A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Ter Nov 13, 2018 4:41 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: PS2 - Para iniciantes
MensagemEnviado: Qui Nov 10, 2005 1:08 am 
Offline
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 08, 2005 1:03 pm
Mensagens: 571
Localização: Santos-SP
Eu não sei se alguém se interessa por desenvolvimentos para console, mas eu já consegui desenvolver um Hello World para playstation 2 (ps2) e fiquei muito feliz, vou ensinar mais ou menos como se chega lá, caso haja muita procura eu elaboro um tutorial mais completo.

Bom, para inicio de tudo é muito bom visitar sempre o site http://www.ps2dev.org/. Lá tem tudo sobre programação no ps2.

Para você conseguir programar para ps2 tem duas formas, uma pelo kit original distribuido pela sony, q custa uma nota e ainda não conheço ninguém q tenha, e outra pela lib do ps2 que foi desenvolvida por alguns malucos que manjam muito de ps2 e linguagem c.

Para instalar a lib aconselho a você baixar o PS2 Development Environment, ele está meio escondido no site do PS2Dev, não é oq se encontra primeiro p/ download de 14MB, e sim o de 30MB que vem completo, clique aqui para ir direto aos mirros.

Após ter instalado o devkit, vc tem duas maneira de rodar os programas exemplos e seus futuros programas, a primeira é bem trabalhosa, q é gravar um CD para toda vez que vc quiser testar seu programa, a outra é usando o playstation 2 em rede com o seu computador, usando o programa PS2Link no PS2 e o inLink no PC, dai vc executa o programa direto no PS2 após compilar, show neh? faça download nesse link http://ps2dev.org/ps2/Loaders. Ah, dá p/ fazer via USB com o NapLink tb viu, se vc não tiver modem. Também pode ser encontrado nesse mesmo link.

Vou explicar mais ou menos como funciona os aplicativos de PS2. No sistema do PS2, os arquivos .ELF são executáveis, que são gerados na compilação, e os arquivos .IRX são bibliotecas também geradas na compilação. Existem muitos CDs que são utilizados para executar esse tipo de aplicativo, porém ele também pode ser chamado por um arquivo que o PS2 abre na hora que é carregado o CD, ele se chama SYSTEM. Abra um CD de playstation 2 no PC e edite esse arquivo, você irá notar uma chamada para um aplicativo, essa faz com q o ps2 execute o aplicativo assim que carregar o CD.

Bom, por enquanto eh soh, qualquer dificuldade ou dúvidas mande um reply!...

Abraços. :P

_________________
Luiz Pestana
facebook | blog

Imagem


Editado pela última vez por Luiz Pestana em Qua Ago 23, 2006 4:19 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Dom Nov 13, 2005 8:04 pm 
Offline
Membro novo

Registrado em: Qua Nov 09, 2005 2:37 pm
Mensagens: 4
PRa falar a verdade eu não me interesso muito por programação pra console não, prefiro desenvolver pra pc q me da muito mais liberdade........
Mas ta interessante essa materia, pena q no brasil não tem como conseguir recursos pra competir com as outras empresas q desenvolvem pra console


flw...........


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Dez 05, 2005 11:55 am 
Offline
Membro novo

Registrado em: Seg Dez 05, 2005 11:38 am
Mensagens: 1
eu queria saber se eh possivel em vez de testar diretamente no playstantion 2 usando esses recursos q vc falou se eh possivel testar os programas em algum emulador para play2, poderia ser por exemplo por imagem de cd(se bem q isso pode demorar, mas nao tem problema).

e outra coisa se eh possivel editar algum jogo ja feito para playstation 2 com algum programa ou por algum outro meio, pois o q mais vejo eh games de futebol editados por ai.

t+

OBS: peço para algum administrador q apague essa mensagem q eu digitei como visitante, vlw.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Dez 05, 2005 4:07 pm 
Offline
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 08, 2005 1:03 pm
Mensagens: 571
Localização: Santos-SP
cara, tem um emulador muito bom q funciona já para muitos jogos comerciais, inclusive para rodar aplicativos de playstation2 compilados sem precisar gerar imagem de cd/dvd. Esse emulador pode ser encontrado aqui: http://www.pcsx2.net/ e após baixa-lo vc deve ir no submenu "Load/Run Elf File" ou algo parecido.

Já para alterar ainda não sei como é possível fazer tal manobra, mas procure no google algo sobre o w11 q modifica o winning eleven.

Abraços! :)

_________________
Luiz Pestana
facebook | blog

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jan 02, 2006 1:16 pm 
Bom ate ai tudo bem...
Mas voce consegue fazer uma imagem rodar...
eu nao pretendo programar pra playstation 2 pra fazer hello worlds...


Voltar ao topo
  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Jan 16, 2006 8:28 pm 
Offline
Membro intermediário
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 31, 2005 1:35 pm
Mensagens: 118
Localização: Diadema - SP
Interessante...
Não sabia que dava :)

_________________
Imagem
EITA!
:?
<?>


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Fev 07, 2006 11:33 pm 
Offline
Membro novo

Registrado em: Ter Fev 07, 2006 11:09 pm
Mensagens: 3
Hey, me interessei.
Me interessei mesmo! Gostei da idéia: programar para PS2... Legal... XD

_________________
Meus games farão sucesso no mundo inteiro!
Escreva o que eu digo!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Fev 07, 2006 11:42 pm 
Offline
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 08, 2005 1:03 pm
Mensagens: 571
Localização: Santos-SP
cara, eu ainda não sei fazer imagens rodar, mas não é nada de outro mundo se vc tiver interesse realmente em aprender..

já existem alguns jogos undergrounds para ps2 feitos em casa, lembre-se, esse devkit só faz jogos 2D já que a API 3D do PS2 somente com o devkit original da sony.

Abraços!!!!

_________________
Luiz Pestana
facebook | blog

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 10, 2006 12:57 am 
Offline
Membro júnior
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 08, 2006 5:52 pm
Mensagens: 48
Localização: São Bernardo do Campo - SP - Brasil
Olá!

Não sei se serve de incentivo, mas a Sony (SCEA) busca estúdios capazes de produzir um bom game para consoles como PS2 na América Latina (sim, Brasil também).

Por intermédio de contrato é possível, por exemplo, a distribuição mundial do game por conta deles, uma vez o custo da produção ser da desenvolvedora. Dependendo do caso, até é possível distribuir aqui no Brasil (o que ainda não é interessante para ambas as partes devido a ausência de mercado), tudo é questão de negociação. Em outras palavras, eles publicam o game lá fora com o acompanhamento à distância relativo ao de um publisher, mas o que eles querem é manter o PS2 vivo.

Eles prevéem que o console ainda terá fôlego até 2011. Não é irreal, por se tratar de uma plataforma muito barata, relativamente fácil de trabalhar (até pelo tempo de existência) e suficiente para alavancar muitos desenvolvedores Indies - o que chama a atenção deles, por se tratar de um mercado muito criativo e imprevisível (no bom sentido).

[]'s

_________________
Rodolfo Rigo Calabrezi


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: DUVIDA DO RICK, RESPOSTA OSTENSIVA
MensagemEnviado: Qui Ago 17, 2006 11:22 am 
Offline
Membro novo

Registrado em: Sex Mai 12, 2006 1:52 pm
Mensagens: 7
Oi. Meu nome é Rick. Sou programador ja tem algums anos. De um ano pra ca eu tenho dedicado meu tempo livre a programacao de jogos. Ja fiz algumas coisas interessantes, mas sempre pra PC. De uns meses pra ca eu tenho pesquisado sobre prog em PS2 e, acabei lendo o q vc tc no forum da GameDev. Baixei os sistemas mencionados, instalei e tal. E... eu encontrei parte de um codigo pra PS2 q usava uma include "ps2gs.h" e algumas outras.

Sendo que vc ja compilou codigos em PS2, eu queria saber se usa alguma include externa, propria pra PS2 e, se usa, onde posso encontrar ou eu é q estou fazendo algo errado.

Se tu puder levantar uma luz sobre essa questao, ficaria grato.

Aguardo resposta.

--------------------------------------------------------------------------------


Voce deve baixar o conjunto PS2DEV, veja o site www.ps2dev.org

A compilação deverá ser feita com o compilador ee-gcc


---------------------------------------------------------------------------------

Sugestão: tem um jogo chamado PANG.ELF

Esse jogo tem o código fonte completo. Dá uma olhada nele.

---------------------------------------------------------------------------------

Com relação ao header ps2gs.h, ele pertence AO KIT DE DESENVOLVIMENTO EM LINUX PARA PLAYSTATION 2, diferente da biblioteca HOMEBREW PS2DEV


leia o artigo no site.

http://www.gamedev.net/reference/articl ... le1967.asp

GS, Graphics Sinteth...

exemplo de código comentado. Sua utilizacao é com o KIT LINUX DA SONY

#include<ps2gs.h> //header com comandos GS

int g_fd_gs; //CHECAGEM SE GS ESTA INCLUIDO

ps2_gs_gparam *g_gp; //ESTRUTURA DOS PARAMETROS GS
ps2_gs_dbuff g_db; //ESTRUTURA DOUBLE BUFFER
ps2_gs_finish g_finish; //ESPERAR ENQUANTO DESENHA

int acquire(); //INICIAR E LIBERAR A
int release(); //GS.

--------------------------------------------------------
A PROGRAMACAO USANDO A LIB CROSS DO PS2DEV É UM POUCO DIFERENCIADA. É MAIS ESTRUTURADA.

A PROGRAMACAO NO SONY LINUX KIT É MAIS ORIENTADA A OBJETO.

--------------------------------------------------------


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Compilando o Hello World !!!
MensagemEnviado: Sex Ago 18, 2006 8:53 am 
Offline
Membro novo

Registrado em: Sex Ago 18, 2006 8:45 am
Mensagens: 2
Olá Luiz,

Achei interessante seu tópico e estou começando nessa nova jornada de programação para PS2. Já trabalho com C hj e programar meu console me deixou com água na boca !!!

Mas fiquei com algumas dúvidas .... espero que possa me ajudar !!!

Vamos lá...

1 - Como seria o código fonte de um "Hello World" para PS2 ??
2 - Qual a sequencia de comandos para compilar (GCC) e criar o ".elf" (executavel do PS2) ? Obs: já baixei o compilador e as bibliotecas para PS2 conforme vc descreveu.
3 - Onde acho documentação sobre as APIs do PS2 ?


Desde já muito obrigado !!

Att,
Gustavo Nunes


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: como compilar
MensagemEnviado: Sex Ago 18, 2006 9:34 am 
Offline
Membro novo

Registrado em: Sex Mai 12, 2006 1:52 pm
Mensagens: 7
Quanto a API:

"Não existe um manual da API do PS2". A biblioteca PS2DEV é escrita por engenharia reversa, segundo GUSTAVO SCOTTI. A sony ainda não liberou a "API" para seu console.

mas dê uma olhada no material que está em:
http://dev.oopo.net/

Quanto ao ELF

".elf" (executavel do PS2) ? Obs

Existem dois "tipos de executavel no PS2"

elf, mastigado pelo processador Emotion Engine
irx, (são geralmente os "drivers"), mastigados pelo IOP.

Dependendo do que deverá ser gerado, você deverá utilizar o comando

ee-gcc ou iop-gcc, de acordo com o processador alvo.


No momento estou viajando (sou da marinha). quando chegar crio um "Hello World" Bonitão para você, com o .elf em anexo.

Anderson Ferreira


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Ago 18, 2006 3:43 pm 
Offline
Membro novo

Registrado em: Sex Ago 18, 2006 8:45 am
Mensagens: 2
Anderson,

Aguardo anciosamente pelo Hello World !!!

Se tiver skype, me adiciona para trocarmos mais infos: o meu é gusmnvh

Valeu pessoal !!

Gus


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: vou colar de outro forum porque estou com pressa...
MensagemEnviado: Seg Ago 21, 2006 8:14 pm 
Offline
Membro novo

Registrado em: Sex Mai 12, 2006 1:52 pm
Mensagens: 7
estou com pressa. Por isso estou colando de um outro fórum... lá vai:

// hello.c
// Extraído do fórum ps2dev. Créditos ao programador original
// Tradução Tosca: Anderson Ferreira
// O printf (....) imprime no ps2link, não na televisão
// ATENÇAO: não esqueça dos parâmetros na hora da linkagem -> -ldebug -lc -lkernel
// Seção - includes para o CONSOLE

#include <tamtypes.h>
#include <sifcmd.h>
#include <kernel.h>
#include <sifrpc.h>
#include <debug.h>
#include "sio.h"

int main()
{
// INICIA O REMOTE PROCEDURE CALL
SifInitRpc(0);

// INICIA TELA
init_scr();

// IMPRIME NO TELEVISOR
scr_printf("Hello, world!\n"); /* NA TELEVISAO */

printf("Hello, world!\n"); /* NO PS2LINK DO PC, VIA RPC REDE*/
nprintf("Hello, again, from Naplink RPC!\n");

sio_init(115200, 0, 0, 0, 0); /* OUTRO HELLO, USANDO SIO*/
sio_printf("Hello from EE SIO!\n");

/* VOLTA PARA O BROWSER */
return 0;
}


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Mar 28, 2007 11:32 am 
Offline
Membro novo

Registrado em: Qua Mar 28, 2007 12:16 am
Mensagens: 1
Todos os links para os compiladores do site http://ps2dev.org/ estão off, tem como alguem que tenha postar em algum mirror?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB