento de software há algum tempo e gostaria de começar a desenvolver jogos, eu gostaria de saber por onde começar... quais ferramentas devo usar? Preciso de qualquer informação que seja util para eu dar inicio nessa caminhada.

Se alguém puder me mostrar o caminho, fico grato.


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MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:35 am 
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Registrado em: Qui Dez 31, 2009 7:04 am
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Então Marcosb, seja bem vindo ao fórum!

Essa resposta que parece simples pode se tornar bem complexa ao analisar teu perfil, como você disse que trabalha com desenvolvimento de software já tem um diferencial da maioria do pessoal que chega por aqui, pois são realmente iniciantes em tudo.

A princípio podemos começar postando no fórum correto ;) Acredito que esta questão seja mais adequada para a área de iniciantes e não de OpenGL a menos que você já tenha visto alguma coisa e tem a pretenção de utilizar especificamente OpenGL. Responda isso para podermos mover o tópico ou continuar com material específico de OpenGL...

O melhor caminho não existe,ningém gosta muito de escutar isso mas é verdade, depende muito do que você quer, onde quer chegar e do que você sabe...

A princípio você deve saber que a área de desenvolvimento de jogos é uma área multidisciplinar, que envolve muito mais do que programação e, se você não quer aprender tudo que envolve a criação de jogos e quer focar sua carreira à programação você terá um caminho...

Se você quiser começar a desenvolver por hobbie e quiser fazer joguinhos sozinho sendo um bom programador mas um péssimo desenhista, por exemplo, você terá outro caminho... e assim por diante.

Eu aconselho a leitura de alguns tópicos e principalmente de livros relacionados à área então vai aí as dicas e se restar algumas dúvidas volta aí e especifique melhor o caminho que queres percorrer que certamente aqui no fórum não vai faltar pessoal prestativo e com conhecimento pra te esclarece-las.

Topicos:

http://www.gamedev.com.br/forum/viewtopic.php?t=1374

http://www.gamedev.com.br/forum/viewtop ... =8597#8597

http://www.gamedev.com.br/forum/viewtopic.php?t=1567

http://www.gamedev.com.br/forum/viewtopic.php?t=1701

Livros nacionais:
http://www.novateceditora.com.br/livros/jogos2/

Livros internacionais:
http://www.cengage.com/cengage/instruct ... eFlag=true

http://www.gameprogramminggems.com/

Bom, acredito que com isso você já vai ter uma boa base...

Algumas considerações interessantes:

1: Leia muito, aprenda a gostar de ler e aprenda a pesquisar e ler muitos livros técnicos e afins sobre a área.

2: Se não souber aprenda inglês... é evidentemente necessário para a área de TI e principalmente de jogos uma vez que os melhores materiais que você encontra e o mercado em geral é de nível internacional ;)

Qualquer dúvida volte aí!

T+


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MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 10:50 am 
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Membro novo

Registrado em: Ter Abr 20, 2010 8:26 am
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Nestath, obrigado pela resposta.

Me apresentando melhor, eu sou programador Java já tem uns 4 anos e antes disso já trabalhei com outras linguagens como PHP, ASP, C#, Clipper enfim... não é de hoje que trabalho com programação. Quando estava na faculdade eu tive um pouco de OpenGL mas na época não era meu objetivo.

Recentemente venho me interessado por programação de jogos para para iPhone e preciso de OpenGL pra isso, eu sei que desenvolver jogos não envolve somente codificação tem todo o trabalho do contexto do jogo, layout, jogabilidade, usabilidade, desenho... enfim são n variáveis, mas a princípio quero mesmo é aprender OpenGL e desenvolver jogos para iPhone quanto a desenho e qualquer outra coisa relacionada tenho alguns amigos que estão podem me ajudar por trabalharem especificamente nessas áreas.

Quanto à inglês e gostar de ler isso não é problema.



Obrigado pelos links e espero ter respondido direito a pergunta.


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MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 11:42 am 
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Membro avançado
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Registrado em: Qui Dez 31, 2009 7:04 am
Mensagens: 257
Já que você está interessado em OpenGL, teve uma introdução sobre ele, sabe inglês e gosta de ler este seria o material que eu te aconselharia:

http://www.amazon.com/OpenGL-SuperBible ... 0672326019

esta série também é muito boa:

http://glbook.gamedev.net/

(sou apaixonado por livros e sempre tenho um na manga hehehe)


Tem material aos montes na web também, segue alguns bons exemplos, inclusive em Java que você já manja:

http://www.opengl.org/

http://nehe.gamedev.net/

http://kenai.com/projects/jogl/pages/Home


Com relação à produtividade eu te aconselharia adotar uma engine que utilize o OpenGL e facilite a tua produção com a API pois programar direto em OpenGL implica em definir uma arquitetura pro seu projeto e desenvolver a engine desde o princípio para poder desenvolver seus jogos.
Hoje existem inúmeras engines que te dão toda a flexibilidade do OpenGL com OpenAL (gráfico, física, sons, IO) sem perder a portabilidade e ganhando muito em produtividade e algumas delas voltadas ao desenvolvimento de jogos...

A Irrlicht e o Ogre3D são exemplos bem conhecidos disso e têm fóruns aqui na GameDev.

Quanto ao desenvolvimento para o iPhone eu não conheço muito mas acho que vale a pena dar uma olhada nestas engines também:

http://www.sio2interactive.com

http://www.irrlicht3d.org/pivot/entry.php?id=790

Ou ainda você pode dar uma olhada na Unity Game Development Tool (ou Unity3D). http://unity3d.com/

A versão para iPhone não é gratuita mas tem uma versão indie que é e você pode ir aprendendo sem investir 1 centavo até se capacitar para publicar seus jogos.
Alguns prós que eu possi citar dela são:

- Altíssima portabilidade (com a versão 3.0 vai aumentar ainda mais.)
- Curva de aprendizado muito boa.
- Um dos melhores investimentos do mercado atual (custo/benefício).
- Excelente suporte e documentação (um dos melhores que já tive a oportunidade de conhecer).

Entre outras inúmeras qualidades que eu poderia citar...

Bons estudos ;)


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MensagemEnviado: Ter Abr 20, 2010 4:41 pm 
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Registrado em: Ter Jul 14, 2009 7:51 pm
Mensagens: 127
Tem outras opções boas tambem, a UDK que é free e você só paga se realmente for lucra com oque produzir, tem o XNA que usa principalmente o C# e .Net, e outra novas que estão saindo como a da Crytek que foi anunciado que eles estão pensando em lançar ela free também.

Tem alguns que nem usam engines, programam tudo do zer.


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MensagemEnviado: Qui Abr 22, 2010 7:19 am 
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Membro novo

Registrado em: Ter Abr 20, 2010 8:26 am
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Pessoal, obrigado pelas respostas acho que agora já tenho um caminho à seguir, mas é claro que qualquer dica é bem vinda.



Valeu :)


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