A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Seg Jan 25, 2021 3:58 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Re: Desenvolver jogos em java
MensagemEnviado: Seg Out 01, 2012 5:11 pm 
Membro intermediário

Sei que vai vir pedrada, mas vamos lá...

Possível? Sim, é... viável, eu não acho....

O java em si praticamente abandonou esta área, não existe suporte oficial e para desenvolver um jogo você sempre vai precisar de JNI para varias coisas, então adeus a "portabilidade" que o java promete.

A unica área na minha opinião que o java presta para se fazer um jogo, é se você quiser rodar ele diretamente no navegador, tipo minecraft, fora isso, eu usaria outra linguagem.

T+

MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 1:04 am 
Membro novo

bcsanches escreveu:

O java em si praticamente abandonou esta área, não existe suporte oficial e para desenvolver um jogo você sempre vai precisar de JNI para varias coisas, então adeus a "portabilidade" que o java promete.

A unica área na minha opinião que o java presta para se fazer um jogo, é se você quiser rodar ele diretamente no navegador, tipo minecraft, fora isso, eu usaria outra linguagem.

T+

Na verdade, o Java está se tornando, sim, a opção de muitos programadores para fazer jogos, inclusive, pela portabilidade. Trazer o código do Windows para o Ubuntu requer apenas a troca das libs nativas (é só trocar uma pasta.. o código final é o mesmo, seja usando Slick2D ou LIBGDX...)

Além disso, a LIBGDX, por exemplo, já tem uma boa integração com o Android, fazendo com que a linguagem Java seja mais atrativa.

Como setbacks, posso destacar a baixa performance em alguns pontos... além de a portablidade desejada requerer o uso do OpenGL e tal (ao inves do DirectX).. tirando isso, acho ótimo.. vc tem uma linguagem que lhe proporciona a construção de uma boa arquitetura pro seu jogo ;D

MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 8:50 am 
Membro intermediário

Citação:
Na verdade, o Java está se tornando, sim, a opção de muitos programadores para fazer jogos, inclusive, pela portabilidade.

O único caso de sucesso estrondoso que conheço é o Minecraft. Agora, eu hoje desenvolvendo um jogo, mesmo para android não escolheria o java, pois me tiraria a portabilidade para iOS.

T+

MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 12:26 pm 
Membro novo

bcsanches escreveu:
Citação:
Na verdade, o Java está se tornando, sim, a opção de muitos programadores para fazer jogos, inclusive, pela portabilidade.

O único caso de sucesso estrondoso que conheço é o Minecraft. Agora, eu hoje desenvolvendo um jogo, mesmo para android não escolheria o java, pois me tiraria a portabilidade para iOS.

T+

http://www.youtube.com/watch?v=VtjKR6pCrBw

Eu acho que muita gente escolhe Java pela familiaridade com a linguagem e a liberdade na hora de programar.

MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 1:35 pm 
Membro intermediário

Citação:
com o HTML5, pode-se desenvolver a aplicação para diversas plataformas mobile, incluindo iOS, pelo PhoneGap. O próprio libgdx está atualmente implementando a funcionalidade de desenvolver para iOS diretamente (http://www.badlogicgames.com/wordpress/?cat=36).

HTML5 não é java e já perdeu toda a promessa do java de "compile once, run everywhere", eles não contavam com Steve Jobs e consoles...

T+

MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 5:13 pm 
Membro novo

bcsanches escreveu:
Citação:
com o HTML5, pode-se desenvolver a aplicação para diversas plataformas mobile, incluindo iOS, pelo PhoneGap. O próprio libgdx está atualmente implementando a funcionalidade de desenvolver para iOS diretamente (http://www.badlogicgames.com/wordpress/?cat=36).

HTML5 não é java e já perdeu toda a promessa do java de "compile once, run everywhere", eles não contavam com Steve Jobs e consoles...

T+

O cara só fez falar do LIBGDX, falou que também suporta HTML5.

Ao invés de propor uma resposta decente ao cara que abriu o tópico, vc só fica aí falando mal porque, provavelmente, não gosta.

-----------

Bem, ao criador do tópico, se for querer ler algum livro, tente o Killer Programming with Java.. tem o livro inteiro em PDF na internet.. aconselho.
E as libs que vc pode usar pra 2D são : Slick2D e LIBGDX como já falei.. tem outras, mas pessoalmente só "conheço" essas a fundo... se for 3D, não aconselho muito java pela performance.. mas tem a JMonkey mesmo ;P

MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 5:33 pm 
Membro intermediário

Citação:
Ao invés de propor uma resposta decente ao cara que abriu o tópico, vc só fica aí falando mal porque, provavelmente, não gosta.

Na primeira linha do tópico:

Citação:
se é viável desenvolver jogos em java,

E dei minha opinião, continuo não achando viável java para jogos.

Até onde vi no site, não vi informaçòes de iOS, pode ser que tenha, mas se não tiver, acho uma grande perda de tempo e recursos fazer o jogo em Java para android, pois você perde iOS e agora o windows phone novo.

Citação:
Para fazer um jogo escrito em Java executar em browsers é preciso ter conhecimento em linguagens Web(PHP,HTML)?

Respondendo a essa questão: um mínimo de HTML você vai ter que saber para rodar no navegador, ao menos para integrar o seu app java com seu site. Talvez e bem provável você queira ter alguma integração com um site e para isso vai precisar de programação de servidores, que você pode usar o próprio java para tal (apesar de eu achar o java pessimo para isso também), mas se você já estiver usando o java para o seu jogo, fazer o site em java pode lhe trazer possibilidades de re-uso.

T+

MensagemEnviado: Sex Nov 16, 2012 8:30 pm 
Membro intermediário

Citação:
Quais alternativas melhores você recomenda do ponto de vista da portabilidade (em especial plataformas mobile)?

Para mobile a linguagem mais abrangente hoje é o C e o C++. Se iOS suportasse Java seria uma boa usar ele, mas não é o caso.

ObjectiveC você fica preso no iOS, C# no Windows Phone. A única linguagem comum suportada pelos 3 é o C e o C++.

Ou então você usa uma linguagem como Java com esses conversores que acho que vai ser fria.

A outra alternativa é o HTML5, mas já cansei de ver reportagens onde o pessoal se queixa de problemas e principalmente lentidão para apps básicos, como Facebook, dropbox, etc, agora imagine um jogo?

T+

MensagemEnviado: Sáb Mar 18, 2017 10:00 am 
Membro novo

bcsanches escreveu:

T+

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas