A comunidade brasileira de desenvolvimento e programação de jogos.
Bem-vindo: Seg Jul 23, 2018 3:18 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Tile palette e posição do grid
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2018 2:07 pm 
Membro novo

Olá!

Estou tendo problemas na minha tile palette onde toda vez que tento mudar a posição de um objeto no grid e salvo ou
abro de novo a Unity o objeto reseta para o posição original.

Imagem

Título: Re: Tile palette e posição do grid
MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2018 3:01 pm 
Membro intermediário

boa tarde,
um problema parecido acontecia comigo, se eu alterava em modo debug, quando voltava estava no mesmo lugar de antes. o que fiz foi parar o debug e alterar a posição e salvar. daí funcionou.
se for outra coisa não sei.
espero ter ajudado.

MensagemEnviado: Ter Jul 10, 2018 4:16 pm 
Membro novo

Ruy R.S.F. escreveu:
boa tarde,
um problema parecido acontecia comigo, se eu alterava em modo debug, quando voltava estava no mesmo lugar de antes. o que fiz foi parar o debug e alterar a posição e salvar. daí funcionou.
se for outra coisa não sei.
espero ter ajudado.

E como paro o debug?

O problema é que quando eu altero o posição no próprio inspector mesmo, eu salvo/saio e tudo volta para a mesma posição de antes.

MensagemEnviado: Qua Jul 11, 2018 7:35 pm 
Membro intermediário

@tecnologgamer, boa noite, não sei se entendi bem, mas seguem algumas informações que podem ser úteis.

1) a posição dos objetos na palheta(palette) não importam muito, mas vc pode editar e mudar a posição e a ordem dos tiles na sua palheta. é só vc clicar no editar vc pode apagar ou copiar novos itens pra palheta.

2) normalmente vc vai usar a sua palheta para pintar um mapa, a posição dos objetos decorrentes disso vão ficar pintados no mapa, não faz muito sentido mudar a posição de cada tile. o ideal é facilitar para o construtor de mapas, não dificultar. portanto apague e pinte novamente ou apague e pinte em outra posição.

veja mais informações em:
https://docs.unity3d.com/Manual/Tilemap-Palette.html
https://docs.unity3d.com/Manual/Tilemap ... Tiles.html
https://www.youtube.com/watch?v=70sLhuE1sbc

tecnologgamer escreveu:
E como paro o debug?

no editor do unity vc clica no play entra em modo debug e clicando no play novamente ele para. mas acho que não era este o seu problema.

espero ter ajudado. :)

MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2018 9:08 am 
Membro júnior

Opa, tudo bem? Como o Ruy mencionou:

Ruy R.S.F. escreveu:
mas vc pode editar e mudar a posição e a ordem dos tiles na sua palheta. é só vc clicar no editar vc pode apagar ou copiar novos itens pra palheta.

Para editar a paleta, lembre sempre de clicar no botão "Edit" que tem ali do lado do nome da paleta. Você vai notar que, com esse botão selecionado, quando você fizer qualquer mudança no grid, o botão vai ficar como o texto "Edit*", com esse asterisco na frente. Isso significa que você tem mudanças não salvas na paleta. Clicando no botão novamente, ele sai do modo edição e as alterações são salvas.

Dependendo da versão que você estiver usando também, dá uma olhada se não tem versões mais novas com correções. Esse recurso de tilemap é relativamente novo no Unity, então eu já peguei versões que tinha uns bugs meio loucos nesse recurso, mas que foram corrigidos em versões seguintes.

MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2018 4:57 pm 
Membro novo

Fulano escreveu:
Opa, tudo bem? Como o Ruy mencionou:

Ruy R.S.F. escreveu:
mas vc pode editar e mudar a posição e a ordem dos tiles na sua palheta. é só vc clicar no editar vc pode apagar ou copiar novos itens pra palheta.

Para editar a paleta, lembre sempre de clicar no botão "Edit" que tem ali do lado do nome da paleta. Você vai notar que, com esse botão selecionado, quando você fizer qualquer mudança no grid, o botão vai ficar como o texto "Edit*", com esse asterisco na frente. Isso significa que você tem mudanças não salvas na paleta. Clicando no botão novamente, ele sai do modo edição e as alterações são salvas.

Dependendo da versão que você estiver usando também, dá uma olhada se não tem versões mais novas com correções. Esse recurso de tilemap é relativamente novo no Unity, então eu já peguei versões que tinha uns bugs meio loucos nesse recurso, mas que foram corrigidos em versões seguintes.

Ah, era isso mesmo. E olha que até fiquei batendo a cabeça para encontrar o bendito botão, e ele estava logo ali escondido!

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas