Olá galera, esta é a segunda parte do tutorial que estou criando sobre Java.
Está é uma continuação do tutorial , caso não tenha visto a primeira parte...
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http://www.gamedev.com.br/forum/viewtop ... 3573#13573
Operadores
Operadores Aritméticos: +, -, /, * ,^ e %
+ = Operador de soma . ( a + b = c; 1+2=3)
- = Operador de subtração ( a - b = c; 5-3=2)
/ = Operador de Divisão (a/b = c; 14/2 = 7)
* = Operador de Multiplicação (a*b=c; 5*5 = 25)
% = Operador de Módulo ou Resto (a%b = c; 11%2 = 1)
^ = Operador de Inclusão de Expoente ( a^b=c; 5^3 = 125)
Operadores Relacionais:
< - Operador Menor Que ( 5 < 10 )
> - Operador Maior Que ( 20 > 18 )
== - Operador de Igualdade ( 20 == 20)
>= - Operador Maior ou Igual
<= - Operador Menor ou Igual
= - Operador de Atribuição ( int b = 3; Define o valor de "b" sendo 3)
!= - Operador de Negação ( 3 != 5)
Estruturas condicionais
No java existem duas dessas estruturas : o
if e o
switch
IF significa "Se" e switch , "Chave" ou "Mudança". São utilizadas para verificar se uma expressão é verdadeira ou falsa. No IF, se a expressão for verdadeira , o programa vai executar o código dentro de suas chaves { } , caso seja falsa , o programa pula todo o bloco de código escrito dentro das chaves e prossegue com o resto do programa. No SWITCH ,
é escolhido uma variável para ser comparada com vários valores do tipo da variável (numeros inteiros , caracteres ...) , sendo que cada valor a ser testado tem um bloco de código correspondente. Caso determinado valor comparado seja igua ao valor da variável testada , o bloco de código do valor testado será executado pelo programa.
Um pouco mais sobre variáveis
Para se declarar uma variável, digita-se primeiro o tipo (int, boolean, float... ) e depois o nome da variável. Este pode conter letras , números e o caractere underline ( _ ) , mas não pode ter como primeiro caractere do nome um número.Veja:
Código:
int G; // Declara a variável G como um numero inteiro
double h; // Declara a variável h como do tipo decimal de precisão dupla
float junk56 = 25.5; // Declara a variável junk56 como decimal e atribui à ela o valor 25.5.
boolean 88kill = false; //Erro! A variável possui um numero como primeiro caractere do nome
char o_0 = "w"; /**Define a variável o_0 como caractere e define seu valor como "w".*/
Veja abaixo um exemplo de utilização de operadores, variáveis e condicionais:
Código:
// Teste de Operadores e Codicionais
package meuprojeto // Foi explicado sobre o package no turtorial 1
public class main(){ // Classe principal
public static void main(){ // Método ou função principal
int a = 32; // Declaração da variável inteira a
int b = -25; // Declaração da variável inteira b
if( a == b ){ //Uso do IF para verificar se "a" é igual a "b".
System.out.printf("Alô Galvão!!!"); //Mostra uma frase na tela
} // Fim da estrutura IF
switch (a) { //Uso do SWITCH para testar a variável A
case 8: // Caso a variável seja igual a 8 ...
a = 559; // O valor de A passará a ser 559
break; // Fim do bloco de código do valor 8
case 1005: // Caso A seja igual a 1005 ...
System.out.printf("Yes, We Can"); // Mostrar uma frase na tela
break; //Fim do bloco de código do valor 1005
case 32: //Caso A seja igual a 32 ...
b=0; System.out.printf("Filma eu Galvão!"); /**O valor de B será 0 e será impressa na tela uma frase.*/
break;
} // Fim do Switch
} // Fim do método main()
} // Fim da classe Main.
Citação:
Programação: Para cada linha de código escrita , deve-se terminar com um ponto-e-vírgula ( ; ) , isso diz ao compilador que a linha de código termina ali. Apenas com algumas exceções isso não é usado como no caso de blocos de código com chaves
( Ex: if(a >= c){ }, int main(){ } )
Citação:
:idea: Dica de Porgramação: Para deixar seu código mais legível e bem estruturado , vc pode incluir comentários nas linhas do programa com o operador barra dupla ( // ) . Assim , tudo que estiver ao lado direito das duas barras não será considerado como código válido e será descartado quando o programa for executado. Se você quiser criar comentários de mais de uma linha , pode usar o comentário do tipo Javadoc , que consiste em colocar o operador /** no início do comentário , e */ no fim. O tamanho do comentário do tipo Javadoc é ilimitado e cobre quantas linhas você quiser.
Fim da segunda parte do tutorial de Java 2SE ...
Boa Sorte
