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F1game Jogo de Corrida
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Autor:  Ruy R.S.F. [ Qui Out 05, 2006 1:26 am ]
Título:  F1game Jogo de Corrida

Hei pessoal, faltam várias coisas, mas acho que gostarão do meu jogo.
Por favor comentem.

Dicas de um amigo que serão implementadas no jogo assim que possível

apos os participantes escolherem a cor, o computador
escolhe uma cor difernte, pois sem querer escolhi a mesma e
até me ligar quem era eu ...

outra, ter um tempo pra quem ta jogando ver "o jogo"
a pista onde larga, uns 4 seg pra depois começar, ja começa
e o carro ja sai ... ate vc olhar os controles e começar a
correr o carro do comp ja foi embora

e se der poe um farol pra saber qdo começar, pra
estar atento ou contagem regressiva de vai ... 5 seg

carrega a imagem e o computador ja foi embora ...

sabe o q seria legal vc fazer ? um viaduto ou tunel
pra poder cruzar a pista

ah um negocio legal
placas de sinalizaçao indicando curvas

opções para dar maior adrenalina "realidade"

[ ] danos no carro
[ ] vazamento de oleo
[ ] perda de combustivel
[ ] mudanças climáticas

se ocorrer dano irreversível
ai vc deixa o jogador como expectador.

e outra nao precisa ficar fazendo muito grafico nao
tipo bateu a toda velo de frente zuou o eixo e nao corre mais
bateram com tudo na traseira, zuou tb e nao corre mais
nao precisa fazer o carro quebrado, peças voando, no chao
e sim o funcionamento
qdo o cara saiu por vamos dizer no geral "quebra ou batida"
mostrar uma mens na tela por alguns segundos
ai aparece "Ruy está fora da corrida" algo assim

Por favor comentem.

Link para o Projeto (Atualizado)
http://my.gamedev.com.br/F1game/

Autor:  Rodrigo_ [ Qui Out 05, 2006 11:13 am ]
Título: 

Cara, sinceramente tá muito legal o seu jogo! Parabens!

Voce está usando OpenGL puro pra programar os graficos?


OBS: Link Para o Projeto:

Código:
http://www.gamedev-br.net/F1game/

Autor:  Ruy R.S.F. [ Qui Out 05, 2006 11:20 pm ]
Título: 

Puts, valeu mesmo.
Então, sim, estou usando OpenGL puro.
Cada vertex, cada poligono, cada cordenada de textura.
Nem sei se fiz exatamente certo.
Hehehe a semana passada eu tinha notado que o capacete e as rodas, que são figuras prontas da GLUT(esphere e torus) estavam com a luminosidade ao contrário das outras partes que eu criei.
Foi aí que percebi que tinha colocado os vetores de normais das cores estavam invertidos. hehehe
E a minha luz estava vindo de baixo para cima. Que vacilo né?
Mas ja arrumei isso.

Valeu por ter gostado.
Vou me esforçar para deixá-lo perfeito. 100%
Mas demora muito.
Esse hobby é muito bom, mas tem hora que preciso fazer umas pausas.

Um abraço.

Autor:  Rodrigo_ [ Sex Out 06, 2006 11:18 am ]
Título: 

Nossa, pra vc ter feito isso tudo em OpenGL puro, vc tem mesmo gosto pelo negócio! Gosto que por sinal eu tb to começando a ter! ^^

Os carros estao no codigo do programa ou vc le de arquivos externos? Se for de arquivos externos, que formato vc esta usando?

Autor:  Nameless Stranger [ Sex Out 06, 2006 7:37 pm ]
Título: 

Ô...

O jogo tá muito bom, só fazer essas coisas que você escreveu aí que vai ficar melhor ainda!

Parabéns

Autor:  Ruy R.S.F. [ Seg Out 09, 2006 10:46 pm ]
Título: 

Opa brigadão +1 vez,
Realmente, espero terminar essas coisas em breve. hehehe
e qto a Fazer no código ou ler arquivo externo.
estou fazendo tudo no código,exceto as texturas, mas esse carro de corrida eu fiz primeiro um esboço no papel, com poucos polígonos.
e defini as coordenadas ainda no papel.
só depois que eu programei no código opengl mesmo.
Eu descobri que quando eu utilizo mais de 3 vertex para um polígono o próprio opengl converte internamente ele em triangulos e, as vezes, dependendo do poligono ele não consegue desenhar corretamente,
geralmente quando tem angulos internos maiores que 180graus.
daí tive que separar em vários poligonos, não exatamente só triangulos,
então eu defini uma proporção de tamanho
mas não sei se está exatamente certo, talvez eu devesse ter utilizado um gerador de objetos(não consegui achar nada grátis que fosse bom), ou fazer vários triangulos, sei la.

Autor:  Nameless Stranger [ Qua Out 11, 2006 10:48 pm ]
Título: 

Utiliza um gerador de objetos, você vai ter que pesquisar alguns formatos.

Os mais simples são os de texto.

Tenta o nehe.gamedev.net pra isso, que tem tutoriais.


Agora...

Dependendo dos parâmetros que você passa no glBegin(..) ele vai converter para triângulos. Se você está passando GL_TRIANGLES, então serão triângulos, se for GL_POLYGON você poderá criar polígonos com mais de três vértices.

Mas...

Jamais utilize polígonos com mais de três vértices, primeiro porque como você descobriu, polígonos côncavos não são renderizados corretamente, e segundo, polígonos com mais de três vértices podem não ter todos os vértices no mesmo plano, o que irá afetar o cálculo de iluminação, e possivelmente, o Hidden Face Removal.

Autor:  Rodrigo_ [ Qua Out 11, 2006 11:02 pm ]
Título: 

só complementando o que o stranger falou, se voce acha mais facil criar os seus modelos especificando poligonos com mais de 3 vertices, crie uma funcao que triangularize o seu poligono, dai voce nao vai ter problema com a concavidade dos poligonos ou com pontos em planos distintos.

Autor:  Ruy R.S.F. [ Qui Nov 02, 2006 8:34 pm ]
Título: 

Desculpem a demora para responder, estava em lua de mel.
Gostei das sugestões, já tinha lido alguns tutoriais do http://nehe.gamedev.net e adorei.
Inclusive utilizei muitas das soluções dele no meu jogo.

Quanto aos cenários e objetos, resolvi criar utilizando algum gerador de objetos e fazer um código para ler os arquivos exportados pelo gerador.
Quero testar o Autocad e o 3dMax, que uma amiga ficou de me emprestar os CDs

Acho que consegui o editor gráfico 3d grátis que eu estava procurando através desse site:
http://estudiolivre.org/tiki-index.php? ... %A1fico&bl

Ele fala de três programas para edição em 3d: Blender, Art of Ilusion e Wings3d
O Art of Ilusion ( http://artofillusion.org ) eu já tinha testado. Achei difícil de usar e tem poucos tipos para exportação.
Testei o Blender ( http://blender3d.org ) e gostei muito. Exporta para vários formatos, inclusive o formato DirectX(.x)
Não testei o Wings3d.

Estou começando a mudar de idéia quanto a utilizar OpenGL no meu projeto.
Achei várias formas simples de ler e mostrar arquivos do tipo Mesh File(.x) usando DirectX.

Autor:  SergioDB [ Seg Mar 10, 2008 3:36 am ]
Título: 

Oi rrsouzaf, olha vc ta de parabéns ta ficando muito bom, ainda mais por ter feito em opengl. muito legal estou de olho ai pra novas atualizações.té mais.



_____________________________________________________________
vejam minhas animações em 3d no meu blog www.turmadotelmo.blogspot.com

Autor:  Ruy R.S.F. [ Qua Abr 19, 2017 5:32 pm ]
Título:  Re: F1game Jogo de Corrida

Link para o Projeto (Atualizado)
http://my.gamedev.com.br/F1game/

Autor:  Ruy R.S.F. [ Qua Abr 19, 2017 7:13 pm ]
Título:  Re: F1game Jogo de Corrida

Para portar o jogo em várias plataformas, facilitar a criação e manutenção,
apenas c++ não foi suficiente, estou testando agora o Unity3D.

Segue link do aplicativo para android ainda em testes.
http://sitedoruy.com.br/f1game/F1GameTest.apk

Histórico da Evolução do Jogo
http://rrsouzaf.blogspot.com.br/search/label/F1Game

Autor:  Ruy R.S.F. [ Qua Abr 19, 2017 7:22 pm ]
Título:  Re:

Ruy R.S.F. escreveu:
Estou começando a mudar de idéia quanto a utilizar OpenGL no meu projeto.
Achei várias formas simples de ler e mostrar arquivos do tipo Mesh File(.x) usando DirectX.


Sobre isso, também descobri que é possivel ler o arquivo em vários formatos e mostrar usando OpenGL ou DirectX
Estou testando uma versão híbrida que usa esta alternativa.
Assim posso compilar o código para Linux, que não possui suporte para DirectX de forma nativa.

Mas agora estou testando também o Unity3D que além de facilitar, também permite exportar o jogo para diversas plataformas.

Autor:  Ruy R.S.F. [ Seg Mai 01, 2017 11:07 pm ]
Título:  Re: F1game Jogo de Corrida

Inteligência artificial recriada para a versão do F1Game Mobile.
Porém o na minha antiga versão de PC havia um efeito colateral benigno que fazia o carro ultrapassar sem eu ter programado isso. Pena que não ocorre nesta versão.
Vou ter que programar uma ultrapassagem.
Mas os bots estão bem irados, difíceis de serem ultrapassados.

Link para a versão de testes:
http://sitedoruy.com.br/f1game/F1GameTest.apk

Autor:  jeferson winter [ Ter Jan 16, 2018 7:29 am ]
Título:  Re: F1game Jogo de Corrida

Testei aqui a versão para desktop. Está bem legal. Deve estar dando uma trabalheira!
:P

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