A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Seg Jan 18, 2021 4:26 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
 Título: [TUTORIAL] Java 2SE = Parte 1 - O Início...
MensagemEnviado: Qua Dez 15, 2010 1:23 pm 
Offline
Membro avançado
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 16, 2010 5:55 pm
Mensagens: 220
:) Olá, este é o primeiro de uma série de tutoriais sobre Java2SE. Aqui explicarei desde o básico até criar um jogo simples, e com o passar do tempo , outros mais complexos.

Java ou Java2SE , é uma linguagem de programação orientada a objetos (POO) , ou seja , relaciona problemas e objetos do mundo real com problemas lógicos e obejetos abstratos na criação de um programa. O Java (como tambem outras linguagens como C++) utiliza conceitos como herança, objetos, classes, encapsulamento, atributos, métodos, polimorfismo e etc... que serão explicados nos próximos tutoriais.

Pode-se desenvolver em Java desde programas de linhas de comando , até jogos que possuem centenas ou até milhares de linhas de código.
Os programas são compostos por Classes, que são formadas por métodos e atributos. Por hora estudaremos na prática o uso de uma classe simples, e alguns conceitos básicos, os outros conceitos serão explicados posteriormente.Agora vejamos um pouco sobre as estruturas utilizadas nos programas :

-------------------------------------------------------------------------------------

As linguagens de programação , em geral, possuem estruturas básicas que guardam valores na memória do computador , são as
variáveis.
No Java, elas podem guardar valores int (Números Inteiros , como 10,250,-555,87...) , float (Números Decimais , como 5.22,-88.337,3.14,2.555...) , double (Números Decimais mais Longos e Precisos, como 5.558744,-998.55558898) ,boolean* e char(Armazena um caractere , como A,b,4,+,.,U,=...)

Citação:
*Boolean : Este tipo pode representar e armazenar na memória apenas dois valores : true e false que em português lê-se verdadeiro e falso. É muito utilizado em opções , estruturas de checagem numérica e loops (estruturas de repetição).



Agora, irei apresentá-lo um exemplo bem simples de programa em Java, mas antes , precisamos de um programa que reconheça a linguagem Java e rode nosso programa. Nesta sequência de tutoriais sobre Java , estarei usando o programa Netbeans, que é uma ótima IDE* para Java. Para baixá-la, entre no site
http://www.netbeans.org .

Citação:
IDE* : Do inglês, Integrated Development Environment , ou
Ambiente de Desenvolvimento Integrado. São programas que reconhecem determinadas linguagens de programação e podem "construir" programas a partir de uma série de linhas de código escritas pelo usuário. Uma IDE que utiliza Java como linguagem é a Netbeans , que falamos anteriormente.


Com a Netbeans instalada e rodando perfeitamente, crie um novo projeto do tipo Java -> Aplicativo Java e clique na aba Main.java quando concluir , então apague o que está escrito abaixo do nome package* e digite isso:

Código:
// Meu primeiro programa em Java

public class Main { // Declaração da classe principal

public static void main() {
                 
System.out.printf("Bem Vindo ao Mundo Java !!! =D"); /** Imprime uma linha de texto na tela *\
                                   
                                    } // Fim de void main()
                       
                         }// Fim da classe principal Main



Citação:
Package* : Este comando indica a que projeto pertence o arquivo que está sendo editado. No caso acima, pedi para você não retirar o comando package , porque o nome do projeto que usamos para o exemplo acima é de sua autoria. Se utilizar um nome diferente ou não utilizar o comando package , ocorrerá um erro. :!:


Aqui apresentamos a classe Main . Ela possui esse nome porque é a principal do projeto. E porque é a principal do projeto :?: Simples,
porque possui o método principal do projeto ! que é o seguinte:

Código:
public static void main() {  }


Tudo o que for declarado em outros arquivos do projeto , só pode ser usado se for iniciado dentro das duas chaves "{ }" do método main ();

Como já foi dito, métodos e outras estruturas da linguagem java serão explicados poseriomente. eeeeee... Aqui acaba nosso primeiro turorial sobre java. :D

Exercício: Tente modificar nosso programa para ele exibir
a frase "Alô , Mundo!!!" em vez de "Bem Vindo ao Mundo Java!!!" sem que o programa dê erro.


Boa Sorte !!! :idea:


[/code][/quote][/b]

_________________
Imagem
Imagem

"Quem se importa com beleza interior é ultrassonografia..."


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB