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 Título: Rodando um Hello World no iPhone com XNA Touch
MensagemEnviado: Ter Set 22, 2009 12:18 pm 
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Olá pessoal, hoje, com ajuda do meu amigo José Antônio (mais conhecido como Jalf da comunidade SharpGames), consegui rodar o exemplo do XNA Touch no iPhone. É muito fácil. Para isso, você precisa necessariamente de um Mac com OS X e alguma determinação.

Veja uma tela para você se animar:

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Mão na massa, para começar, é necessário instalar algumas coisas, sigam a ordem:

- Apple iPhone SDK (clique aqui);
- Mono Framework for Mac OS X (clique aqui);
- Mono Develop for Mac OS X (clique aqui);
- Mono Touch Trial (clique aqui);

Instalando isso tudo, precisamos baixar o XNA Touch, acessando esse site clicando aqui e depois em Download.

Descompacte o arquivo e você vai ter a pasta do XNA Touch com a estrutura:

- Samples (pasta de exemplos de como utilizar)
- StarterKits (jogos pré-prontos)
- XNATouch.Framework (arquivos do XNA Touch)

Abra o Mono Develop na sua pasta de aplicativos e em "Open a Solution" procure a pasta que você descompactou, selecione "Visual Studio Solution" para conseguir abrir o arquivo .SLN da raiz.

Aberta a solução, vá na pasta (dentro do Mono Develop) StarterKits e com o segundo botão no AlienGame, selecione a opção "Run Item".

Pronto, agora o jogo deve abrir o simulador de iPhone e você pode sair matando aliens!

Agora se você já possui um jogo em XNA e quer portar, a dica do Jalf é a seguinte, crie um novo projeto com um arquivo desse conteúdo:
Código:
using MonoTouch.Foundation;
using MonoTouch.UIKit;
using XnaTouch;
using XnaTouch.Samples;
using XnaTouch.Samples.Storage;

namespace XnaTouch.Samples.Storage
{
   [Register ("AppDelegate")]
   class Program : UIApplicationDelegate
   {
      private Game1 game;

      public override void FinishedLaunching (UIApplication app)
      {
         // Fun begins..
         game = new Game1();
         game.Run();
      }

      static void Main (string [] args)
      {
         UIApplication.Main (args,null,"AppDelegate");
      }
   }
}

Então, adicione todos os seus fontes já existentes para esse projeto. Você também pode adicionar "as link" se você quiser continuar mantendo uma única cópia compartilhada e substitua Microsoft.Xna.Framework por XnaTouch.Framework em todos os lugares do seu código.

Para maiores esclarecimentos, acesse: http://xnatouch.codeplex.com/!

Não deixem de me seguir no twitter, estou sempre postando novidades sobre o assunto: http://www.twitter.com/luizpestana/

Sucesso!

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Editado pela última vez por Luiz Pestana em Ter Set 22, 2009 3:12 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Ter Set 22, 2009 12:42 pm 
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Caraca. Eu tinha dado uma olhada basica nessa possibilidade de desenvolvimento para iPhone com o xna touch.... fico bem legal.
Tomara que faça sucesso!

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MensagemEnviado: Qua Nov 11, 2009 8:03 am 
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@VCSRocha eh tranquilo sim, mas primeiro voce precisa criar uma conta de desenvolvedor na Apple e pagar USD 99 por ano.

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MensagemEnviado: Qua Nov 11, 2009 10:21 am 
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Vc pode baixar o SDK a qualquer momento em: http://developer.apple.com/ . Só para publicar vc precisa fazer um upgrade na sua conta e pagar.

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