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 Título: [TUTORIAL] Java 2SE = Parte 2 - Conceitos Básicos...
MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 2:57 pm 
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Registrado em: Sex Jul 16, 2010 5:55 pm
Mensagens: 220
Olá galera, esta é a segunda parte do tutorial que estou criando sobre Java.

Está é uma continuação do tutorial , caso não tenha visto a primeira parte...
>> http://www.gamedev.com.br/forum/viewtop ... 3573#13573

Operadores

Operadores Aritméticos: +, -, /, * ,^ e %

+ = Operador de soma . ( a + b = c; 1+2=3)
- = Operador de subtração ( a - b = c; 5-3=2)
/ = Operador de Divisão (a/b = c; 14/2 = 7)
* = Operador de Multiplicação (a*b=c; 5*5 = 25)
% = Operador de Módulo ou Resto (a%b = c; 11%2 = 1)
^ = Operador de Inclusão de Expoente ( a^b=c; 5^3 = 125)

Operadores Relacionais:

< - Operador Menor Que ( 5 < 10 )
> - Operador Maior Que ( 20 > 18 )
== - Operador de Igualdade ( 20 == 20)
>= - Operador Maior ou Igual
<= - Operador Menor ou Igual
= - Operador de Atribuição ( int b = 3; Define o valor de "b" sendo 3)
!= - Operador de Negação ( 3 != 5)

Estruturas condicionais

No java existem duas dessas estruturas : o if e o switch
IF significa "Se" e switch , "Chave" ou "Mudança". São utilizadas para verificar se uma expressão é verdadeira ou falsa. No IF, se a expressão for verdadeira , o programa vai executar o código dentro de suas chaves { } , caso seja falsa , o programa pula todo o bloco de código escrito dentro das chaves e prossegue com o resto do programa. No SWITCH ,
é escolhido uma variável para ser comparada com vários valores do tipo da variável (numeros inteiros , caracteres ...) , sendo que cada valor a ser testado tem um bloco de código correspondente. Caso determinado valor comparado seja igua ao valor da variável testada , o bloco de código do valor testado será executado pelo programa.


Um pouco mais sobre variáveis

Para se declarar uma variável, digita-se primeiro o tipo (int, boolean, float... ) e depois o nome da variável. Este pode conter letras , números e o caractere underline ( _ ) , mas não pode ter como primeiro caractere do nome um número.Veja:

Código:
int G;  // Declara a variável G como um numero inteiro

double h; // Declara a variável h como do tipo decimal de precisão dupla

float junk56 = 25.5; // Declara a variável junk56 como decimal e atribui à ela o valor 25.5.

boolean 88kill = false; //Erro! A variável possui um numero como primeiro caractere do nome

char o_0 = "w"; /**Define a variável o_0 como caractere e define seu valor como "w".*/



Veja abaixo um exemplo de utilização de operadores, variáveis e condicionais:

Código:

// Teste de Operadores e Codicionais

package meuprojeto // Foi explicado sobre o package no turtorial 1

public class main(){ // Classe principal
       
      public static void main(){ // Método ou função principal

int a = 32; // Declaração da variável inteira a
int b = -25; // Declaração da variável inteira b

if( a == b ){   //Uso do IF para verificar se "a" é igual a "b".

System.out.printf("Alô Galvão!!!");  //Mostra uma frase na tela

} // Fim da estrutura IF

switch (a) {  //Uso do SWITCH para testar a variável A

case 8:  // Caso a variável seja igual a 8 ...
a = 559; // O valor de A passará a ser 559
break;  // Fim do bloco de código do valor 8

case 1005:    // Caso A seja igual a 1005 ...
System.out.printf("Yes, We Can");    // Mostrar uma frase na tela
break;   //Fim do bloco de código do valor 1005

case 32: //Caso A seja igual a 32 ...
b=0;  System.out.printf("Filma eu Galvão!"); /**O valor de B será 0 e  será impressa na tela uma frase.*/
break;

} // Fim do Switch

} // Fim do método main()
} // Fim da classe Main.


Citação:
Programação: Para cada linha de código escrita , deve-se terminar com um ponto-e-vírgula ( ; ) , isso diz ao compilador que a linha de código termina ali. Apenas com algumas exceções isso não é usado como no caso de blocos de código com chaves
( Ex: if(a >= c){ }, int main(){ } )


Citação:
:idea: Dica de Porgramação: Para deixar seu código mais legível e bem estruturado , vc pode incluir comentários nas linhas do programa com o operador barra dupla ( // ) . Assim , tudo que estiver ao lado direito das duas barras não será considerado como código válido e será descartado quando o programa for executado. Se você quiser criar comentários de mais de uma linha , pode usar o comentário do tipo Javadoc , que consiste em colocar o operador /** no início do comentário , e */ no fim. O tamanho do comentário do tipo Javadoc é ilimitado e cobre quantas linhas você quiser.



Fim da segunda parte do tutorial de Java 2SE ...

Boa Sorte :idea:

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"Quem se importa com beleza interior é ultrassonografia..."


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