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 Título: Problema com transparencia
MensagemEnviado: Sáb Jun 20, 2009 9:35 pm 
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Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 9:11 pm
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Olá a todos.
Fiz um codigo aq para desenhar um cilindro texturizado, mas preciso que ele tenha uma certa transparência, a maioria dos tutoriais que achei falam pra usar blend, o que funciona, mas tem q desabilitar o teste de profundidade, como no codigo abaixo:

Código:
   glEnable(GL_TEXTURE_2D);
   glEnable (GL_BLEND);
   glDisable(GL_DEPTH_TEST);
   glBlendFunc (GL_SRC_ALPHA, GL_ONE_MINUS_SRC_ALPHA);
   glColor4f(1.0, 1.0, 1.0, .3);
   drawCylinder(50, 32, 50, 10, hMap.texture[4]);

   glDisable(GL_BLEND);
   glEnable(GL_DEPTH_TEST);
   glDisable(GL_TEXTURE_2D);


Só que na aplicação que estou fazendo preciso da transparencia sem ter q desabilitar o teste de profundidade, alguem sabe como fazer isso?


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MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 6:31 pm 
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Registrado em: Qui Ago 19, 2010 5:08 pm
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ok...seguinte...

vc está se referindo a trasnparencia de textura ou do objeto inteiro...pq se for o segundo caso, usar o glMaterial pode ser mais facil...tipo:

Código:
Vec4 mat(1,1,1,0.5);
glMaterialfv(GL_FRONT,GL_AMBIENT,mat);

_________________
"Mais 20 tiros e teremos uma democracia"


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MensagemEnviado: Seg Ago 23, 2010 10:32 pm 
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Registrado em: Qui Nov 12, 2009 8:34 pm
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só pra complementar:

Pentium166 escreveu:
ok...seguinte...

vc está se referindo a trasnparencia de textura ou do objeto inteiro...pq se for o segundo caso, usar o glMaterial pode ser mais facil...tipo:

Código:
Vec4 mat(1,1,1,0.5);
glMaterialfv(GL_FRONT,GL_AMBIENT,mat);


pra isso funcionar, deixe o GL_BLEND ativado durante a renderização de todos os modelos, só mude o glBlendFunc de "Alpha source" para "One", quando for desenhar objetos sem transparência.

_________________
Alexandre (Abdalla) Cardoso.

Antigo Portifolio:
http://www.dcc.ufrj.br/~abdalla
(o novo ainda está em construção)


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