Supondo que queres desenvolver um jogo para PC,
Precisarás aprender:
* Lógica de programação
* Uma linguagem de programação (minha sugestão é c, c++ ou delphi)
* Bibliotecas (Librarys) (Pois teu jogo não será apenas um executável)
* Manipulação de arquivos (É necessário carregar os gráficos e sons de algum lugar)
* Banco de dados (Para armazenar as informações dos players no servidor)
* Algebra (Essencial)
* Física para jogos
* Trigonometria (Provavelmente é uma das coisas mais usadas no engine)
* Geometria em geral
* Plano cartesiano (Para graficos 2D e 3D)
* Conceitos de Vetores e Pixels
* Efeitos gráficos
* DirectX (e/ou) OpenGL
* Tudo sobre Sockets (e depois Winsocket se for fazer para Windows) (Para torna-lo online)
* Teoria musical
* Composição de música
* Sampling
O essencial é iniciar teu aprendizado pela "lógica de programação". Ir se divertindo aos poucos com código, tudo progredirá lentamente...
Principalmente se pretendes criar tudo por si só. Isso leva muuuito tempo e tira teu foco, faz com que fiques totalmente perdido, sem noção de que parte fazer primeiro.
É recomendável juntar algumas pessoas com esse mesmo interesse por desenvolvimento de jogos, e cada um especializar-se em uma ou duas coisas.
Geralmente as especialidades são:
*
Idealização e Direção (Pensa em todos os aspectos do jogo e dá uma tarefa a cada desenvolvedor) - Essa pessoa tem que entender um pouco de tudo, para que possa saber a melhor forma de se desenvolver o jogo.
*
Programação (Cria o sistema do jogo) - Esse cidadão conhece profundamente a linguagem e o sistema em que trabalha.
*
Arte gráfica (O gráfico do jogo. Não só os personagens e mapas, mas a interface também) - Um artista que entende um pouco, ou nada de programação. De preferência que entenda sobre arte digital (conceitos de pixel, vetores, etc)
*
Sampling e Audio em geral (Criação de efeitos e trilha sonora)
Um compositor é quase ideal. Você também precisará de alguém para criar os efeitos sonoros, e normalmente um compositor não sabe fazer isso.
Pessoalmente, pra quem está começando agora, eu recomendo tentar fazer coisas simples e básicas que todo mundo faz como um
PONG, ou um
LAND IN THE MOON (sabe aquele joguinho de pousar a nave sem espatifar ela no chão), depois ir evoluindo aos poucos e fazer algo como
LAND IN THE MOON 3D. Dai quando você conseguir criar um
LAND IN THE MOON 3D ONLINE, você vai estar pronto pra começar seu RPG.
Entende, nem precisa ser algo glamuroso não
Pega aquele joguinho antigo de Atari que você jogava e tenta fazer um Igual pra Computador quando você aprender programação, dai vai evoluindo seu joguinho da forma que eu falei.
O importante é ter um projeto que caiba completamente no teu raciocínio, que você consiga imaginar todos os detalhes, do inicio, meio e fim. Pensar muito nos aspéctos lógicos do jogo antes de começar é a parte mais importante (é só minha opinião).
Espero que não tenha sido em vão.
Abraços e boa sorte.